
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting continua com várias baixas na equipa, especialmente no meio-campo. Fruto das ausências, Zeno Debast continuará a ser utilizado como médio e, em antevisão ao duelo com o Braga, Rui Borges garantiu "não esquecer" que o jovem foi contratado como defesa-central.
"O Zeno acrescenta o que tem acrescentado. É dinâmico, está a crescer naquela posição, com menos dificuldade a jogar de costas, mais intenso e agressivo. Vai dar-nos muita coisa", admitiu o técnico, que foi apelidado de 'pai' do internacional belga pela imprensa presente na Academia Cristiano Ronaldo.
Rui Borges explica que " equipa também reconhece essa qualidade" e o 'camisola 6' "sente isso". "É um jogador que tem feito bons jogos e acredito que vai crescer ainda mais, muito e bem naquela posição. Agora, claro que não me posso esquecer que foi contratado para central, jamais me esqueço disso. Neste momento sinto-o capaz de ajudar ali e tem feito isso muito bem", admitiu.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 39 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.620 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Por esta altura, o plantel verde e brancos é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - com 65 pontos, os mesmos do Benfica. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Treinador dos verdes e brancos ficou incomodado com questão colocada na antevisão da partida válida para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betlcic
|
Rui Borges ficou incomodado com uma questão feita na antevisão do embate entre Sporting e Braga. A receção aos Minhotos, marcada para as 20h45 de segunda-feira, dia 7 de abril, marca uma volta completa do campeonato desde a saída de Ruben Amorim - que voltou a falar do Clube de Alvalade - e o treinador dos leões recusa comparações.
"Vocês não deviam fazer comparações da era Amorim ou o que quer que seja. Nesse momento, o Sporting estava muito bem, só tinha vitórias, dinâmicas muito positivas", começou por dizer o técnico dos verdes e brancos, mostrando-se algo irritado com a pergunta que lhe foi colocada.
"Amorim ganhou em Braga, mas tinha o plantel completo"
Rui Borges recorda que a deslocação à pedreira "foi um jogo difícil, estava a perder 2-0, conseguiu dar a volta para um 4-2", mas que o atual treinador do Manchester United "tinha muitos jogadores... Pote, Morita... Acho que o Nuno era o único jogador que estava fora". "Refém da ideia? Nem olho para isso. Por mais que o sistema pareça o mesmo, há comportamentos que pedimos diferentes e isso muda logo tudo", atirou.
"Não olho para as coisas de forma comparativa"
"Nunca olho para a parte de ser refém do que quer que seja. Claro que, em alguns momentos, os jogadores vão buscar coisas que já têm deles. O hábito leva a fazer algumas coisas de forma automática. Mas dentro do que pedimos, vão acrescentando coisas. Mas nunca olho de forma comparativa para isso", assegurou.
Para terminar, Rui Borges admitiu que "não faz sentido estar a comparar" a prestação dos leões com e sem Ruben Amorim, visto que o treinador leonino valoriza "sempre o trabalho dos jogadores. E por toda a resiliência que tiveram ao longo deste tempo, por castigos e lesões, não podia estar mais feliz com o que têm dado, demonstrado. Os jogadores fazem muita diferença...".
Treinador dos verdes e brancos fez antevisão à partida com o Braga e foi questionado sobre o duelo entre os rivais, que se disputa no Estádio do Dragão
|
Antes de o Sporting receber o Braga, Porto e Benfica medem forças no Estádio do Dragão. Em antevisão à partida com os Minhotos, Rui Borges, treinador do Clube de Alvalade admitiu que o plantel leonino estará atento ao duelo entre os rivais, mas "o foco total" é no jogo frente aos comandados de Carlos Carvalhal.
"Clássico? A pressão existe há muito tempo. É tentar ganhar os jogos que faltam, dependemos só de nós. É essa a nossa pressão. Pressão de ganhar e ser campeão, não poderia haver melhor. Não passámos esse discurso de estarmos preocupados com o clássico", disse o técnico.
"Vamos estar atentos ao Clássico, mas só dependemos de nós"
"É natural que vejamos o jogo e não fugimos a isso, mas o nosso foco total é o nosso", admitiu Rui Borges, garantindo que a partida frente ao Braga "será um jogo difícil contra uma grande equipa, onde temos de ter a capacidade para os ultrapassar e continuarmos a depender de nós".
O Sporting volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo válido para a 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Carlos Carvalhal tem pontapé de saída marcado para as 20h45, no Estádio José Alvalade.
Por esta altura, o plantel verde e brancos é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - com 65 pontos, os mesmos do Benfica. Porto e Braga, ambos com 56, fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Técnico dos leões ainda não conseguiu resolver indecisão quanto à disposição dos jogadores na receção ao emblema comandado por Carlos Carvalhal
|
Rui Borges tem algumas dúvidas em relação ao onze titular a lançar no importante jogo diante do Braga, marcado para as 20h45 da próxima segunda-feira. A possível titularidade de Geny Catamo levanta algumas questões ao técnico dos leões, nomeadamente no que diz respeito à posição em que Geovany Quenda vai atuar.
Sendo praticamente certo que o internacional sub-21 português será opção inicial no encontro diante dos Minhotos, está em cima da mesa a possibilidade de ser 'desviado' para a ala direita da equipa – sob o comando técnico de Rui Borges, o jovem de 17 anos tem sido habitualmente utilizado no corredor esquerdo. Neste cenário, Geny Catamo poderia repetir a presença entre os titulares, pelo segundo jogo consecutivo, atuando, mais uma vez, no lado esquerdo do trio ofensivo da formação leonina.
O ala moçambicano foi opção inicial, na passada quinta-feira, no encontro diante do Rio Ave, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, ocupando o lado esquerdo do tridente mais adiantado dos verdes e brancos – marcou o 1-0, aos 12 minutos. Na partida anterior, frente ao Estrela da Amadora, para o campeonato, Geny Catamo – alvo de elogios por parte de um antigo jogador do Clube de Alvalade - foi lançado ao intervalo por Rui Borges para a mesma posição.
Na Reboleira, o titular no lado esquerdo do ataque foi precisamente Geovany Quenda que, com a entrada em campo do companheiro, foi reposicionado para a ala direita. Já no desafio frente aos vilacondenses, o jogador português saltou do banco aos 63 minutos também para ser responsável pelo corredor direito da equipa leonina.
Resta esperar para ver qual será a opção de Rui Borges no jogo frente ao Braga, estando em aberto a possibilidade de Geny Catamo e Geovany Quenda serem titulares em simultâneo. Esta temporada, o internacional moçambicano de 24 anos esteve presente em 39 jogos, nos quais marcou seis golos e fez três assistências. Por sua vez, o internacional sub-21 português assinou três tentos e seis passes para golo, em 46 partidas.