Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

Estrela do Sporting destrói esperanças de Portugal no Mundial com golo a 12 segundos do fim

Jogador de especial relevância no plantel verde e branco trocou as voltas à seleção nacional, que irá agora enfrentar a França na próxima fase da prova

Nolito Romero, hoquista do Sporting, atira Portugal para o caminho da França
Nolito Romero, hoquista do Sporting, atira Portugal para o caminho da França

  |

Icon Comentário0

No final da tarde da passada quarta-feira jogou-se o último encontro da fase de grupos do Campeonato mundial de Hóquei em Patins. A partida entre Portugal e Argentina, terminou empatada (4-4), com Nolito Romero, 'camisola 99' do Sporting a destruir a esperança lusa.


O jogo que teve lugar em Itália, no Pala Igor Gorgonzola, foi disputado por ambas as equipas. Portugal começou em vantagem no marcador, com golos marcados por Gonçalo Pinto e Hélder Nunes. Os sul-americanos reduziram e Portugal fez o 3-1, mas a formação adversária chegou ao embate.


Já se jogava a segunda parte e os comandados de Paulo Freitas tentaram desfazer a igualdade, para conseguirem defrontar Andorra nos quartos-de-final. Nos últimos cinco minutos, o marcador sorriu para Portugal, Rafa recuperou a bola e seguiu direto à baliza do adversário, fazendo o 4-3.


Nos últimos 12 segundos, o  Nolito, trocou as voltas à seleção nacional. Com um disparo distante da baliza, o hoquista do Sporting fez o empate que tirou Portugal da lista de adversários de Andorra enfrentando agora, por consequência, a França.

O empate de Nolito Romero permitiu que Portugal e a Argentina ficassem igualados no seu grupo, com o mesmo número de pontos, mas com uma desvantagem de golos por parte da seleção das Quinas. Portugal cai agora para o grupo dos terceiros e defrontará a seleção francesa, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro às 14h45. Já a seleção Argentina, medirá forças com Andorra.



Modalidades

Lenda do Sporting é um dos responsáveis pela vitória da Seleção Nacional no Mundial

Portugal estreou-se na competição esta segunda-feira, dia 16 de setembro, com um nome dos leões em destaque

Ângelo Girão, lenda do Sporting, defendeu a baliza de Portugal frente aos EUA
Ângelo Girão, lenda do Sporting, defendeu a baliza de Portugal frente aos EUA

  |

Icon Comentário0

A Seleção Nacional de hóquei em patins defrontou na passada segunda-feira, dia 16 de setembro, uma partida frente aos EUA (10-2). O desempenho de Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi essencial para a prestação da equipa, que viu no início da segunda parte as ‘pernas tremerem’, com os golos norte-americanos.


Os protagonistas da partida foram João Rodrigues, responsável por marcar quatro golos, e Gonçalo Alves, que marcou três. Mesmo assim, quem iniciou o marcador para a equipa das quinas foi Gonçalo Pinto, a quem no mesmo minuto se seguiu o jogador do Porto. O terceiro golo fez-se cinco minutos após, pela obra dos mesmos atletas.


Os dois golos de Alex Moyer, na baliza de Girão, reverteram o marcador aos cinco minutos da segunda parte, que ainda viu passar algum tempo antes duma nova reviravolta. Foi aos 37’ que Gonçalo Alves reverteu os números, somando três golos à equipa portuguesa. Quem fechou o marcador foi o capitão de equipa, João Rodrigues.


Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).

Portugal entra assim, no campeonato com uma vitória que vai além do expressivo, mas que deu a conhecer alguns problemas no contexto definido apenas para soluções. A próxima partida da equipa das quinas realiza-se esta terça-feira, dia 17 de setembro, pelas 17h30, frente à Angola. A exigência subirá gradualmente até quarta-feira, dia 18 do mesmo mês, onde defrontará a atual campeã do mundo, a Argentina.



Modalidades

“Uma boa dor de cabeça” – Técnico que brilhou no Sporting com escolha complicada para tomar na Seleção

Técnico começou a preparação da equipa para o Mundial, que decorrerá entre 16 e 22 de setembro, em Novara, Itália

Ex Sporting comenta dificuldade na elaboração da convocatória
Ex Sporting comenta dificuldade na elaboração da convocatória

  |

Icon Comentário0

Após uma caminhada de sucesso no Sporting, Paulo Freitas é o atual selecionador nacional de Hóquei em Patins. No bolso tem a conquista de duas Champions pelo emblema verde e branco e o segundo lugar na Taça das Nações por Portugal, o técnico prepara agora a equipa para o Mundial, e não deixa de lado o eventual duelo que existe na baliza de Portugal entre Ângelo Girão e Xano Edo.


O selecionador esteve à conversa com o jornal Record e comentou a preparação da sua equipa: “As coisas estão a correr bem. Nós tivemos o cuidado de reunir com os atletas, de passar um conjunto de informações, de prescrever uma série de unidades de treino para que eles pudessem chegar em condições físicas que nos permitisse começar do patamar que nós entendíamos que deveríamos começar”, começou por dizer.


Questionado sobre a correlação entre a lenda do Sporting, Ângelo Girão, e a estrela em ascensão, Xano Edu, na baliza nacional, o técnico comentou: "Tenho dois guarda-redes de grande nível, em patamares de experiência diferentes, por força da idade. O Girão com mais idade do que o Xano, mas, acima de tudo, dois atletas que me podem dar total resposta àquilo que serão as necessidades da competição. Portanto, estamos muito tranquilos relativamente a isso".


"Eles estão a trabalhar muitíssimo bem. Eles formam uma dupla muito consistente e têm ali algumas dinâmicas próprias… o facto do Girão ser mais velho, o facto do Xano ser mais novo. Mas há uma coisa que é transversal aos dois, que é a enorme qualidade que têm. Estou muito satisfeito com isso. Como se costuma dizer, é sempre uma dor de cabeça saudável, porque quando existe qualidade é bem melhor", acrescentou.

O selecionador falou ainda acerca da dificuldade em escolher apenas 10 jogadores para as convocatórias do mundial: “Foi difícil porque eu acho que há outros atletas também que poderiam perfeitamente estar aqui, mas foi uma decisão em consciência. As decisões nunca são tomadas contra ninguém, as decisões são sempre tomadas a favor de alguma coisa", concluiu.




Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

Novidade foi divulgada na manhã desta sexta-feira, dia 5 de julho

Atletas do Sporting foram convocados para representar as suas seleções no Mundial de 2026
Atletas do Sporting foram convocados para representar as suas seleções no Mundial de 2026

  |

Icon Comentário0

A página oficial do Sporting na rede social X (antigo Twitter) divulgou excelentes notícias para alguns leões da equipa de hóquei em patins: Matías Platero, Nolito Romero e Facundo Bridge foram convocados para representar a Seleção da Argentina no Campeonato Mundial de 2024, em Novara, de 6 a 22 de setembro. 


Vale salientar que os três jogadores fizeram magia nos patins nesta última época ao serviço do Sporting e foram peças-chave na conquista da Liga dos Campeões da modalidade. Se bem se lembra, a equipa de hóquei dos leões venceu no dia 12 maio a Oliveirense, por, 2-1, tendo-se sagrado campeões. 


Em duelo disputado no Pavilhão Rosa Mota, situado no Porto, os verdes e brancos e a turma de Oliveira de Azeméis protagonizaram um autêntico espetáculo de hóquei, com a partida caracterizada por muita corrida e grandes oportunidades para ambas as partes. Contudo, quem acabou por sorrir foi mesmo o Sporting, com os leões de Alejandro Domínguez a escreverem o seu nome na história do Clube de Alvalade. 


Apesar desta vitória, internamente a equipa de hóquei do Sporting disse um triste adeus a um dos elementos fundamentais para a conquista deste título internacional: o treinador Alejandro Martínez despediu-se oficialmente do Clube de Alvalade no final do mês de junho. No entanto, os verdes e brancos já têm um sucessor e será Edo Bosch quem assumirá o cargo de técnico principal, com os responsáveis leoninos a baterem a cláusula de rescisão do espanhol, junto da Oliveirense. 

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Matías Platero participou num total de 40 jogos, tendo conseguido realizar cerca de oito remates certeiros. Já no caso de Nolito Romero, o médio contou 43 jogos, nos quais concretizou 38 remates. Por fim, Facundo Bridge, na sua primeira época com a camisola dos leões, marcou presença em 42 partidas, com 20 golos marcados. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Guarda-redes do Sporting toma decisão drástica e renuncia à Seleção: "Preciso de tempo para a família"
Modalidades

Guarda-redes do Sporting toma decisão drástica e renuncia à Seleção: "Preciso de tempo para a família"

 

Icon Comentário0
OFICIAL! BENFICA RENOVA COM ATACANTE QUE MARCOU 112 GOLOS PELO SPORTING
Modalidades

OFICIAL! BENFICA RENOVA COM ATACANTE QUE MARCOU 112 GOLOS PELO SPORTING

 

Icon Comentário0
SPORTING PREPARA JOGO FRENTE AO BRAGA: NOVO TREINADOR JÁ ASSUMIU COMANDO
Modalidades

SPORTING PREPARA JOGO FRENTE AO BRAGA: NOVO TREINADOR JÁ ASSUMIU COMANDO

 

Icon Comentário0