Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Despedida emotiva: Histórico do Sporting diz adeus à seleção e... (vídeo)

Jogador que ainda brilha ao serviço do Clube de Alvalade disputou a sua última partida ao serviço de Portugal e não se conteve

Ângelo Girão, lenda do Sporting, despediu-se da Seleção Nacional
Ângelo Girão, lenda do Sporting, despediu-se da Seleção Nacional

  |

Icon Comentário0

O campeonato do Mundo de hóquei em patins, que decorreu entre os dias 16 a 22 de setembro em Itália, foi a última prova de Ângelo Girão ao serviço da seleção nacional. O jogo contra a Itália começou com uma homenagem ao jogador do Sporting, que foi aplaudido de pé pelas centenas de adeptos que se encontravam no pavilhão. Na luta pelo terceiro lugar, Portugal perdeu 3-2 e ficou fora do pódio pela primeira vez em 17 anos. 


Termina assim a passagem do guarda redes do Sporting pela seleção nacional, depois de 122 internacionalizações e da conquista do Europeu de 2016 e do Mundial de 2019. O jogador admitiu que o desfecho do jogo frente à Itália não correspondeu às suas expetativas e explicou que teve dificuldade em lidar com a pressão: "No balneário não consegui aguentar-me, o discurso do João Rodrigues também não ajudou muito e quebrei. Penso que isso também pode ter sido um fator de perturbação para a equipa. Tínhamos um jogo importante, ainda tentámos durante o jogo tudo por tudo e infelizmente não conseguimos estar na final".


Ângelo Girão, ao serviço do Sporting desde 2014, já conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015). 


18 anos depois, a carreira do guarda-redes ao serviço de Portugal chega ao fim. Em entrevista ao jornal Record, o jogador explicou que houve um conjunto de fatores que motivou a sua decisão, incluindo a necessidade de tempo com a família e a idade já avançada. Girão refere também que, com a sua saída, pretende dar espaço a outros jovens com qualidade.

Girão refletiu sobre o desempenho de Portugal ao longo dos anos e disse que a seleção tem capacidades e potencial para mais, reforçando que "a culpa não pode ser sempre de fatores alheios". Numa despedida emocionada, o jogador mostrou-se orgulhoso em relação ao seu próprio percurso e afirmou que o futuro da baliza da seleção nacional está em boas mãos. 


Veja aqui a despedida:


Modalidades

Lenda do Sporting sai da Seleção Nacional a confessa: “Quebrei claramente”

Atleta do emblema verde e branco registou a sua última internacionalização, no passado domingo, dia 22 de setembro

Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, representou pela última vez a seleção nacional
Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, representou pela última vez a seleção nacional

  |

Icon Comentário0

Ângelo Girão, lenda do Sporting, foi homenageado no passado domingo, dia 22 de setembro, em Novara. O guarda-redes de 35 anos, da equipa de hóquei em patins dos leões, representou pela última vez a seleção nacional, sendo saudado com uma ovação, de pé, do público aos seus colegas e adversários. Em declarações dadas após a partida, o jogador leonino comentou que não foi a despedida que idealizou.


Ontem [sábado] foi duro, foi muito duro, não estava preparado psicologicamente para perder aquele jogo contra a Espanha [nas meias-finais]. Acho que nenhum de nós estava, mas eu, por ser o último, pus muitas esperanças e pus muito de mim nesta caminhada para que corresse tudo bem. E hoje a queda foi brutal”, começou por dizer o jogador.


Não consegui no balneário [antes do jogo] aguentar-me. Quebrei claramente e penso que isso também pode ter sido um fator de perturbação para a equipa, porque tínhamos um jogo importante. Ainda tentámos durante o jogo o tudo por tudo, mas infelizmente não conseguimos. Aquilo que queríamos era estar na final. Este jogo era muito difícil de disputar, mas sabíamos que estava uma medalha em jogo, e falhámos claramente. Tanto o objetivo de ontem como o de hoje”, acrescentou Girão.


O balanço ao serviço da Seleção é positivo quando se ganha títulos. Não ganhámos tantos títulos como aquilo que nós desejávamos. Ainda ontem comentámos que estivemos em demasiadas finais, estivemos demasiadas vezes perto de ganhar, e não conseguimos. E a culpa não pode ser sempre de fatores alheios. Esta geração teve mais do que oportunidades para ganhar e por alguma coisa não conseguimos. Acho que esta geração tinha mais do que qualidade para ganhar mais títulos. Fica um amargo de boca, pelo menos para mim, agora que acaba esta viagem, porque devíamos ter conquistado mais títulos”, rematou o guarda-redes do Sporting.

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015). A lenda do emblema verde e branco reforma-se agora da seleção nacional, contando com 122 internacionalizações.



Modalidades

Estrelas da equipa do Sporting passam por dias duros e dizem adeus a título mundial

Jogadores do Clube de Alvalade ainda foram chamados ao encontro, mas não conseguiram evitar males maiores na partida referente à final

Argentina de Nolito e Facundo Bridge, craques do Sporting, perdeu 2-1 contra a Espanha
Argentina de Nolito e Facundo Bridge, craques do Sporting, perdeu 2-1 contra a Espanha

  |

Icon Comentário0

A Espanha sagrou-se campeã do Mundo de hóquei em patins, conquistando o seu 18.º título mundial, ao vencer a Argentina, equipa que carregava o título desde 2022. A seleção vencedora construiu uma vantagem no início do jogo e triunfou por 2-1, voltando a conquistar o título de campeões mundiais sete anos depois.


Gonzalo Romero, jogador do Sporting, teve o “ok” clínico para entrar e lutar pela seleção argentina. Com Nolito e Facundo Bridge na equipa, tal não foi suficiente, nos primeiros três minutos a Espanha já vencia por 2-0, com golos de César Carballeira e Pau Bargalló. Ainda na primeira parte, a seleção vizinha viu reduzida a vantagem de dois golos graças a uma bola de Lucas Ordoñez.


Ainda que a Argentina se mantivesse mais presente em campo, a Espanha mostrava-se mais ofensiva. No fim do primeiro tempo, a seleção sul-americana somava sete faltas e a Espanha seis, com o resultado inalterado. O golo muito procurado pela Argentina, com ataques mais longos utilizados como estratégia, não chegou a acontecer e a equipa comandada por José Luis Páez disse adeus à renovação do título de Campeão Mundial. 


Fazendo as contas, o pódio final é ocupado, respetivamente, pelas seleções: Espanha; Argentina; e Itália. A Espanha soma agora 18 troféus do Campeonato Mundial, mais dois do que Portugal, e a Argentina conquistou seis.

Apesar do resultado final, as vagas definidas para o próximo Campeonato Mundial de hóquei em patins, em 2026, não serão alteradas. O elenco do próximo campeonato contará com cinco seleções do campeonato europeu; duas do pan-americano; e uma do campeonato africano.



Modalidades

Lenda do Sporting é um dos responsáveis pela vitória da Seleção Nacional no Mundial

Portugal estreou-se na competição esta segunda-feira, dia 16 de setembro, com um nome dos leões em destaque

Ângelo Girão, lenda do Sporting, defendeu a baliza de Portugal frente aos EUA
Ângelo Girão, lenda do Sporting, defendeu a baliza de Portugal frente aos EUA

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de hóquei em patins defrontou na passada segunda-feira, dia 16 de setembro, uma partida frente aos EUA (10-2). O desempenho de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi essencial para a prestação da equipa, que viu no início da segunda parte as ‘pernas tremerem’, com os golos norte-americanos.


Os protagonistas da partida foram João Rodrigues, responsável por marcar quatro golos, e Gonçalo Alves, que marcou três. Mesmo assim, quem iniciou o marcador para a equipa das quinas foi Gonçalo Pinto, a quem no mesmo minuto se seguiu o jogador do Porto. O terceiro golo fez-se cinco minutos após, pela obra dos mesmos atletas.


Os dois golos de Alex Moyer, na baliza de Girão, reverteram o marcador aos cinco minutos da segunda parte, que ainda viu passar algum tempo antes duma nova reviravolta. Foi aos 37’ que Gonçalo Alves reverteu os números, somando três golos à equipa portuguesa. Quem fechou o marcador foi o capitão de equipa, João Rodrigues.


Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).

Portugal entra assim, no campeonato com uma vitória que vai além do expressivo, mas que deu a conhecer alguns problemas no contexto definido apenas para soluções. A próxima partida da equipa das quinas realiza-se esta terça-feira, dia 17 de setembro, pelas 17h30, frente à Angola. A exigência subirá gradualmente até quarta-feira, dia 18 do mesmo mês, onde defrontará a atual campeã do mundo, a Argentina.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting define objetivos para Edo Bosch em 2024/25
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting define objetivos para Edo Bosch em 2024/25

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas quer acabar com seca no Sporting que dura desde 2021
Modalidades

Exclusivo Leonino - Varandas quer acabar com seca no Sporting que dura desde 2021

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Sporting de olho em internacional português com 25 golos pela Seleção
Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting de olho em internacional português com 25 golos pela Seleção

 

Icon Comentário0