
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marco Guida vai dirigir pela primeira vez um jogo do Sporting. O árbitro foi o escolhido para apitar a visita dos leões ao terreno dos neerlandeses do PSV Eindhoven, na segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, anunciou a UEFA, este domingo, dia 29 de setembro.
O juiz transalpino vai ter como auxiliares Ciro Carbone e Giorgio Peretti, enquanto Fabio Maresca será o quarto árbitro e Aleandro Di Paolo vai estar no videoárbitro, numa equipa de arbitragem 100 por cento italiana. O Sporting, que na jornada inaugural bateu em casa os franceses do Lille (2-0), procura conquistar mais três pontos.
Marco Guida já dirigiu três jogos da seleção portuguesa. O último dos quais aconteceu na partida frente à Chéquia, em que a formação liderada por Roberto Martínez venceu por 2-1, no arranque da fase de grupos do Campeonato da Europa de 2024, que se disputou na Alemanha no último verão.
Neste momento, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 21 pontos, e segue na luta pela conquista do bicampeonato. O segundo lugar é ocupado pelo Benfica, que tem 16 pontos. No terceiro posto, está o Porto com 15, mas menos uma partida.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, frente ao PSV, em jogo relativo à segunda jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Peter Bosz jogar-se-á às 20h00, no Philips Stadion, nos Países Baixos.
Antigo presidente do grupo Stromp cita Liga da Verdade para explicar como equipa verde e branca foi o Clube mais penalizado em 2024/25
|
O Sporting chega ao último jogo do campeonato em busca do título de campeão nacional. Tito Arantes Fontes refere que o emblema verde e branco foi “de modo claro o clube mais penalizado” ao longo da época, mas não tem dúvidas e diz que o troféu chegará à galeria do Museu e recorda a temporada conturbada vivida em Alvalade.
"Decisões sofridas em alguns jogos"
"É um registo impressionante! E que ainda mais impressivo fica se nos recordarmos da 'história' deste Campeonato...do que sofremos, do que passámos, das vicissitudes vividas...da saída de Ruben Amorim (chegámos a ter uma equipa inteira de onze titulares no estaleiro; temos três fundamentais e importantíssimos jogadores que perderam a maior parte da época - Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões), das decisões sofridas em alguns jogos (nas 'Ligas de Verdade' e no balanço - corolário de análise de vários especialistas de arbitragem, ex-árbitros mesmo", começou por referir.
“Somos, de modo claro, o clube que mais foi penalizado"
“Somos, de modo claro, o clube que mais foi penalizado". O antigo presidente do Grupo Stromp abordou o assunto e lembrou ainda a importância de vencer o título nesta época. Se o Sporting for campeão, conquista o segundo campeonato seguido, algo que não acontece há sete décadas.
“Estava – como eu e tantos, tantos outros, desde logo os que têm menos idade que os quase 70 anos que já vou alcançando – a lutar por algo que eu nunca vivi, o bicampeonato”, recordou. O Sportinguista espera que a equipa dê tudo frente ao Vitória de Guimarães para que a festa seja verde e branca no final.
“Força, equipa. Nós, todos nós, Sportinguistas, estaremos lá ou onde for, para vos a apoiar, a puxar, a sermos por vocês. É assim, sempre será. Até morrer. Fé imensa. Queremos o bicampeonato”, reforçou ainda o leão Tito Arantes Fontes que confia nos pupilos de Rui Borges - que não convocou um defesa para a partida.
Médio escocês destacou-se ao serviço do Estoril e características do jogador de 25 anos parecem ser apreciadas pelo treinador dos leões
|
Tony acredita que Jordan Holsgrove encaixa no meio-campo do Sporting. O antigo futebolista orientou o médio do Estoril no Paços de Ferreira e, desafiado a prever o futuro do escocês, admite que Rui Borges - que já tem um reforço para o miolo - poderá apreciar o jogador.
Começou por definir a personalidade de Holsgrove: "O Jordan é um miúdo muito simples e educado, com uma educação à britânica. Não é um jogador que goste de muito blim blim nem é extravagante, é muito intenso dentro de campo, com facilidade em ter bola. É muito introvertido fora de campo, mas lá dentro foi sempre um jogador que nunca se escondeu. Uma excelente qualidade técnica e um pé esquerdo como há poucos em Portugal", explicou.
De seguida, falou das qualidades dentro de campo: "É um jogador que se adapta facilmente a qualquer posição do meio-campo devido à sua inteligência - pode jogar num triângulo, 2+1 ou 1+2, em qualquer posição", atirou Tony.
O treinador confessou, de seguida, que antevê voos maiores ao médio: "Penso que o Jordan ganharia mais em elevar o seu nível competitivo em ir para um clube em outros patamares: um Vitória de Guimarães, um Braga ou talvez um grande", disse, antes de apontar o cenário perfeito para Holsgrove.
"Neste momento, devido ao seu ADN e conhecendo eu bem o treinador [Rui Borges], ele encaixaria muito bem no plantel do Sporting porque é uma equipa que assume o jogo e o Jordan tem essa capacidade", terminou o antigo futebolista.
Reveja, aqui, a conversa de Holsgrove com Luís Freitas Lobo:
Lateral-direito foi destaque com a camisola do Casa Pia e fez parte do plantel que bateu vários recordes na história dos gansos na Liga Portugal Betclic
|
Gaizka Larrazabal era desejo do Sporting para janeiro, juntamente com outros laterais-direitos. Os leões acabaram por não reforçar a posição, mantendo Iván Fresneda em Alvalade. O espanhol garante que os seus agentes "não disseram nada" e que pretende continuar em Portugal.
“Tenho mais um ano de contrato e é verdade que o Casa Pia é um clube vendedor, mas agora é acabar da melhor forma possível e desconectar no verão, porque a época foi longa", disse, ao jornal Record, garantindo ter tido "uma grata surpresa com Portugal".
"Gostava de continuar em Portugal, porque me adaptei perfeitamente, aprendi a língua e é um sítio bom para viver…", admitiu o lateral espanhol, que, posteriormente, foi abordando diretamente com o interesse do Sporting no último mercado de janeiro.
"Não me disseram nada além do que se lia nas redes sociais. Os agentes e o clube trabalham com interesses concretos, quando já está algo definido. Peço aos meus agentes que me deixem tranquilos quando algo não está em cima da mesa, pois pode ser algo que te desconcentra e tens de ter o foco apenas em jogar", afirmou.
Esta temporada, com a camisola do Casa Pia, Gaizka Larrazabal – avaliado em 1,5 milhões de euros – disputou 35 das 37 partidas oficiais dos gansos: 32 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 2.435 minutos em que esteve em campo, o lateral fez cinco assistências, tendo ainda marcado dois golos.