Futebol
Geny Catamo tem sido baixa do Sporting, mas vai receber recompensa das grandes
09 Jan 2026 | 07:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2024 | 10:50 |
Dário Essugo, médio do Sporting cedido ao Chaves, foi um autêntico reforço de peso para o atual lanterna vermelha da Liga Portugal Betclic. O português, que chegou aos transmontanos para somar minutos e ganhar maior ritmo de jogo no primeiro escalão do futebol nacional, impôs-se desde logo na turma de Moreno.
O médio de 18 anos estreou-se frente ao Farense, logo na primeira parte, depois da expulsão de Ygor Nogueira, e mostrou-se em grande plano, na altura, apenas com duas sessões de treino ao serviço do Chaves. Posteriormente, o jogador do Sporting foi titular e totalista na partida diante o Moreirense, onde voltou a protagonizar uma boa prestação.
O próximo embate do Chaves é já no próximo sábado, 17 de fevereiro, diante do Boavista, numa partida relativa à 22.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A atual turma de Dário Essugo está atualmente no 18.º posto da competição, com 14 pontos somados em 21 partidas.
Lembrar que, na presente temporada, o médio não estava a ter espaço nas escolhas de Rúben Amorim, sendo, por isso, cedido ao Chaves. Até à cedência, Dário Essugo contabilizava apenas 10 encontros: quatro na Liga Portugal Betclic (29 minutos), três na Taça de Portugal (105 minutos), dois na Taça da Liga (46 minutos) e um na Liga Europa (34 minutos).
Na temporada passada, Dário Essugo – avaliado em 2 milhões de euros – realizou 26 encontros, contabilizando um total de 1.614 minutos: 12 na Liga 3, quatro na Liga Portugal Betclic, quatro na UEFA Youth League, três na Taça da Liga, dois na Liga Europa e um na Liga dos Campeões.
Dário Essugo estreou-se pela equipa principal do Sporting na temporada 2020/21, na receção dos leões ao Vitória de Guimarães, no dia 20 de março de 2021. Numa partida que terminou com vitória verde e branca, com golo de Gonçalo Inácio, o médio entrou aos 84 minutos para render João Mário.
Internacional português vestiu capa de herói em San Siro e garante ponto precioso para a equipa de Massimiliano Allegri num duelo de cortar a respiração
09 Jan 2026 | 09:38 |
Rafael Leão assumiu o papel principal no Milan – Genoa, um duelo vibrante que terminou com uma igualdade a um golo. O avançado luso foi decisivo ao evitar a derrota caseira em San Siro, resgatando um empate valioso para a equipa de Massimiliano Allegri num jogo marcado pelo sofrimento até ao fim.
O golo salvador surgiu apenas no tempo de compensação, ao minuto 90+2. Com o Milan em desvantagem no marcador, Rafael Leão respondeu da melhor forma a um pontapé de canto e enviou a bola para o fundo das redes. O lance, pleno de oportunidade, impediu a festa do adversário.
Olhando para a classificação, o Milan segue na perseguição ao líder. A equipa ocupa atualmente o segundo lugar da Serie A, com 39 pontos conquistados, estando a três pontos de distância do primeiro classificado, o Inter. O Napoli, com 38 pontos, está no terceiro posto.
Os rossoneri viram já as atenções para o próximo desafio, agendado para domingo, dia 11 de janeiro. A equipa visita a Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, num encontro marcado para as 14h00. O jogo é relativo à 20.ª jornada da Serie A e a turma do antigo jogador do Sporting procurará regressar às vitórias.
Na temporada 2025/26, ao serviço do Milan, Rafael Leão – avaliado em 70 milhões de euros – leva 14 encontros disputados: 12 na Serie A e dois na Taça de Itália. Nos 926 minutos em que foi opção de Massimiliano Allegri, o antigo jogador do Sporting - que está prestes a garantir reforço - marcou oito golos e fez uma assistência.
Recentes afirmações do presidente do Clube de Alvalade não terão caído bem junto do emblema liderado por André Villas-Boas
09 Jan 2026 | 09:23 |
O Porto apresentou uma queixa formal contra Frederico Varandas junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência das declarações do presidente do Sporting após o triunfo frente ao Vitória de Guimarães (4-1), a 23 de dezembro.
Na zona mista do Estádio D. Afonso Henriques, o líder leonino deixou duras críticas ao passado da arbitragem nacional, apontando responsabilidades aos principais rivais e aos seus antigos presidentes, algo que não terá caído bem a André Villas Boas.
“Durante décadas, a arbitragem não era independente, tinha um dono. Porto e Benfica. Décadas. Com nomes. Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira. Eu tenho 46 anos, vocês são da minha geração e crescemos assim”, afirmou Frederico Varandas no momento em questão.
Segundo informação revelada pelo jornal Record, a direção portista estranhou a ausência de qualquer reação por parte do Conselho de Disciplina da FPF e da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o que terá motivado a formalização da queixa contra o presidente do Sporting.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 42 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 39, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 49 pontos.
Jovem jogador do Clube de Alvalade já foi operado e fez questão de quebrar o silêncio após horas complicadas internado no hospital
09 Jan 2026 | 09:00 |
Eduardo Quaresma recorreu às redes sociais na tarde de quinta-feira, dia 8 de janeiro, para partilhar uma imagem captada num quarto da CUF Tejo, em Lisboa. Na fotografia, o defesa surge deitado e a proteger o lado esquerdo do rosto, zona que foi alvo de intervenção cirúrgica na sequência de uma fratura sofrida na noite de ontem, após um lance aparatoso na primeira meia-final da Allianz Cup.
“Sportinguistas, já fui operado e correu tudo bem. Obrigado por todas as mensagens de força e carinho. Vemo-nos em breve… Acreditem!”, escreveu o central, de 23 anos, que aproveitou ainda para agradecer ao corpo clínico responsável pela cirurgia, liderado, segundo o próprio, pela doutora Cátia Mateus.
Conforme avançado anteriormente, o jogador do Sporting vai agora cumprir um período de paragem, estimado em pelo menos três semanas, antes de poder regressar à competição, previsivelmente com proteção adequada. Tudo indica que tal deverá acontecer a 4 de fevereiro, frente ao AFS.
Apesar da publicação feita a partir da unidade hospitalar, o jornal Record avança que Eduardo Quaresma já recebeu alta e encontra-se agora em casa, a recuperar. Por agora, é expetável que o defesa falhe os duelos exigentes contra Casa Pia, PSG, Arouca, Athletic Bilbao e Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma – avaliado em 15 milhões de euros – realizou 15 jogos: seis na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 1.088 minutos em que esteve em campo, o defesa marcou um golo e fez duas assistências.