
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Luís Neto foi presença especial no sorteio que ditou os jogos da próxima eliminatória da Taça de Portugal. O antigo defesa central do Sporting, em conjunto com Edite Ferreira, antiga jogadora da seleção nacional portuguesa, esteve responsável por retirar as bolas que ditariam os clubes que se encontrariam nos 16 avos de final da prova rainha.
Quando chegou a altura de retirar, à sorte, o Sporting, Luís Neto não conseguiu esconder a forte ligação que tem com o Clube de Alvalade. Antes sequer de dizer o nome do emblema verde e branco, o jogador - que foi recentemente associado ao regresso - deixou escapar um rasgado sorriso. O central, que chegou a ser capitão dos leões, nunca deixou de mostrar a forte ligação que tem com a equipa leonina.
Depois de retirar a bola que continha o nome do Sporting, foi mostrada outra bola importante: a que continha o nome do clube que iria defrontar a turma verde e branca na próxima ronda de Taça de Portugal, marcada para o fim de semana de 23 e 24 de novembro. Quis a sorte que calhasse a equipa do Amarante aos comandados de Rúben Amorim. O Sporting, que na ronda passada venceu o Portimonense, vai agora defrontar a equipa do distrito do Porto que milita na Liga 3, comandada por Álvaro Madureira. Em caso de vitória frente neste encontro, o sorteio ditou que os leões jogarão contra o vencedor do embate entre Santa Clara e Famalicão.
Relembre-se que, na época passada, a turma de Alvalade conseguiu atingir a final da Taça de Portugal – com vitórias sobre Olivais e Moscavide (3-1), Dumiense (8-0), Tondela (4-0), União de Leiria (3-0) e o Benfica (2-1 em casa e 2-2 fora). Na final, uma derrota contra o Porto por 2-1 impediu a dobradinha da equipa de Rúben Amorim.
Luís Neto esteve, ao todo, cinco épocas no Sporting, após se transferir para Alvalade em 2019, depois de muitos anos ao serviço dos russos do Zenit. O defesa central português completou 106 jogos ao serviço do Sporting, registando um golo e duas assistências no processo. Teve grande importância no balneário do Sporting com Rúben Amorim, chegando até a ser um dos capitães da equipa de Alvalade.
Confira aqui a reação de Neto ao sorteio da Taça de Portugal:
Equipa treinada por Paulo Fonseca foi alvo medida pesada na secretaria, numa altura em que está em conversações com Clube de Alvalade
|
O Lyon, orientado pelo português Paulo Fonseca, vai recorrer da sua despromoção à segunda liga francesa, que foi anunciada na passada terça-feira dia 24 de junho. Desta forma, a contratação de Afonso Moreira, extremo do Sporting, fica em standby.
Lyon: "Vamos apresentar um recurso para garantir manutenção na Ligue 1"
Através de um comunicado, os franceses anunciaram a sua vontade de reclamar junto da Direção Nacional de Controlo e Gestão (DNCG) e à Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP), sobre a descida de divisão na secretaria: “Vamos apresentar um recurso para demonstrar a nossa capacidade para fornecer os recursos financeiros necessários para garantir a manutenção do Olympique Lyonnais na Ligue 1”.
“Nos últimos meses, trabalhámos em estreita colaboração com a DNCG, correspondendo a todas as suas exigências, com investimentos de capital superiores aos valores solicitados. Graças às injeções de capital feitas pelos nossos acionistas e à venda do Crystal Palace, a nossa tesouraria melhorou consideravelmente e dispomos de fundos mais do que suficientes para a época 2025/26”, acrescentou a direção do clube detido John Textor.
Caso a manutenção do Lyon se venha a confirmar, Paulo Fonseca pode mesmo vir a receber Afonso Moreira na sua equipa. O jovem extremo do Clube de Alvalade estava prestes a assinar um contrato válido por 5 anos, que o deixaria vinculado aos franceses até 2030 e traria um lucro de 2 milhões de euros aos cofres do Sporting.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - fez 33 encontros: 24 pela equipa B, seis pelos sub-19 e três no plantel principal. No total, o extremo disputou 2.114 minutos, nos quais marcou nove golos e fez duas assistências.
Competição internacional segue a todo o gás e há mais equipas a decidirem hoje o seu futuro. Já na prova das camadas jovens, a final está à vista
|
Esta quarta-feira, 25 de junho, traz dois grandes jogos do Europeu Sub-21 2025, que prometem intensidade e talento em campo. Às 17h00, Inglaterra e Países Baixos abrem a jornada num duelo clássico nas meias-finais entre duas seleções que se destacam pela qualidade técnica e tática nas camadas jovens. Mais tarde, às 20h00, o destaque vai para Alemanha - França, um embate de peso que irá decidir o segundo finalista da prova.
No Mundial de Clubes 2025, o calendário está repleto de duelos intercontinentais. Às 20h00, jogam-se em simultâneo Borussia Dortmund - Ulsan Hyundai e Sundowns - Fluminense, com os alemães e brasileiros a partirem como favoritos frente às equipas asiática e africana, respetivamente. Na madrugada de quinta-feira, às 02h00, continuam os oitavos-de-final com dois jogos de alto calibre: o Urawa Red mede forças com o competitivo Monterrey do México, enquanto o Internazionale defronta o histórico River Plate.
Confira, abaixo, a programação completa desta quarta-feira:
• Inglaterra - Países Baixos: 17h00, Euro U21 2025, SportTV 1;
• Borussia Dortmund - Ulsan Hyundai: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Sundowns - Fluminense: 20h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Alemanha - França: 20h00, Euro U21 2025, SportTV 1;
• Urawa Reds - Monterrey: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• Internazionale - River Plate: 02h00 (quinta-feira), Mundial de Clubes 2025, DAZN;
Aproveite e confira, aqui, os restantes jogos desta semana.
Neozelandeses são equipa amadora e não tinham marcado qualquer golo na prova, até chocarem os adeptos com resultado estonteante
|
O Boca Juniors está fora do Mundial de Clubes, após um empate humilhante diante do Auckland City (1-1). A equipa de Rodrigo Battaglia e Marcos Rojo, ex Sporting, não conseguiu vencer a formação neozelandesa, que tinha sofrido 16 golos em dois jogos, fruto de ser um conjunto amador.
Para sonhar com a passagem à próxima fase do Mundial de Clubes, o Boca Juniors estava dependente de dois resultados. Os argentinos teriam de vencer o Auckland City por números expressivos e aguardar que o Benfica perdesse frente ao Bayern Munique, de preferência também sendo goleado.
De forma natural, o Boca entrou agressivo e dominador, com o ex Sporting Rodrigo Battaglia a titular. O marcador viria a sofrer alterações aos 26 minutos da primeira parte, fruto de um autogolo de Nathan Garrow, guarda-redes do Auckland City que acabou como homem do jogo.
A abrir o segundo tempo, os neozelandeses chocaram os adeptos quando Christian Gray (52') bateu Agustín Marchesín para empatar a partida, naquele que seria o primeiro golo marcado pelo Auckland City no Mundial de Clubes, depois de 17 tentos encaixados de forma consecutiva.
O marcador não mais se voltou a alterar e, de forma humilhante, a formação dos ex Sporting (dois pontos) caiu com estrondo no Mundial de Clubes. Benfica - que vai enfrentar outro antigo jogador dos leões - (sete), Bayern Munique (seis) e Auckland City (um), fecham as contas do grupo C.