Futebol
Ingleses falam do nome de Rui Borges para o Tottenham; Técnico do Sporting cobiçado
13 Fev 2026 | 12:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Nov 2025 | 18:05 |
David Moreira foi suplente não utilizado no Cabo Verde - Irão. O jovem defesa do Sporting, que alinha maioritariamente nas camadas jovens dos leões, foi um dos elementos do plantel verde e branco que na última temporada se sagrou campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Recentemente, revelou como chegou a Alvalade.
Numa partida com muitos nomes conhecidos do campeonato português - na ficha de jogo, eram seis os elementos cabo-verdianos que alinham na Liga Portugal - David Moreira foi mesmo o único representante com ligação ao Sporting convocado para o Cabo Verde - Irão, encontro amigável de preparação para o Mundial 2026.
Na partida que se disputou no Estádio Hazza bin Zayed, reduto do Al Ain, nos Emirados Arábes Unidos, a primeira parte arrancou sem grandes oportunidades de parte a parte. O jogo entre Cabo Verde e Irão iria chegar ao intervalo com o marcador a registar uma igualdade a zero golos.
Ambos os treinadores operaram várias alterações ao intervalo, bem como na segunda parte - com destaque para David Moreira, que não saiu do banco. No entanto, as substituições não surtiram efeito, uma vez que nenhum dos conjuntos nacionais conseguiu desfazer o nulo no placar.
Cabo Verde e Irão vão prosseguiu a sua preparação para o Mundial 2026. Para David Moreira, as perspetivas não são as melhores. O defesa-central do Sporting tem sido convocado para representar o seu conjunto nacional, mas tem passado a maior parte do seu tempo no banco de suplentes, e não soma minutos desde o mês de maio.
Federação Portuguesa de Futebol, em volta do sumário de castigos referente às últimas jornadas, abre processo face ao Clube de Alvalade
13 Fev 2026 | 15:32 |
O Conselho de Disciplina divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos sumários relativo às últimas jornadas, com várias sanções decorrentes do Clássico, mas também com decisões que envolvem diretamente o Sporting e que agravam o quadro disciplinar do Clube de Alvalade.
Entre os processos agora resolvidos, está o encontro frente ao Casa Pia, da 18.ª jornada da Liga, que resultou na aplicação de um total de 5.735 euros em multas. Deste montante, 1.910 euros dizem respeito à deflagração de material pirotécnico no setor da Juventude Leonina, enquanto os restantes 3.825 euros foram aplicados por “entrada e permanência de objetos não autorizados”.
No relatório do delegado da Liga, é feita referência à exibição de tarjas com dimensões superiores às permitidas. Uma delas surgiu ao minuto 76 do encontro, no setor da Juve Leo, com a mensagem “equipa, míster e curva, jamais desistiremos de lutar pelo tri”, tendo sido apreendida no decorrer do jogo. Uma segunda faixa, com a inscrição “acreditem em vocês”, foi exibida na zona da claque Directivo Ultras XXI.
Para além destas multas, o mapa de castigos sumários inclui ainda a abertura de um processo disciplinar relacionado com o jogo frente ao Nacional, da 20.ª jornada. O Conselho de Disciplina não especificou, para já, os factos que motivaram esta decisão.
Este processo mantém em aberto a possibilidade de novo castigo para o Sporting, ficando agora a aguardar-se o desenvolvimento da averiguação e uma eventual deliberação por parte do órgão disciplinar.
Jogador mostrou acreditar plenamente na nova conquista do Campeonato Nacional por parte dos verdes e brancos esta temporada
13 Fev 2026 | 15:25 |
Cinco épocas, seis troféus e 222 jogos depois, Matheus Reis despediu-se do Sporting para reforçar o CSKA Moscovo, convicto de que deixa um “legado espetacular” em Alvalade. O defesa brasileiro acredita, inclusive, que poderá juntar à sua galeria mais um título: o tricampeonato nacional.
"Vamos conquistar o tricampeonato"
"Não tenho dúvidas que eles - nós, porque também faço parte - vamos conquistar o tricampeonato. Ser campeão pelo Sporting é diferente, um sentimento inexplicável. Acredito muito, tenho muita fé. A atitude tem de estar sempre presente, isso é que nunca pode faltar. Podes errar um passe ou um lançamento, mas nunca deixar de correr, de lutar. É isso que nos vai trazer o tricampeonato", afirmou, em declarações à Sporting TV.
O lateral destacou ainda o espírito do balneário leonino, que considera formado por um “grupo de guerreiros e de leões”. "Vão conquistar coisas grandes. Um leão não dá passos atrás. Não existe amanhã, é vencer ou morrer. É o sentimento que fica. É lutar em cada jogo como se fosse o último", sublinhou.
"É uma responsabilidade tremenda"
Matheus Reis recordou também as aprendizagens ao lado de antigos capitães. "Aprendi muito com os nossos capitães, o Seba [Coates], o [Luís] Neto, o Adán, etc. Foi uma aprendizagem grande. O Seba conquistou tudo o que havia para conquistar e teve sempre humildade. O Neto também. É uma responsabilidade tremenda. Se for preciso dar uma 'dura', damos a 'dura', mas por vezes também passa por ouvir o que [os jogadores] pensam e sentem. Os nossos miúdos estão no caminho certo, vão dar muitas alegrias aos nossos adeptos", explicou.
Sobre o momento em que recebeu a braçadeira, confessou: "Quando recebi a notícia comecei a olhar para trás: ‘Caramba, olha tudo o que passei aqui e o que lutei para chegar a este momento...’. Estava preparado, sabia que uma hora ia chegar. Sempre tive a humildade de ouvir e de aprender. Foi a cereja no topo do bolo".
Já na Rússia, garante que continuará a apoiar aos leões à distância e deixa um apelo à manutenção da mentalidade vencedora: "O Sporting é uma extensão minha e da minha família. Representa tudo na minha vida. Quando cheguei vinha de um momento difícil, muitos não acreditavam no meu potencial. Trabalhei muito e depois vieram conquistas. O legado que deixo para os Sportinguistas é a vontade de vencer e defender o clube. Todos os jogadores que vierem para o Sporting têm de ter um mínimo disso, de querer dar o melhor, de lutar pelo clube, de querer conquistar títulos. Que venham mais jogadores com esse perfil, de luta e de batalha. Não podemos perder essa aura que se criou nos últimos anos. Agradeço o carinho e as mensagens de todos. Saio de cabeça erguida. Missão cumprida. O meu coração é leão, sempre", concluiu.
Futebolista de 24 anos deixou o seu comentário sobre o jogador que se encontra às ordens de Rui Borges na equipa principal dos leões
13 Fev 2026 | 14:58 |
Guilherme Fernandes, guarda-redes do Real Valladolid, acredita que Souleymane Faye estará à altura do desafio no encontro de domingo frente ao Famalicão, marcado para as 20h30, em Alvalade. Apesar de reconhecer diferenças claras relativamente a Luis Suárez, que deverá substituir, o antigo companheiro de equipa no Betis B considera que o senegalês tem argumentos para corresponder às exigências da equipa orientada por Rui Borges.
"Tem todas as condições para ocupar a posição. Ainda por cima, será mais uma oportunidade, e logo como titular, para mostrar o seu valor e a sua vontade", afirmou o guardião de 24 anos, mostrando-se "convencido" de que Faye fará tudo para "agarrá-la".
Confrontado com eventuais semelhanças entre os dois jogadores, Guilherme Fernandes afastou qualquer comparação. "São jogadores completamente diferentes. O Suárez é um avançado puro, um 'nove', muito forte fisicamente. O Faye é diferente, é mais rápido, procura mais os espaços. É completamente diferente. Por isso, um é extremo e o outro avançado", explicou, acrescentando: "Pode ser uma alternativa, devido às suas características. Faye é um extremo muito vertical. Como plano B, o Sporting pode aproveitá-lo como ponta-de-lança."
Para o guarda-redes, Suárez continuará a ser a primeira opção sempre que estiver disponível, mas Faye representa uma solução válida perante a ausência do sul-americano. "Em termos definitivos, não, porque é, sem dúvida, um extremo. É nessa posição que tira mais vantagem das suas qualidades e das suas virtudes", frisou.
Ainda assim, deixou uma nota de confiança aos adeptos leoninos: "É um extremo finalizador. Tem golo. Remata bem, tem um remate forte e também tem bom jogo aéreo. Marca alguns golos de cabeça. Fê-lo, inclusive, no Granada. O Sporting vai ter golos com ele, mas, volto a dizer, o Sporting tirará mais vantagem de Faye como extremo do que como avançado fixo. Só espero que ele aproveite a oportunidade", concluiu.
Ingleses falam do nome de Rui Borges para o Tottenham; Técnico do Sporting cobiçado
13 Fev 2026 | 12:54