Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Na passada quarta-feira, a viagem para a Suíça confirmou o que o último treino do Sporting em território português, na terça-feira, já indicava: Rafael Nel é a grande novidade na lista de convocados de Rúben Amorim para o confronto com o Young Boys.
O avançado de 18 anos faz a sua estreia nas convocações, recebendo assim o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido tanto na equipa B do Sporting, onde é titular regular desde o início da temporada, como nas frequentes chamadas ao plantel principal, que impressionaram Rúben Amorim.
De facto, quando questionado sobre a oportunidade concedida ao jogador de Amadora, o treinador mencionou a estratégia de aposta contínua na formação e referiu-se aos argumentos que o jovem tem demonstrado, dentro e fora de campo.
“É um jogador de equipa. É avançado e temos o Paulinho lesionado. Sempre que foi chamado, mostrou qualidade, capacidade e, acima de tudo, muita humildade. Não desiste de nenhuma bola e tem marcado muitos golos na equipa B.”, começou por afirmar o técnico do Sporting, prosseguindo:
“Adaptou-se bem lá, mesmo com a concorrência do Rodrigo [Ribeiro] e mesmo após a chegada do Chermiti: para mim, é muito importante a capacidade de sacrifício e resiliência dos jovens”, destacou, revelando que Nel “irá para o banco” e será uma opção a considerar durante o jogo: “Se tiver que entrar, entrará”.
Rafael está mais próximo do que nunca de realizar o sonho de se estrear na Liga Europa, mas é importante salientar que, para chegar até aqui, o caminho não foi fácil. Depois de oito anos na formação do Benfica, teve de lidar com a desilusão de ser dispensado, acabando por se transferir para o Belenenses. Aí, bastaram 14 golos em 23 jogos para chamar a atenção do Sporting, que o contratou em 2020, para a sua equipa de sub-16. Num curto espaço de tempo, ascendeu vários níveis, tendo assinado contrato profissional em 2022.
Depois da novela com Alberto Costa, que acabou por afetar o negócio com o clube italiano, os pupilos de Fàbregas voltaram à carga
|
0Iván Fresneda tem visto a sua posição complicar-se no Sporting nos últimos tempos, depois de já ter sido dado como certa a sua saída, o espanhol vai continuando a trabalhar às ordens de Rui Borges. No entanto, com a chegada anunciada de um lateral direito ao plantel - que se diz poder ser Andrés García - a situação do jovem verde e branco muda e a hipótese do Como pode voltar a estar em cima da mesa.
A situação na lateral direita verde e branca não é fácil, uma vez que entradas e saídas são dependentes entre si. Relembrar que numa fase inicial, Fresneda esteve muito perto de reforçar os espanhóis do Valência, mas essa opção acabou por cair e os leões voltaram a procurar colocação para o jovem.
Surgiu, depois, a opção dos italianos do Como, orientados por Cesc Fàbregas. Ao mesmo tempo, os leões negociavam a contratação de Alberto Costa, uma vez que os negócios dependiam um do outro. Quando tudo já estava acertado para Fresneda seguir para Itália e Alberto Costa vir de Guimarães para Alvalade, acabou por ser o vimaranense a ir para Itália, contratado pela Juventus que se intrometeu à última da hora, o que deixou o lateral direito espanhol em Lisboa.
Esta situação deixou as conversas com o Como em stand by. Até há pouco tempo. Conta o jornal 'Record' que, em virtude das boas perspetivas para o negócio de Andrés García, jovem do Levante que se pode juntar aos leões, a SAD liderada por Frederico Varandas já voltou ao diálogo com os italianos, que continuam dispostos a receber Iván Fresneda.
A realizar-se, a transferência dependeria sempre do sucesso da movimentação de Andrés García, tal como aconteceu anteriormente com Alberto. Os moldes para a cedência seriam os mesmos que já tinham sido noticiados anteriormente, ou seja, um empréstimo com opção de compra a rondar os 10 milhões de euros.
Jogador está afastado dos relvados há algumas semanas, mas parece estar perto de recuperar totalmente e ser mais um trunfo para o treinador
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro e não tem tido vida fácil, com jogos de alto grau de dificuldade a sucederem-se, numa altura em que o Clube conta com várias lesões. Uma das dores de cabeça pode estar prestes a passar, uma vez que Daniel Bragança, médio dos leões, está a entrar nas fases finais da sua recuperação.
Segundo avança o jornal 'Record', Daniel Bragança, médio criativo formado nas camadas jovens verdes e brancas, já se encontra, neste momento, a treinar no relvado. Apesar deste desenvolvimento, o jogador ainda está a treinar à parte dos colegas.
É, exatamente, esse indicador que leva a crer que o português ainda não estará pronto para acompanhar a equipa do Sporting a Vila do Conde e dar o seu contributo frente ao Rio Ave, no jogo marcado para o próximo sábado, dia 18 de janeiro, a contar para a 18ª. jornada da Liga Portugal Betclic - ao contrário do que se chegou a pensar.
No entanto, tudo indica que, uma vez finalizada a partida, já seja permitido a Daniel Bragança que comece a treinar com o resto de plantel. A partir desse ponto, caberá apenas a Rui Borges, treinador dos leões, decidir se quer contar com o médio verde e branco - isto significa que existe uma possibilidade que o jogador dos leões já consigo oferecer o seu contributo na partida de dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, a contar para a Liga dos Campeões.
Quem também vem progredindo na sua recuperação é Pedro Gonçalves, que já faz exercícios no tapete. No entanto, o português, tal como Morita e Matheus Reis, só têm os seus regressos planeados para fevereiro. Nuno Santos, por outro lado, e como já era sabido, só tem o retorno à competição previsto para maio.
Comentador desportivo faz a sua análise sobre a contratação de Rui Silva para as redes leoninas e aborda a questão posicional, desde a chegada de António Adan à turma verde e branca
|
0Para Tomás da Cunha, conhecido comentador desportivo, a posição de guarda redes é crítica para a equipa leonina desde a chegada de António Adan para defender a baliza dos leões no início da época 20/21, época em que o Sporting se sagra campeão nacional, proveniente do Atlético de Madrid e chegou a custo zero.
O guardião espanhol foi o dono da baliza do Sporting durante três épocas e meia, tendo realizado o seu último jogo ao serviço dos leões em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, precisamente onde será o próximo jogo da equipa de Rui Borges, já neste sábado às 18h00. Com a camisola verde e branca o guarda redes agora com 37 anos, realizou 156 jogos, mas nem sempre a sua titularidade foi unanime, tendo a contestação sido aumentada na temporada passada com o ato final a ser realizado no empate a três com o Rio Ave, onde a exibição de Adan ficou muito a desejar.
No inicio desta temporada, após a saída do espanhol, o Sporting contratou o guarda redes Bósnio Vladan Kovacevic, o jogador da posição mais caro até ao momento, contratado ao Rakow da Polónia por 4,8 milhões de euros.
A titularidade da baliza do Sporting nesta temporada, até ao momento tem sido divida entre o Bósnio Kovacevic que começou a titular mas após lesão, perdeu-a para o Uruguaio Franco Israel, que até ao momento realizou 20 dos 30 encontro realizados até ao momento pelos leões, tendo os outros dez sido feito pelo guarda redes mais caro da equipa verde e branca, que não convenceu e deverá estar de saída de alvalade.
Agora chega Rui Siva para lutar pela titularidade com Franco Israel, mas o acerto sobre esta contratação é para Tomás da Cunha, ainda uma incógnita, numa posição que desde a saída do histórico Rui Patrício, parece estar amaldiçoada e sem um dono claro e incontestável do lugar.
Confira as palavras do comentador desportivo: