
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
David Moreira e Manuel Mendonça integraram, pela primeira vez, o habitual estágio do Sporting no Algarve, na expetativa de garantirem um lugar no plantel de Rui Borges. Apesar de o lateral já se ter estreado na equipa principal dos leões, no jogo que ditou a conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica, o médio espera pacientemente pela sua oportunidade. Os dois jovens aproveitaram o maior contacto com o plantel sénior para tecer elogios a companheiros de equipa.
David Moreira: "Tento sempre retirar dos mais velhos as coisas boas e as más"
"Olho sempre para os mais velhos. O Hjulmand e o Inácio são grandes exemplos e tento aprender ao máximo, não só com eles, mas com todos os jogadores que estão cá há mais tempo. Tento sempre retirar dos mais velhos as coisas boas e as más para continuar a aprender. O Maxi Araújo e o Matheus Reis são grandes jogadores e eu tento aprender tudo o que é possível com eles", começou por dizer o lateral de 21 anos, aos meios de comunicação do Clube.
Após fazer das palavras do companheiro as suas, Manuel Mendonça explicou o porquê de querer aprender com os mais velhos: “As coisas que fazem dão-nos outra maturidade pois são homens casados, pais de família e, para nós, os mais jovens, é muito importante aprender com eles. Eu gosto de tirar uma coisa vincada de cada jogador...por exemplo do Hjulmand a liderança que dá ao jogo e a confiança. Depois há o Pote que pode ser um jogador imprevisível. Eu gosto de tirar uma coisa de cada um e depois tento incutir isso em mim para me tornar um jogador mais completo".
Manuel Mendonça: "Desde pequenino que vinha ver a equipa do Sporting jogar no Estádio do Algarve"
"Este é um grande momento para mim. Desde pequenino que vinha ver a equipa do Sporting jogar no Estádio Algarve nas pré-épocas, e agora estar com eles é gratificante. Sei que tenho de continuar pois o processo é longo, e isto é só mais um passo na minha etapa. Eu só tenho de dar o melhor pois se não conseguir mostrar a mesma consistência vai ser mais difícil", continuou por dizer o médio de 20 anos, que renovou recentemente com o Clube de Alvalade.
David Moreira teve ainda tempo para falar do seu desenvolvimento em Alcochete, palavras que Manuel Mendonça acabou por corroborar: “O Sporting para mim é como a minha segunda casa, a minha família! É um amor que acredito que nunca vou perder. É inevitável quando se entra na Academia, pois dão-nos todas as possibilidades para sermos o que pretendemos ser. O Sporting está trabalhar muito bem na formação, pois 50% dos jogadores que estão na equipa principal hoje chegaram da formação. O facto de terem levado o Clube até onde está demonstra o grande trabalho realizado. Aos mais novos só posso dizer que nunca deixem de trabalhar"
Depois de abandonar o Clube de Alvalade, técnico português ainda continua a ter de lidar com algumas dores de cabeça nos red devils
|
Ruben Amorim - que está interessado em Morten Hjulmand - continua com alguns problemas de gestão no Manchester United, após André Onana lesionar-se durante a pré-época. O guarda-redes não vai alinhar nos próximos jogos que o conjunto britânico comandado pelo ex Sporting terá ainda em fase de preparação.
A informação está a a ser avançada pela BBC Sport, revelando que o guardião de 29 anos contraiu uma lesão muscular. Assim, o internacional camaronês prepara-se para falhar o jogo de preparação com o Leeds, que vai decorrer em Estocolmo, na Suécia, já no próximo sábado, dia 19 de julho.
A mesma fonte revela que André Onana vai falhar a digressão dos red devils pelos Estados Unidos da América, na qual estão agendados alguns particulares com West Ham, Bournemouth e Everton. Possivelmente, também se pode adicionar o jogo que encerra a pré-época do Manchester United frente à Fiorentina a 9 de agosto, já em Inglaterra.
Assim, Ruben Amorim só deve contar com o guardião para a primeira jornada da Premier League, que vai colocar Manchester United e Arsenal frente a frente em Old Trafford, no dia 17 de agosto. Até lá, André Onana terá de lutar contra o tempo e conseguir dar largos passos na recuperação.
Nas últimas duas temporadas, ao serviço do Manchester United, André Onana sofreu 148 golos. Ao somar estes números à lesão muscular que agora terá de enfrentar, Ruben Amorim pode estar a preparar-se para ir ao mercado buscar um novo guarda-redes para os red devils em 2025/26.
Associado a uma mudança para Alvalade, devido ao pouco tempo de jogo no Real Madrid, futuro do avançado brasileiro dá que falar
|
Endrick - associado ao Sporting neste mercado de verão - acarreta um forte de interesse do Newcastle e o clube já prepara uma oferta de 70 milhões de euros. O conjunto britânico, que pode estar prestes a perder Alexander Isak, compatriota de Viktor Gykeres, para o Liverpool, irá pagar ao Real Madrid mais do triplo do que os leões deram pelo sueco (20M fixos).
As informações foram avançadas pelo '90minbrasil', que deu nota da proposta de 70 milhões de euros que já está a ser preparada pelo Newcastle para enviar ao Real Madrid. Endrick parece ter perdido espaço no ataque dos merengues, depois de Gonzalo García acabar o Mundial de Clubes como melhor marcador da prova.
Apesar do desejo de Endrick passar por vingar pelos blancos, o craque brasileiro tem sido apontado a um futuro fora do clube espanhol. Um empréstimo ou uma venda talvez seja a melhor opção para o internacional canarinho, que apesar de mostrar bons desempenhos, pode perder tempo de jogo.
O Sporting, que já foi apontado como um dos interessados em contar com Endrick em 2025/26, podia ser uma boa oportunidade para o jogador mostrar o que vale num contexto favorável. No entanto, o Clube de Alvalade parece estar a avaliar outras opções para o ataque, como Luís Suárez, do Almería.
Em 2024/25, com a camisola do Real Madrid, Endrick, avaliado em 35 milhões de euros, disputou um total de 37 partidas. Ao longo dos somente 845 minutos em que foi utilizado por Carlo Ancelotti, o internacional brasileiro apontou sete golos e não registou qualquer assistência.
Após serem destaque no bicampeonato e dobradinha na temporada passada, atletas do Clube de Alvalade valorizaram-se no mercado de transferências
|
O CIES - Observatório do Futebol - garante que Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, Ousmane Diomande e Zeno Debast podem valer 230,6 milhões de euros ao Sporting de Frederico Varandas. O jovem ala já foi vendido ao Chelsea e o sueco está preso por 2,5M.
De acordo com a lista feita pelos espeialistas, o goleador máximo das duas últimas edições do Campeonato Nacional está na primeira posição, com um valor de venda expectável a rondar a casa dos 73 milhões de euros. O nórdico é seguido por Samu (Porto) na segunda posição com 70,3M e Geovany Quenda (62,2M) fecha o pódio de jogadores com maior valor de transferência estimado.
Já fora do top-3, mas ainda na primeira metade desta tabela estão dois nomes que compõem o plantel de Bruno Lage no Benfica, sendo eles o ponta-de-lança Vangelis Pavlidis com números de uma futura transferência apontados para os 58,7 milhões de euros e o defesa-central António Silva com 53,8M.
Os últimos cinco nomes que compõem esta tabela voltam a ter a presença de jogadores que estão ao serviço de Rui Borges em Alvalade. Na sexta posição está Rodrigo Mora (Porto) com um valor de transferência esperado a rondar os 51,4 milhões de euros.
Ousmane Diomande - que tem sido muito cobiçado na Premier League - com 49,7M, Anatoliy Trubin (Benfica) com 47,3M seguem-se na lista, com Tomás Araújo (Benfica) e Zeno Debast a fechar o conjunto, ambos com um valor estimado de 45,7 milhões de euros.
Confira, abaixo, a lista do CIES: