
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Palmeiras, de Abel Ferreira, venceu o São Paulo, por 1-0, em encontro válido para a oitava jornada do Brasileirão. Vítor Roque, avançado que recusou rumar ao Sporting no verão de 2024, fez, aos 90+5', o único golo do encontro e levou a Arena Barueri à loucura.
A jogar em casa e dado como favorito, o verdão dominou praticamente todo o encontro, apesar de o adversário também ter ameaçado a baliza de Weverton. Ao intervalo, o São Paulo tinha apenas dois remates e sem chances criadas para faturar.
O segundo tempo teve grandes emoções, com a primeira a ocorrer ao minuto 62'. Abel protestou a decisão do árbitro em não amarelar um jogador do São Paulo e, percebendo que seria expulso, correu para os balneários antes de ver o cartão vermelho. Quando tudo parecia encaminhado para o empate, o antigo alvo do Sporting conseguiu, aos 90+5', fazer o golo da vitória, que permitiu ao Palmeiras segurar a liderança do campeonato
O jogador brilhou no Brasileirão, pelo Athletico Paranaense, valendo-lhe uma mudança para o Barcelona. Na Catalunha, nunca conseguiu deixar a sua marca, sendo colocado na lista de transferências. No verão de 2024, o Sporting tentou a sua contratação, mas o avançado recusou e acabou por rumar ao Bétis.
Em Sevilha, Roque fez sete golos em 33 jogos e Abel Ferreira contratou-o em definitivo ao Barcelona por 25 milhões de euros. O Sporting, depois da nega do brasileiro, viria a avançar por Conrad Harder, que tem sido habitual suplente de Viktor Gyokeres.
Leões dependem apenas de si mesmos para vencer o campeonato, tendo de replicar o resultado que o Benfica conquistar diante do Braga
|
A última jornada da Liga Portugal Betclic promete emoções fortes em Alvalade e não apenas pela luta pelo título. Do outro lado estará um Vitória Guimarães motivado e ferido no orgulho. A saída de Rui Borges no final de dezembro, rumo ao Sporting, deixou marcas profundas no clube Minhoto. A transferência, selada por 4 milhões de euros, não caiu bem internamente, entre adeptos nem na direção liderada por António Miguel Cardoso.
O jogo ganha contornos ainda mais delicados pelo facto de os Minhotos ainda não terem assegurado o quinto lugar, após terem perdido com o Farense, por 2-1 em, casa. E como Rui Borges fez questão de sublinhar após o dérbi da Luz, o Vitória de Guimarães parece estar a guardar todas as forças para o duelo com os leões: “Vi jogadores do a levar o quinto amarelo para não jogarem este fim de semana e jogarem contra o Sporting”.
Além do desgaste emocional entre treinador e ex-clube, também as relações institucionais entre Sporting e Vitória de Guimarães já conheceram melhores dias. A tentativa falhada de contratar Alberto Costa em janeiro aumentou o fosso entre os emblemas, deixando um amargo de boca no D. Afonso Henriques. O reencontro entre Rui Borges e a sua antiga casa está assim envolto em tensão, e poderá ser decisivo para a festa.
Rui Borges, que assumiu o comando dos leões após a curta passagem de João Pereira, tem sido peça-chave na recuperação desportiva do Sporting. A estreia no dérbi com o Benfica (vitória dos leões por 1-0) mostrou um treinador determinado a marcar uma nova era em Alvalade. No entanto, é agora ao reencontrar o seu antigo clube, no jogo mais decisivo da temporada, que terá de provar que está à altura da pressão.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Luís Freire, tem pontapé de saída marcado para as 18h00 e joga-se no Estádio José Alvalade e o adversário tem motivação monetária do Benfica para travar os verdes e brancos.
Futebolista do Milan está na agenda do diretor desportivo há alguns anos, mas Clube de Alvalade falhou a contratação no verão de 2023
|
O Manchester City equaciona a contratação de Tijjani Reijnders, médio do Milan de Sérgio Conceição. Hugo Viana, novo diretor desportivo dos ingleses, vê com bons olhos a chegada do internacional neerlandês, que já cobiça desde os tempos em que estava no Sporting.
Segundo informação avançada pelo The Telegraph, os citizens podem apresentar uma proposta superior a 67 milhões de euros ao emblema rossonero, tornando Reijnders a venda mais cara da história do Milan, superando Kaká, que rumou ao Real Madrid em 2009/10 pelo valor mencionado.
A mesma fonte adiante que, além de Reijnders, Hugo Viana está atento a Morgan Gibbs-White, que tem brilhado ao serviço do Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo. O internacional inglês destacou-se pelos tricky trees e poderá juntar-se aos comandados de Pep Guardiola - que poderá deixar o clube.
O interesse de Hugo Viana em Tijjani Reijnders é já antigo, com o Sporting a tentar a contratação do jogador, quando ainda atuava pelo AZ Alkmaar. No entanto, acabou por rumar a San Siro, no verão de 2023, por uma verba a rondar os 20,5 milhões de euros.
Tijjani Reijnders - avaliado em 50 milhões de euros - participou em 51 dos 52 jogos oficiais do Milan esta temporada. No total, o médio foi aposta durante 4.321 minutos, nos quais conseguiu contribuir com 15 golos e cinco assistências para os companheiros de equipa.
Antigo treinador dos verdes e brancos aborda momento delicado dos red devils na Premier League e não descarta despedimento
|
O Manchester United voltou a perder na Premier League, ao sair derrotado da receção ao West Ham, por 2-0. No final do encontro, Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, abriu espaço a uma possível saída, caso não consiga dar a volta à situação difícil dos red devils no campeonato.
"Não quero falar dos jogadores. Estou a falar de mim e da cultura do clube e da equipa. Tenho essa sensação. Temos de mudar isso, e temos de ser muito fortes e corajosos, no verão, porque não podemos ter outra temporada como esta", disse, citado pelo The Sun.
"Se não dermos a volta à situação, temos de dar espaço a outras pessoas"
Amorim garantiu que "se esta sensação continuar", a equipa técnica terá de "dar espaço a outras pessoas", augurando uma possível saída. "É um grande problema que temos, aqui, no clube. É um momento decisivo na história do clube. Temos de lidar com isso. Estamos a perder a sensação de que somos um clube enorme".
Para terminar, o ex Sporting garantiu que os red devils sentem "que já não é muito preocupante perder em casa" e que não têm "esse medo, e isso é o mais perigoso que pode haver, num grande clube". "Penso que é uma preocupação. Não é culpa dos jogadores. É minha culpa, eu sou o responsável".
O emblema de Old Trafford vira agora atenções para o encontro da jornada 37 da Premier League. O duelo diante do Chelsea, de Enzo Maresca, está agendado para a próxima sexta-feira, dia 16 de maio, e tem pontapé de saída marcado para 20h15, em Stamford Bridge.