
João Duarte, Publisher do Leonino, esteve ontem (terça-feira) no podcast Sporting160, no qual falou sobre o novo projeto. Aos ouvintes, este responsável do jornal “onde o Sporting é notícia” esclareceu que “não estamos aqui para ser canal de comunicação de nenhuma direção nem de nenhuma oposição. No limite, somos um canal de comunicação do Sporting CP”.
Os clubes cada vez mais têm órgãos próprios, que “são por definição mais unidirecionais, e, nesse, sentido propagandísticos”, continuou João Duarte. Os presidentes e as direções utilizam maioritariamente estes canais para ter a mensagem mais controlada. “No Leonino isso não existe, há escrutínio, há perguntas mais incómodas. Não estamos aqui para defender A, B ou C”, explicou, concluindo que “como não temos nenhuma fação a apoiar-nos, não temos nenhum grupo de apoiantes natural. Mas não nos preocupa porque não é o nosso objetivo”.
Quando questionado sobre a escolha dos cronistas para o projeto, o publisher do Leonino detalhou as várias opções. “Escolhemos as pessoas por alguns critérios: convidámos uma pessoa da anterior direção, Carlos Vieira, uma pessoa que esteve no processo que levou à mudança de direção, Rita Garcia Pereira, uma pessoa da comissão de gestão, Diogo Leitão, e convidámos alguém da atual direção, que ainda não se concretizou”, o que revela a pluralidade do Leonino.
Para garantir a sustentabilidade, João Duarte defende que “o projeto é empresarial e editorial. É impossível ou muito difícil ter isenção, independência e rigor editorial sem ter sucesso empresarial. O projeto está financiado a três anos, e esperamos que em três anos seja autossustentável”.
Sobre a possível ligação a blogues, João Duarte ironizou que “quem inventou a história de sermos o mister do café foi uma fonte muito credível para todos nós Sportinguistas, que é o Hugo Gil. Depois foi potenciada pelo Luís Paixão Martins, que é o Hugo Gil do Sporting. Tentou ser o Hugo Gil durante um ano. Como foi já despedido por esta direção, acredito que não o tenha conseguido ser com sucesso”.
Pode ouvir o programa AQUI.









