
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Jornal Record avançou, na edição desta quarta-feira, que Ricardo Esgaio poderá estar de saída do Sporting. Porém, a imprensa nacional revelou que a Arábia Saudita poderá ser um dos destinos, mas o camisola 47 já terá alegadamente excluído esse cenário, pelo menos por agora, numa fase em que o Clube de Alvalade está ainda na luta por dois títulos.
O português tem vindo a perder o seu espaço e influência na turma de Rúben Amorim e tal cenário deixa a porta entreaberta para que o futebolista abandone os leões. No entanto, o diário desportivo avança que, qualquer decisão tomada por Ricardo Esgaio será unicamente para lá do final da presente temporada.
Com ainda quatro jogos para disputar (Portimonense, Estoril, Chaves e Porto), o jogador encontra-se ainda na esperança de alcançar dois troféus, onde quer somar minutos nestes últimos embates, pelo que o seu foco encontra-se atualmente nos leões. Ricardo Esgaio, recorde-se, perdeu terreno para Geny Catamo e pode até mesmo ficar atrás de Iván Fresneda.
Ricardo Esgaio começou a sua carreira nas camadas jovens do Clube de Alvalade como extremo. Ao serviço da equipa B, o português chegou mesmo a ter uma veia goleadora – em 2012/13, Esgaio marcou 17 golos em 27 jogos. Sob a liderança de Rúben Amorim, faz parte do tridente defensivo dos leões.
Recorde-se que o lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. De leão ao peito, Ricardo Esgaio já venceu uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça, bem como outros troféus de formação, como campeonatos de juniores.
Esta temporada, Ricardo Esgaio – avaliado em 3,5 milhões de euros – já realizou 43 encontros: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.272 minutos em que esteve em campo, o ala dos leões fez três assistências.
Jogador tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno, destacando-se como defesa central
|
É uma surpresa no Universo do Sporting. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, vai preparando o futuro do Clube, com atenção a muitos jovens promissores. Um deles, que pode estar prestes a ser reforço de Rui Borges nos verdes e brancos é Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.
Treinador verde e branco tem enfrentando várias ausências no miolo do terreno, situação que se deve manter nas próximas jornadas
|
Apesar de viver um grande momento a nível pessoal, Hidemasa Morita continua a dar muitas dores de cabeça a Rui Borges. O médio nipónico tinha tudo para se assumir como um dos mais importantes da equipa, mas as constantes dificuldades físicas têm dificultado a tarefa ao médio verde e branco.
O médio dos leões tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.
Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.
No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.
Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.
Equipa verde e branca foi surpreendida com pedido invulgar depois da partida com o Santa Clara, e fica agora a aguardar por notícias
|
É uma das notícias que está a marcar o período após o fim de semana da jornada 29 da Liga Portugal Betclic. O Sporting venceu o Santa Clara em partida complicada, nos Açores, mas na quinta feira antes do encontro, foi surpreendido com um pedido invulgar por parte das autoridades competentes, que se prendia com o doping.
O plantel do Sporting foi obrigado a realizar testes anti-doping. Como já referimos, a situação ter-se-á precipitado na quinta feira anterior ao jogo contra o Santa Clara, ou seja, no dia 10 de abril. Presumivelmente, terá acontecido na Academia Cristiano Ronaldo, centro de trabalhos do plantel principal dos leões.
A informação foi avançada por Ricardo Tavares, no programa Liga D'Ouro', da CMTV. Foi o comentador desportivo que reportou a ação da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em relação ao Sporting, informando ainda que o plantel do Benfica também teria sido visitado, no dia seguinte à deslocação a Alcochete.
De resto, os jogadores deverão ter sido obrigados a testes à urina, e possivelmente também ao sangue. De cada equipa, os especialistas testaram cerca de sete jogadores, que deverão ter sido escolhidos de forma aleatória pela Autoridade de Antidopagem.
As análises retiradas aos jogadores vão, agora, ser testadas, e os resultados serão, depois, comunicados aos clubes. Caso não exista qualquer irregularidade, o mais provável é que os adeptos não voltem a ouvir falar desta situação de novo.