
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
É um negócio praticamente fechado e que deve ser anunciado no próximo mês de novembro: Geny Catamo vai renovar contrato com o Sporting (Saiba mais AQUI). Ao que tudo indica, o internacional por Moçambique, que recentemente até marcou (Saiba mais AQUI), tem tudo acertado com Frederico Varandas para o prolongar do vínculo, que prevê um aumento salarial significativo.
“Catamo vai renovar o contrato que termina em 2025, ao que tudo indica acrescentando-lhe mais três anos, até 2028. O ordenado muito baixo que recebe vai ser aumentado para patamar mais perto dos 500 mil euros brutos anuais e a cláusula de rescisão mantém-se nos 60 milhões de euros”, escreve o jornal ‘A Bola’, na edição desta quarta-feira, 18 de outubro.
No regresso do Sporting à competição, diante do Olivais e Moscavide, em jogo válido para a terceiro eliminatória da Taça de Portugal, Geny Catamo deve ser titular e, desta feita, na frente de ataque, contrariamente ao que tem sucedido nos últimos encontros.
O moçambicano, de apenas 22 anos, tem sido uma surpresa muito agradável neste arranque de temporada, surpreendendo a equipa técnica, os reesposáveis da SAD e os próprios adeptos com as qualidades que tem demonstrado com regularidade.
Esta época, ao serviço do Clube de Alvalade, o atleta tem sido um verdadeiro ‘reforço’, contando já com 10 jogos disputados e 354 minutos somados, tendo feito um passe para o golo de Ousmane Diomande na vitória dos leões, por 3-0, diante do Moreirense.
Confira aqui os melhores momentos de Geny Catamo:
Leões tinham jogador bem referenciado, mas preço pedido pelo clube anterior não encaixava nas pretensões dos verdes e brancos
|
É oficial! Leonardo Lelo é reforço do Braga. António Salvador contratou o jogador a custo zero, com o lateral-esquerdo a deixar o Casa Pia após quatro temporadas de grande nível, que despertaram cobiça dos responsáveis do Sporting, que tinham o jovem bem referenciado.
"Serão sempre insuficientes as palavras que terei para expressar a minha gratidão por tudo aquilo que o Casa Pia fez por mim. Em 2021, quando aqui cheguei, não imaginava que pudesse trilhar um caminho tão bonito e repleto de histórias e êxitos para um dia mais tarde recordar", disse o defesa, nas suas redes sociais despedindo-se de Pina Manique.
O contrato de Leonardo Lelo no Braga será válido até 2029 e, de acordo com informação avançada pelo Zerozero, a cláusula de rescisão do internacional sub-21 por Portugal deverá ficar fixada no valor de 30 milhões de euros, apesar de não ter sido confirmado pelos Minhotos.
De recordar que, no verão passado, o Casa Pia deixou bem claro o que cada clube precisava de pagar para levar o jogador, com a SAD dos gansos a exigir 3,5 milhões de euros a qualquer dos interessados. O Sporting, liderado por Frederico Varandas, decidiu não avançar para a contratação do lateral, que sai agora a custo zero, visto que o contrato terminava no próximo mês de junho.
Em 2024/25, Leonardo Lelo – avaliado em 3,5 milhões de euros – realizou 33 jogos: 32 na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando um golo e cinco assistências ao longo de 2.896 minutos de utilização, confirmando ser peça importante do Casa Pia, que fez a melhor época de sempre no campeonato - veja AQUI a classificação final.
Equipa verde e branca já treinou no relvado do Jamor e técnico leonino falou com todos os jogadores do plantel antes da grande final da Taça de Portugal
|
Depois da conquista do bicampeonato, a equipa do Sporting está focada no triunfo na final da Taça de Portugal. Os festejos do título foram vividos com muita emoção pela equipa leonina, mas Rui Borges exige foco total no dérbi frente ao Benfica, no qual o Clube de Alvalade quer carimbar a conquista da dobradinha.
A formação verde e branca realizou, esta quarta-feira, no Jamor, mais um treino de preparação para o jogo decisivo da prova rainha e a mensagem de Rui Borges para os jogadores foi muito clara: ambição e seriedade a 100%. O objetivo é alcançar um feito que escapa ao Sporting desde 2001/02, numa temporada na qual os leões já conseguiram conquistar o bicampeonato que ‘fugia’ há 71 anos.
De resto, a equipa leonina quererá ‘vingar’ os desaires sofridos nas duas últimas finais que disputou. Na temporada passada, o Sporting foi derrotado pelo Porto (2-1, após prolongamento), no encontro decisivo da Taça de Portugal e, já em 2024/25, perdeu a final da Taça da Liga, no desempate por grandes penalidades, frente ao Benfica – próximo adversário dos verdes e brancos.
No que diz respeito às opções para o dérbi, Rui Borges tem dúvidas relativamente a duas posições do onze leonino. No eixo defensivo, Ousmane Diomande está a contas com uma lesão no joelho esquerdo, sofrida no jogo frente ao Vitória de Guimarães, e falhou mesmo o treino realizado esta quarta-feira, no Jamor. Confirmando-se a baixa do central internacional costa-marfinense, o treinador dos verdes e brancos deverá lançar Jeremiah St. Juste no onze.
Já no meio campo, é esperado o regresso de Morten Hjulmand às escolhas iniciais de Rui Borges. O internacional dinamarquês cumpriu castigo, no encontro frente ao Vitória de Guimarães, e deverá reassumir o lugar no setor intermédio da equipa do Sporting. O ‘sacrificado’ poderá ser Hidemasa Morita, tendo em conta que o médio tem sofrido dores musculares nos últimos tempos e a sua condição física ainda não está a 100%.
Há novas informações sobre o jogo decisivo da prova rainha, destinadas aos adeptos do Clube de Alvalade que se vão deslocar ao Jamor
|
Sporting e Benfica vão disputar a final da Taça de Portugal, a partir das 17h15 do próximo domingo, no Jamor. Nos últimos dias, as autoridades divulgaram um conjunto de informações e alertas importantes, que os adeptos do Clube de Alvalade que planeiam deslocar-se ao Estádio Nacional devem ter em conta.
Desde logo, ao contrário do que se verificou em anos anteriores, a Polícia de Segurança Pública proíbe a realização dos tradicionais acampamentos na mata do Jamor, na véspera do jogo. O acesso à zona apenas será permitido a partir das 06h00 de domingo, sendo esperados os habituais piqueniques e atividades em família, nas horas que antecedem o dérbi.
No que diz respeito ao acesso ao Estádio do Jamor, as autoridades esclarecem que os adeptos do Sporting devem concentrar-se no lado sul, chegando através da CREL, utilizando o Parque 1. As portas do recinto vão abrir às 14h15 e é recomendada a chegada com a maior antecedência possível, uma vez que vão ser realizadas revistas minuciosas a todos os espectadores.
Nas imediações do Estádio do Jamor, serão instaladas casas de banho portáteis, zonas de restauração e cacifos destinados à guarda de objetos que não possam entrar no recinto. Vale ainda sublinhar que a CP reforçará a oferta de comboios na Linha de Cascais, atendendo à esperada afluência de adeptos que se deslocarão de transportes públicos.
De resto, as autoridades deixam também um aviso relativamente ao calor que se prevê para domingo, sendo esperada uma temperatura máxima de 26 graus. Neste sentido, e tendo em conta a forte exposição solar a que os adeptos vão estar sujeitos nas bancadas do Jamor, é recomendada a utilização de protetor solar e chapéu, bem como o consumo abundante de água.