
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A nomeação de Cláudio Pereira para arbitrar o Santa Clara-Sporting continua a dar que falar. O juiz da Associação de Futebol de Aveiro dirigiu o jogo da primeira volta do campeonato entre leões e açorianos – que a equipa insular venceu por 1-0, em Alvalade - e a sua atuação foi alvo de muitas críticas por parte dos responsáveis dos verdes e brancos. Jaime Marta Soares, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade, espera que a arbitragem não tenha influência no resultado do encontro da 29ª jornada da primeira liga.
"Não podemos antecipar efetivamente cenários. Vamos aguardar pela forma como decorre a arbitragem, sabendo que o Sporting entra em campo para jogar jogo pelo jogo e para ganhar. Há que ignorar, porque não pode efetivamente o árbitro chegar ao limite de querer prejudicar intencionalmente o Sporting. Não acredito que isso seja possível. Esperamos que o Sporting ganhe o jogo com a sua força e acaba-se logo com a celeuma em torno da arbitragem", começou por afirmar o antigo dirigente do Sporting, em declarações ao jornal Record.
Jaime Marta Soares deixou ainda críticas ao comportamento de alguns dirigentes que tentam desestabilizar os adversários e os próprios árbitros: "Esta reta final dependerá muito do que cada equipa fizer. Essas jogadas baixas e rasteiras que estão a ser utilizadas pelos principais clubes portugueses acho que não dignifica ninguém. E a arbitragem tem de, efetivamente, fazer tudo ao seu alcance para não dar razão a este tipo de polémicas. A arbitragem está muito na base disso, mas esse tipo de jogadas rasteiras só prejudica. Porque ninguém tem a ganhar com isso e perde o futebol português, perde a dignidade. Penso que esse caminho dos clubes grandes portugueses, principalmente dos dirigentes, está completamente errado".
Sobre a luta pela conquista do campeonato, o ex-dirigente de 82 anos admite que o recente empate frente ao Braga (1-1) foi negativo para o Sporting, mas não compromete a conquista do título: "Todos os jogos agora são finais. O Sporting tem de ir para a final para ganhar sempre, não pode desperdiçar. Aquele erro de lesa-pátria contra o Braga tem efetivamente responsáveis e não se pode repetir, porque daqui até ao lavar dos cestos ainda é vindima. Temos de acreditar sempre e eu acredito no Sporting”.
A terminar, Jaime Marta Soares garante que acredita que o Sporting vai conseguir conquistar o bicampeonato: "Com tantos anos de sofrimento, nunca atiro a toalha ao chão. Nunca o faria em relação ao meu Sporting. Acredito até ao último minuto e segundo que o Sporting vai ser campeão".
Antigo técnico dos leões é um nome que interessa aos responsáveis dos Red Devils para solucionar uma eventual saída do atual timoneiro de Old Trafford
|
Marco Silva tem sido apontado com insistência ao comando técnico dos clubes grandes de Inglaterra. A cumprir a quarta temporada no Fulham, o ex-treinador do Sporting é um dos nomes falados, por exemplo, para uma eventual sucessão de Ruben Amorim no Manchester United. Ainda assim, o técnico garante que o seu foco está na equipa que atualmente orienta.
"Não me cabe falar sobre isso. O meu foco está, verdadeiramente, no meu trabalho, naquilo que consigo controlar. Aquilo que consigo controlar é a maneira como a minha equipa vai jogar. É a filosofia que quero na equipa", afirmou Marco Silva, numa entrevista à Sky Sports. Em Inglaterra, noticia-se que o técnico está também na lista dos responsáveis do Tottenham para suceder a Ange Postecoglou ao leme dos spurs.
O treinador de 47 anos – que foi muito elogiado pelo avançado inglês Troy Deeney – acrescentou que o mais importante para si é a evolução da sua equipa: "Foco-me na identidade que tento sempre que os meus jogadores tenham, em torná-los melhores, individual e coletivamente, em tornar o clube melhor, todas as semanas, todos os meses, todas as temporadas. Isso é o principal, para mim",
Ao serviço do Fulham desde 2021, Marco Silva já orientou a equipa londrina em 177 jogos, tendo o registo de 79 vitórias, 40 empates e 58 derrotas. Logo na temporada de estreia, em 2021/22, guiou a formação inglesa à conquista do Championship - a segunda divisão – e, nas últimas três épocas, tem feito campanhas tranquilas na Premier League. Recorde-se que, em Inglaterra, o técnico português também já orientou Hull City, Watford e Everton.
Pelo Sporting, Marco Silva somou 31 triunfos, 15 empates e sete desaires, em 53 encontros realizados na temporada 2014/15. Nesse ano, conquistou a Taça de Portugal, numa final ganha ao Braga, de Sérgio Conceição, no desempate por grandes penalidades, no Jamor.
Vitória do emblema verde e branco foi insuficiente para impedir eterno rival encarnado de voltar a vencer Campeonato, a duas jornadas do fim
|
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu, este sábado, dia 12 de abril, frente ao Clube de Albergaria (X-X), em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga BPI. Apesar do triunfo, o Benfica também venceu e sagrou-se pentacampeão nacional, após triunfo diante do Valadares Gaia (3-0).
Em duelo disputado no Estádio do Mergulhão, em Oliveira de Azeméis, as leoas entraram melhor e chegaram ao primeiro aos nove minutos. Beatriz Fonseca assistiu Madison Haugen. Pouco depois, Ana Capeta fez o segundo com um bom remate sem hipóteses para a guardiã adversária. Maísa Correia fez o 3-0 aos 27', após excelente assistência de Cláudia Neto.
No segundo tempo, o Clube de Alvalade voltou a marcar logo aos 49', com o bis de Ana Capeta. Quatro minutos depois, Maísa Correia também bisou e fez o quinto para as verdes e brancas. Beatriz Fonseca, aos 88', fechou as contas em 6-0, mas as leoas viram o eterno rival voltar a vencer a Liga BPI.
Com este vitória – a 24.ª em 34 jogos na presente temporada –, as comandadas por Micael Sequeira estão na segunda posição do Campeonato Nacional com 48 pontos. O Benfica já não sai do primeiro lugar da tabela classificativa e soma agora 56 pontos. O Braga é terceiro (41, mas tem menos um jogo).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no domingo, dia 4 de maio, frente ao Braga. O encontro diante da turma orientada por Miguel Santos - a contar para a 21.ª jornada da Liga - está marcado para as 11h00, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete. Recentemente, a team manager do Clube anunciou a saída nas redes sociais.
Antigo futebolista do Clube de Alvalade concedeu entrevista ao nosso Jornal, onde diz acreditar que pupilos de Rui Borges vão recuperar desvantagem para o rival
|
Luís Loureiro, ex futebolista do Sporting - que marcou ao Benfica na vitória dos leões no dérbi da terceira jornada da temporada de 2005/06 (2-1) - concedeu uma entrevista ao nosso Jornal e, entre vários temas abordados, o antigo médio abordou o futuro de Viktor Gyokeres e referiu que os leões ainda podem ser campeões, apesar de reconhecer que Rui Borges possa ter sido demasiado duro com Conrad Harder.
"O Sporting só depende de si"
“Sporting tem condições para ser campeão porque neste momento, independentemente daquilo que foi o deslize em casa com o Braga, o Sporting só depende de si. Tem a desvantagem de dois pontos para com o Benfica, ainda vai jogar na Luz e, a partir daí, está tudo em aberto, ainda há muito jogo até ao final do campeonato”, afirmou, confiante na luta até ao fim.
Sobre Viktor Gyokeres, um dos jogadores mais cobiçados da atualidade, Loureiro não hesita: “Isso já é uma questão mais financeira do que desportiva. A nível desportivo, o Gyokeres é o jogador que tem mais influência sobre o Sporting. Obviamente que é um jogador muito apetecível por muitos clubes, mas será sempre uma decisão do Clube".
"Não há nenhum jogador que goste de ser criticado em público"
O antigo médio comentou ainda a recente polémica com o treinador Rui Borges e as críticas públicas a Conrad Harder: “Qualquer jogador, independentemente da idade, porque o Harder é um jovem e, pelas características do jogador, deixa tudo em campo. Não há nenhum jogador que goste de ser criticado em público. Na minha opinião, se o fizesse internamente, teria mais benefícios, mas é apenas uma polémica e ele sabe o que é que terá a fazer", respondeu.
Por fim, deixou palavras emocionadas sobre Aurélio Pereira, uma das figuras maiores da história do Sporting: "Uma figura carismática do universo leonino e do Sporting. Foi uma grande perda para aquilo que é a instituição Sporting.”. Aurélio Pereira faleceu aos 77 anos. Recorde as palavras do presidente do Sporting, Frederico Varandas em memória do 'Senhor Formação'.