
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
André Pinotes Batista, deputado do PS, comentou a grave onda de lesão que tem atormentado o Sporting nos últimos meses. O comentador da CMTV escreve no jornal Record que está preocupado com o elevado número de jogadores com problemas físicos e fala mesmo em "bruxaria".
"As unidades de performance representaram uma das bandeiras eleitorais de Frederico Varandas e, na prática, a sua utilidade tem sido inquestionável (...) este centros de inovação ajudam a mitigar o esforço desumano a que - crescentemente são sujeitos os atletas de alta competição, mas não conseguem - nem em rigor podem eliminar todos os riscos", começou por escrever.
"Assim, não havendo quem duvide da estruturação clínica do Sporting, é impossível não olhar à enormíssima lista de lesões, e hesitar entre a bruxaria ou o bruxedo. Daniel Bragança rompeu um ligamento cruzado do joelho esquerdo; Nuno Santos sofreu uma rotura do tendão do joelho direito; Pote, Inácio, Catamo, St. Juste, Quaresma, Morita, Gyökeres, João Simões, Matheus Reis são alguns nomes que se juntam ao rol. Em média, o Sporting viu-se privado de 5 titulares a cada jogo. Meia-equipa de cada vez", atirou o consultor de comunicação.
Explicou, de seguida, que as lesões nem sempre "doem" apenas as lesionados. Isto porque, ficando a equipa privada de jogadores importantes, há outros que ou têm de compensar em campo as ausências, ou que acabam eles por descansar menos, devido à falta de opções.
Termina, da seguinte forma: "Em determinados momentos, e a despeito dos ditames das já citadas unidades científicas, não seria apropriado afastar completamente determinados jogadores, ao invés de lhes dar utilizações matemáticas e competitivamente inúteis? Por mim, e por muito que choque, desistir do jogo contra o Dortmund não teria revelado nenhuma ferida no orgulho ou na reputação, mas configuraria, ao invés, um bom ato de gestão desportiva", rematou André Pinotes Batista.
Leões têm o atleta referenciado há muito tempo, mas vão enfrentar dura competição caso avancem para a contratação do jogador português
|
O mercado de transferências de inverno terminou recentemente, mas os clubes já vão começando a preparar a próxima época, e o Sporting não é exceção, já com várias movimentações preparadas para o início da temporada 25/26. Um dos alvos de longa data dos leões é Gustavo Sá, jogador do Famalicão, mas os verdes e brancos sabem, agora, que vão enfrentar competição complicada pelo médio português.
Isto porque, segundo o que é avançado pela imprensa estrangeira, e escrito em Portugal no jornal 'O Jogo', o Inter de Milão, gigante italiano, está de olho em Gustavo Sá, e muito interessado na contratação do médio português.
O jornal italiano 'Corriere dello Sport' avança mesmo com a informação de que o Inter de Milão enviou um emissário a Portugal, para observar o jogador mais de perto, durante a partida que opôs o Famalicão e o Vitória de Guimarães, e que terminou empatado a zero.
Relembrar que Gustavo Sá é um dos jogadores em Portugal fora dos três grandes que mais atenção tem chamado. Para além de Sporting, Benfica e Porto, também outros clubes das ligas espanhola, inglesa e alemã, têm o jogador muito bem referenciado nos seus dossiers internos.
O médio do Famalicão conta com apenas 20 anos de idade, e é internacional sub-21 pela Seleção Nacional portuguesa. Esta temporada já realizou 23 partidas, nas quais assinou três golos e três assistências. Gustavo Sá tem contrato com a equipa de Vila Nova de Famalicão até ao verão de 2029, pelo que o clube famalicense não terá pressa em vender um dos seus maiores ativos.
Antigo jogador do Clube de Alvalade comenta uma possível contratação de emergência da turma verde e branca que tem cada vez menos opções
|
A vaga de onda de lesões que assola o Clube de Alvalade parece não ter fim à vista e uma solução de recurso como ir repescar algum jogador que esteja sem contrato começa a ser uma hipótese cada vez mais levantada para colmatar as várias ausências devido a lesão da turma de Rui Borges.
Tonel, antigo defesa central do Sporting aborda esta questão. "Não é fácil encontrar no mercado de desempregados um jogador que entre e possa acrescentar ao plantel do Sporting. Quem tem de tomar decisões é a estrutura e o treinador mas, na minha opinião, não é nesse tipo de mercado que o Sporting vai encontrar soluções", deixando claro que considera que esta não é a melhor alternativa.
Por outro lado deixa no ar a sua sugestão " O Sporting tem equipa B e sub-23. É mais fácil ir abaixo e puxar alguém", enaltecendo a qualidade que a turma verde e branca tem nas suas equipas de formação e na secundária comandada por João Pereira e que luta pela subida ao segundo escalão na fase de apuramento da Liga 3.
Já José Eduardo considera que encontrar um bom ativo no mercado dos desempregados é um golpe de sorte " A situação é grave, nisso estamos todos de acordo. A avaliação do mercado dos desempregados é muito sensível, não só pelo valor intrínseco do jogador mas pelo tempo de paragem que conta e afeta a capacidade para competir. Se aparecer um caso excecional, com certeza. Agora, onde é que ele está? Tenho muitas dúvidas. É quase como jogar na lotaria e sair a sorte grande, é complicado." referiram ambos em declarações ao jornal Record.
De recordar que a equipa do Sporting tem atualmente no boletim clínico Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Daniel Bragança, St Juste, Hidemasa Morita. Rui Borges deixou de fora das suas opções, devido a gestão física, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres para o próximo encontro frente ao Dortmund.
Encontro da prova rainha vai colocar frente a frente águias e Clube de Alvalade; Encontro da competição está agendado no fim de semana de 22 e 23 de março
|
Vai haver dérbi eterno nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol feminino. A equipa do Sporting, liderada por Micael Sequeira, vai enfrentar o Benfica na prova rainha, ditou o sorteio que se realizou, esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Além do duelo entre águias e leoas, Damaiense e Braga encontram-se igualmente nesta fase. Já o Torreense irá receber o conjunto do Vitória de Guimarães, enquanto que o Rio Ave deslocar-se-á ao terreno do Valadares Gaia ainda na quinta eliminatória.
Nas meias-finais - disputadas a duas mãos -, o vencedor do dérbi irá enfrentar o vencedor do Valadares Gaia - Rio Ave. O primeiro duelo será em casa de águias ou leoas. Já no outro confronto, quem vencer entre Torreense e vimaranenses receberá na primeira mão e visitará na segunda quem sair vencedor do embate entre Damaiense e arsenalistas.
Os quartos-de-final serão disputados no fim de semana de 22 e 23 de março. A final da prova rainha está agendada para 17/18 de maio. O Sporting procura erguer a Taça de Portugal pela quarta vez no seu palmarés. A última conquista aconteceu em 2021/22, sob comando técnico de Mariana Cabral, num triunfo no Jamor por 2-1 frente ao Famalicão.
Na última partida, a equipa de futebol feminino do Sporting venceu o Marítimo, por 3-0, em jogo a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. As leoas triunfaram, em casa, com golos de Cláudia Neto (1'), Maiara Niehues (49' g.p.) e Ana Capeta (86').