
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Marco Silva, ex-treinador do Sporting, surge como um dos principais candidatos a substituir Ange Postecoglou no Tottenham, após uma temporada desastrosa dos Spurs na Premier League. O clube londrino ocupa um preocupante 16.º lugar na competição, o que praticamente selou a saída do australiano, que está no comando da equipa desde o início da época passada.
Embora o Tottenham ainda esteja nas meias-finais da UEFA Europa League, enfrentando o Bodo/Glimt, da Noruega, a possível conquista do troféu europeu não será suficiente para salvar Postecoglou, de acordo com informações do The Telegraph. O presidente do clube, Daniel Levy, já tomou a decisão de despedir o treinador australiano, que tinha contrato até 2027.
Marco Silva, atual técnico do Fulham, é visto como um dos favoritos para suceder ao australiano. O português, que fez uma excelente passagem pelo Sporting, onde deixou uma forte impressão, tem sido elogiado pela sua abordagem táctil e pela evolução que trouxe ao Fulham desde a sua chegada. O seu nome é apontado como uma escolha natural para um clube ambicioso como o Tottenham, que procura recuperar a sua identidade e ambição.
Juntamente com Andoni Iraola, do Bournemouth, Silva é um dos candidatos de topo. A sua experiência na Premier League, associada ao seu trabalho anterior em Portugal, coloca-o como uma opção forte para assumir o comando do Tottenham e tentar devolver a equipa ao topo da Premier League.
É de recordar que Marco Silva foi treinador do clube de Alvalade apenas por uma época, na temporada de 2014/15 depois de ter liderado o Estoril por três anos. O técnico português conseguiu em 53 partidas, 31 vitórias com o emblema do leão. Nessa mesma época, o Sporting conquistou ainda a Taça de Portugal e ficou em 3º lugar no campeonato português. O próximo jogo dos leões é frente ao Boavista, que anunciou os últimos bilhetes para o duelo no Bessa.
Leões enfrentam turma comandada espanhola esta sexta-feira, dia 25 de julho, em partida de apresentação aos Sócios e adeptos
|
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 25 de julho, frente ao Villarreal, em jogo válido para o Troféu Cinco Violinos. O duelo que marca o último jogo de preparação dos leões tem pontapé de saída marcado para as 19h30, no Estádio Nacional do Jamor.
Rui Silva, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand e Matheus Reis; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Conrad Harder. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante da formação encarnada.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca para a temporada que se avizinha, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa também mantém a sua lógica, com Ousmane Diomande a ocupar o seu lugar, após ter terminado a época com uma lesão. Eduardo Quaresma é central pela direita e Gonçalo Inácio atua na esquerda.
No miolo, Morita faz dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo ocupa a ala-direita, com Matheus Reis no corredor contrário, uma vez que Maxi Araújo se encontra lesionado. No ataque, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Conrad Harder formam o novo trio, após a saída de Viktor Gyokeres.
Este é o derradeiro teste da equipa de Rui Borges antes do arranque oficial da temporada 2025/26, a 31 de agosto, frente ao Benfica. Leões e águias vão medir forças no primeiro jogo da época, válido para a Supertaça Cândido Oliveira, no Algarve.
Informações: Sexta-feira – 25 de julho – 19h30 – Estádio Nacional do Jamor
Transmissão: Sport TV
Quem está fora: Maxi Araújo, Daniel Bragança e Nuno Santos (lesões).
Dúvidas: Ninguém.
Guarda-redes uruguaio vai ser reforço do Torino e deixar Alvalade, num negócio fechado por uma verba que ronda os 4,5 milhões de euros
|
Franco Israel já se encontra em Itália para ser apresentado pelo Torino, algo que deverá acontecer no decorrer das próximas horas. De saída do Sporting, quem acredita que o internacional uruguaio vai brilhar na Serie A é Lamberto Zauli, técnico italiano que orientou o guardião na formação da Juventus.
Franco Israel de saída do Sporting? "Torino fez uma grande jogada"
"O Torino fez uma grande jogada com a aquisição de Franco Israel. Estamos a falar de um guarda-redes forte, com muito para evoluir e, acima de tudo, com uma grande personalidade. Essas qualidades são realmente importantes para a posição dele. Arrisco-me: ele terá um grande futuro", começou por dizer, em declarações ao Tuttosport.
De seguida, o técnico deixou elogios a Israel, além de acreditar que este vai tomar facilmente o seu lugar: "Pronto para substituir Vanja Milinkovic-Savic? Eu diria que sim. O Franco teve uma ótima trajetória nos últimos anos, destacando-se num grande clube como o Sporting. A sua experiência em Portugal certamente que o enriqueceu e o tornou ainda mais completo do que era comigo na Juventus sub-23, onde já havia demonstrado qualidades notáveis".
Mentalidade de Franco Israel? "Nunca sentiu que tinha chegado ao topo"
Por fim, Zauli mostrou como a postura do guarda-redes tem sido fulcral no seu trajeto: "Um rapaz muito bom, com a mentalidade certa para alcançar grandes alturas. Um daqueles jogadores que nunca sentiu que tinha chegado ao topo. Na verdade, ele trabalhava duro todos os dias para crescer e melhorar. Às vezes, em grandes clubes, o risco é que, após o sucesso inicial, os jogadores se tornem complacentes e sintam que já chegaram antes mesmo de saírem. O Franco, por outro lado, sempre elevou o nível. No balneário, ele sempre foi muito educado com todos. Pode parecer óbvio, mas essa atitude dele deve ser enfatizada", finalizou.
Franco Israel vai assinar com o Torino num negócio na ordem dos 4,5 milhões de euros. O jogador acabou por se tornar a segunda opção do plantel do Sporting após a chegada de Rui Silva, durante a última temporada. Em sentido contrário, João Virgínia chegará a Alvalade para ocupar a sua vaga.
Internacional português é um dos pedidos de Rui Borges aos responsáveis verdes e brancos para reforçar a equipa para 2025/26
|
Jota Silva continua a ser uma opção analisada pelo Sporting. No entanto, os leões pretendem garantir os seus serviços com um empréstimo, mas o Nottingham Forest está decidido a vender, com o objetivo de encaixar alguns milhões com a venda do internacional português.
O antigo jogador do Vitória de Guimarães é um pedido de Rui Borges à estrutura leonina e, por esta altura, a alternativa mais favorável ao Clube de Alvalade seria mesmo uma cedência, podendo exercer a cláusula de opção de compra no final da temporada. No entanto, esta opção não parece viável.
Segundo informações do jornal Record, na sua edição desta sexta-feira, 25 de julho, o emblema da Premier League está disposto a negociar Jota Silva, mas a intenção é mesmo fazê-lo em definitivo. Para já, o Nottingham sabe do interesse do Sporting, mas vão optar por esperar por propostas pelo jogador até ao final do mercado.
Posto isto, o Sporting não pretende sair de cena, pelo menos para já. O preço do futebolista português está nos 15 milhões de euros, mas é possível que os ingleses baixem esse valor, uma vez que pretendem recuperar parte do investimento feito em Jota Silva aquando da sua contratação (7M + objetivos), mas tentar rentabilizá-lo.
Jota Silva – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 37 encontros, ao serviço do Nottingham Forest: 31 na Premier League, cinco na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga inglesa. Raramente opção inicial em Inglaterra, o extremo marcou quatro golos e fez duas assistências, nos 1.098 minutos em que esteve em campo.