
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Cristiano Ronaldo voltou a bater um novo recorde: é o primeiro jogador a marcar em cinco fases finais de Mundiais e está perto de se tornar o melhor marcador português de sempre em Campeonatos do Mundo, título pertencente a Eusébio, ex-jogador do Benfica.
Com o golo marcado ao Gana, CR7 ultrapassou três jogadores que marcaram em quatro edições distintas: Pelé (Brasil), em 1958, 1962, 1966 e 1970; Uwe Seller (RFA), em 1958, 1962, 1966 e 1970; Miroslav Klose (Alemanha), em 2006, 2010, 2014 e 2018.
No jogo de hoje, Cristiano Ronaldo chegou aos oito golos em fases finais, colocando-se assim a apenas um de igualar Eusébio, que marcou nove no único Mundial em que participou, no Inglaterra 66. Se marcar mais dois no Qatar, o capitão português passa a ser também o português com mais golos em Mundiais.
O agora jogador desempregado iniciou esta caminhada com um golo no Mundial 2006, na Alemanha; marcou novamente mais um tento na África do Sul, em 2010; fez o gosto ao pé por uma vez no Mundial do Brasil, em 2014; e marcou quatro, em 2018, na Rússia. Esta tarde, fez o oitavo golo em Campeonatos do Mundo ao serviço da equipa das quinas.
O recorde de Eusébio é um novo objetivo que Cristiano Ronaldo pretende bater, naquele que é o seu último Campeonato do Mundo pela Seleção Nacional.
Portal especializado fez a comparação entre o goleador internacional sueco e o atleta pretendido pelo Clube de Alvalade e a conclusão é clara
|
Viktor Gyokeres superioriza-se a Luis Suárez em todos os dados estatísticos, à exceção do jogo aéreo. O internacional colombiano, que representa o Almería, é o alvo prioritário do Sporting para reforçar o ataque da equipa verde e branca, no mercado de verão, tendo em conta a eventual saída do ‘camisola 9’.
De modo a comparar os dois atletas com base em contextos semelhantes – segunda divisão -, o portal especializado ‘GoalPoint’ avaliou as prestações de Luis Suarez no Almería, na segunda liga espanhola, em 2024/25, e de Gyokeres no Coventry City, no Championship, em 2022/23 – antes de rumar ao Sporting. Os dados são muito favoráveis ao goleador internacional sueco.
De acordo com a análise, Gyokeres apresentou registos superiores a Luis Suárez em vários capítulos, tais como as ocasiões flagrantes de golo convertidas (42% contra 29%), número de passes para finalização por jogo (1.9 face a 1.4), conduções progressivas (3.3 versus 1.5) e a soma de dribles eficazes e faltas sofridas (3.9 contra 2.8).
No entanto, Luis Suárez leva a melhor no jogo de cabeça, considerado como o ‘ponto fraco’ de Gyokeres – que tem a mudança para o Arsenal em risco. Em 2022/23, ao serviço do Coventry City, o avançado do Sporting ganhou 35% dos duelos aéreos que disputou, um registo inferior aos 42% registados por Luis Suárez, com a camisola do Almería, na temporada que agora termina.
Vale lembrar que Luis Suárez está no topo da lista de reforços do Sporting. O internacional colombiano – avaliado em 8 milhões de euros - tem contrato com o Almería até 2029, mas está muito recetivo à transferência para o Clube de Alvalade. De resto, Frederico Varandas já decidiu que os leões não vão ultrapassar a fasquia dos 25 milhões de euros para assegurar a contratação do avançado de 27 anos.
Confira a publicação do 'GoalPoint':
Vários jogadores da equipa verde e branca estão a gozar os últimos dias de descanso e fazem questão de mostrar aos adeptos leoninos os destinos escolhidos
|
A escassos dias do início dos trabalhos de pré-temporada, marcado para a próxima terça-feira, dia 1 de julho, os jogadores do Sporting gozam os últimos dias de férias. É o caso de Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Geovany Quenda, que estão a aproveitar a reta final do período de descanso, tal como demonstram nas redes sociais.
Depois de conquistar a Liga das Nações, ao serviço da Seleção Nacional, o defesa-central de 23 anos começou por viajar até ao Rio de Janeiro, no Brasil, na companhia de amigos. Entretanto, Gonçalo Inácio rumou ao Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e, nas redes sociais, faz questão de partilhar algumas fotografias. Nos stories do Instagram, o ‘camisola 25’ publicou um vídeo a andar de ‘jet ski’, junto do hotel de luxo Jumeirah Burj Al Arab.
Por sua vez, Zeno Debast - cuja condição física preocupa os responsáveis do Sporting - também recorreu às redes sociais para mostrar alguns dos melhores momentos das suas férias nas Ilhas Baleares, em Espanha. O internacional belga está aproveitar o muito calor que faz sentir no arquipélago espanhol e, à semelhança de Gonçalo Inácio, também alugou um ‘jet ski’.
Já Geovany Quenda iniciou as férias mais tarde, em comparação com os companheiros de equipa no Sporting, pelo facto de ter representado a Seleção Nacional sub-21 no Europeu da categoria, na Eslováquia. Ainda assim, o ala de 18 anos também tem aproveitado o bom tempo e, nos stories do Instagram, publicou uma fotografia numa piscina, não revelando a localização.
O caso de Biel é diferente. O extremo brasileiro não entra nas contas de Rui Borges e é apontado, com frequência, à saída do Sporting, no mercado de verão. Nas férias, o atleta mostra-se focado na sua condição física e, depois de ter partilhado um vídeo a realizar exercícios no ginásio, fez uma publicação na rede social X inspirada em Cristiano Ronaldo e na qual se lê: “Seja disciplinado. Não há caminho fácil”.
Clube de Alvalade está envolvido no julgamento de um caso muito mediático e há quem exija explicações sobre transações destinadas aos verdes e brancos
|
O Banco Espírito Santo Angola continua sem explicar ao BES as várias transferências financeiras que fez para o Sporting. A denúncia foi feita por Vera Pita, consultora da Deloitte responsável pela auditoria pedida pelo Banco de Portugal, na sessão de julgamento do ‘Caso BESA’, que decorreu esta sexta-feira, em Lisboa.
De acordo com a acusação do Ministério Público, em causa estão quatro transferências no valor total de 15 milhões de euros, em 2011 e 2012, que terão sido ordenadas por Álvaro Sobrinho, à data diretor do BESA, para uma conta da SAD do Sporting. A verba provinha de fundos cedidos pelo BES, destinados a aumentar a liquidez do Banco Espírito Santo Angola.
Vera Pita, a primeira testemunha a ser ouvida no julgamento que decorre no Tribunal Central Criminal de Lisboa, confirmou a ausência de explicações da subsidiária angolana do BES: “Foi uma questão transversal. A maior parte das vezes em que são feitos pedidos de esclarecimentos ao BESA, não existe resposta ou existe resposta inconclusiva”.
O próprio BES pediu ao BESA para enquadrar as quatro transferências realizadas para a SAD do Sporting – que poderá ser adquirida, em parte, pelo Chelsea -, ao abrigo da lei de prevenção do branqueamento de capitais, mas não obteve resposta. Os montantes avultados e o facto do dinheiro se destinar a uma entidade desportiva motivaram o pedido.
Vale sublinhar que o ‘Caso BESA’ tem vários arguidos. Além de Álvaro Sobrinho, são também acusados o ex-banqueiro Ricardo Salgado e o seu antigo homem de confiança, Amilcar Morais Pires, que já prestou declarações no julgamento. Os réus respondem por crimes de abuso de confiança, branqueamento e burla, apesar de negarem todas as acusações. O processo foca-se no desvio de fundos de financiamento entre o BES e o BESA, entre 2007 e 2012.