Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Out 2024 | 16:05 |
Diogo Luís, antigo jogador do Benfica, referiu estar surpreendido com o trabalho realizado por Rúben Amorim nos últimos anos em Alvalade. O agora comentador, na sua coluna de opinião no jornal A Bola, refere que a decisão de Frederico Varandas em pagar a cláusula de rescisão do técnico ao Braga foi uma "decisão sem justificação" na altura.
"De uma forma racional, ainda hoje não consigo encontrar uma justificação para a decisão de Frederico Varandas de pagar a cláusula de Rúben Amorim e retirá-lo ao Braga. Foi uma aposta ousada, especialmente tendo em conta a instabilidade financeira e os recursos limitados do Clube. Investir num treinador com apenas três meses de experiência na Primeira Liga parecia arriscado, mas essa escolha revelou-se acertada. O mais engraçado é que foi a partir de uma decisão sem justificação aparente que o Sporting ganhou tempo, paz e recuperou o caminho que estava perdido há muito tempo", frisou.
Nos últimos quatro anos e meio, Rúben Amorim levou o Sporting a conquistar dois campeonatos nacionais, uma Supertaça e duas Taças da Liga. No entanto, conforme salienta Diogo Luís, as suas conquistas vão para além dos troféus: "Além disso, muitos também questionavam a contratação de Rúben Amorim, não por ser muito jovem e ter pouca experiência, mas por ser adepto do rival Benfica. Foi precisamente nesta fase que Rúben Amorim começou a demonstrar a sua capacidade em comunicar".
Diogo Luís dá especial destaque à evolução de Amorim enquanto treinador. A necessidade de reestruturar o plantel, devido a várias saídas, exigiu criatividade e inovação. A contratação de Gyokeres para reforçar o ataque exemplifica essa capacidade, trazendo mais opções e diversidade ao jogo. A atual temporada tem visto o Sporting adotar um estilo mais dinâmico e agressivo, mantendo um equilíbrio defensivo eficaz. "Esta época a equipa é muito mais completa. Tem maior variabilidade de movimentos, é mais intensa, é mais agressiva ofensivamente e está equilibrada na retaguarda", afirmou.
Por fim, o ex-jogador frisa a habilidade de Rúben Amorim em manter a motivação dos jogadores. Embora seja comum que exista desgaste com o tempo, no caso do Sporting, essa realidade não se verifica. O ambiente no Clube reflete uma forte união e ambição, impulsionada pelas vitórias. "É importante termos a noção que, para se conseguir fazer isto após quatro anos no clube, é necessário ter uma enorme capacidade de liderança e comunicação."
Futebolista do Clube de Alvalade chegou mesmo a ir a jogo frente à Juventus, mas teve um pormenor ao qual ninguém ficou indiferente
05 Nov 2025 | 13:57 |
Rui Borges acabou por lançar Fotis Ioannidis no onze inicial do Sporting frente à Juventus. No entanto, Luis Suárez chegou a saltar do banco no decorrer da segunda parte, mas o facto de ter jogado com uma proteção no joelho acabou por chamar à atenção, apesar de, antes do encontro, o técnico ter afirmado que o colombiano estava apto.
Na véspera da partida, o avançado dos verdes e brancos já havia treinado com uma proteção, isto devido a um desconforto que sentiu no encontro diante do Alverca. Agora, tanto por opção técnica como para gestão física, Fotis Ioanndis acabou por ser titular no seu lugar.
Ainda antes de ter sido chamado a jogo por Rui Borges, Suárez já havia estado no aquecimento com o joelho ligado e acabou por se mostrar bastante cauteloso com todos os exercícios realizados, o que pode vir a implicar uma gestão 'a pinças' por parte do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Luis Suárez – avaliado em 22 milhões de euros – leva 15 encontros: 10 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.074 minutos, o ponta-de-lança marcou oito golos e fez duas assistências.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Dupla dos verdes e brancos ouviu das boas depois da partida em solo italiano, válida para a quarta jornada da Liga dos Campeões
05 Nov 2025 | 13:23 |
As exibições de Geovany Quenda e Geny Catamo, na partida entre Sporting e Juventus, da última terça-feira, que terminou em empate entre as duas equipas, valeu várias críticas por parte de Sofia Oliveira. A comentadora desportiva alegou que os jogadores estão a passar por um "péssimo momento".
Sofia Oliveira: "Quenda e Geny prejudicam sistematicamente a equipa"
"Quenda e Geny atravessam um péssimo momento - exige-se mais ao primeiro. Prejudicaram sistematicamente a equipa com maus passes, ao nível da execução, e más escolhas de passe, ao nível da linha que deviam procurar", começou por escrever.
Ainda na através da sua conta na plataforma 'X' (antigo Twitter), Sofia Oliveira comentou o impacto que tal teve na exibição de Georgios Vagiannidis, que foi titular devido à lesão que está a afastar Iván Fresneda das opções dos leões: "Vagiannidis foi sendo exposto do lado de Yildiz".
Com este empate – o segundo em 17 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges somam assim sete pontos na prova e estão, à condição, no 10.º lugar. O próximo jogo do Sporting na competição internacional está marcado para quarta-feira, dia 26 de novembro, às 20h00, frente aos belgas do Club Brugge, em Alvalade.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 8 de novembro, frente ao Santa Clara, em jogo relativo à 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h30, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.
Confira a publicação:
Colega de equipa do internacional português fez questão de deixar claro o momento que podia ter decidido a partida para o lado dos leões
05 Nov 2025 | 12:49 |
Maxi Araújo foi um dos jogadores do Sporting que falaram após o empate, a uma bola, com a Juventus. O internacional uruguaio marcou para os leões, mas não esqueceu a bola à barra de Francisco Trincão, que acredita que poderia ter dado outra história à partida.
Maxi Araújo: "O empate é positivo, o importante é somar"
Quando questionado sobre se os leões fizeram um bom jogo, o lateral mostrou-se positivo, lembrando que a equipa sabia "que era um campo muito difícil. Estivemos cá para conquistar um bom resultado, como fazemos em todo o lado. O empate é positivo, o importante é somar".
Sobre os adeptos do Sporting presentes em Turim, Maxi Araújo revelou-se agradecido: "É sempre até ao fim. Impressionante! Fico encantado quando termina o jogo. São muito importantes para nós. Vamos continuar por este caminho", revelou, antes de passar à bola de Trincão.
Maxi Araújo: "Bola à trave de Trincão? Se essa bola entrasse..."
"Sim, se essa bola entrasse acho que seria um jogo totalmente diferente, mas não tivemos essa sorte. O jogo foi muito equilibrado, daí o empate", atirou o internacional uruguaio, antes de fazer um balanço da prestação do Sporting na Liga dos Campeões até ao momento: "Jogar com esta camisola em qualquer competição obriga-te a lutar até ao fim. Temos estado muito bem, a fazer grandes jogos. Agora temos de pensar na Liga, que é muito importante para nós".
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - soma 12 partidas. Ao longo dos 874 minutos em que foi utilizado por Rui Borges, o internacional uruguaio marcou um golo e fez uma assistência.