
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de perder Allan e Erick Pulgar para a partida contra a Liga de Quito, para a Libertadores, ambos com lesões no músculo posterior da coxa direita, o Flamengo também não terá à disposição Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting, que ainda não recuperou de um edema ósseo na coxa direita.
Uma das principais peças do setor ofensivo rubro-negro sentiu um problema na partida contra o Botafogo-PB, em jogo da primeira mão da terceira fase da Copa do Brasil. Desde então, fez trabalhos de recuperação e ficou fora da lista de convocados nos últimos três jogos da equipa.
Sem o equatoriano, o quarteto ofensivo do Flamengo deve ser formado por Arrascaeta, Pedro e Michael. O último disputa a titularidade com Everton Cebolinha, que voltou a ser chamado no último jogo após ficar livre de uma lesão muscular no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo.
Ó Flamengo terá pela frente a turma equatoriana, nesta madrugada de sexta-feira, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da competição internacional. Os brasileiros precisam de vencer para se manterem vivos no principal torneio do futebol sul-americano. O duelo acontecerá no Maracanã, às 01h30.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Ruben Amorim (que está em risco no Man United) muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
Jogador imprescindível para o Clube de Alvalade é um dos ativos mais cobiçados do mercado e permanência nos leões parece ser improvável
|
O Arsenal está muito próximo de conseguir assegurar a contratação de Viktor Gyokeres para a próxima temporada. André Pinotes Batista já dá como garantida a saída do goleador do Clube de Alvalade e diz que os leões vão ter muita dificuldade em substituir o jogador.
"Todos os Sportinguistas têm consciência de que a estadia de Gyokeres em Portugal vai ser curta, pois um avançado que disputa com Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool) o pódio dos melhores avançados do mundo está condenado a rumar a uma das melhores ligas da Europa", começou por dizer ao jornal Record.
"O que ele já deu aos Sportinguistas é muito mais do que qualquer cifra financeira"
Um avançado que disputa com Mbappé e Salah o pódio de melhores avançados do mundo está condenado a rumar a uma das melhores ligas da Europa, segundo o comentador: "Se assim acontecer, na história lembrar-nos-emos do colosso sueco como o avançado do bicampeonato, sem que ninguém volte a lembrar-se dos valores da sua transferência, até porque o que ele já deu aos Sportinguistas é muito mais do que qualquer cifra financeira", acrescentou.
O deputado do Partido Socialista diz que o Clube perde um grande atleta: "Sendo um jogador insubstituível, convém lembrar que o Sporting terá hoje maior facilidade em atrair soluções de gabarito, pelo prestígio desportivo que construiu nos últimos anos", argumenta o conhecido associado do clube de Alvalade, reforçando: "Não há substituto para Gyokeres, porque isso não existe. Não há outro como ele", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 50 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, quatro na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.040 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 13 assistências.
Antigo jogador leonino destaca a importância do último jogo para os leões, relembrando aos jogadores que os minhotos vão estar bem preparados para sábado
|
André Cruz, antigo jogador do Sporting, acredita que os leões têm todas as condições para conquistar o bicampeonato, algo que escapa ao clube há mais de 70 anos. Em entrevista à Antena 1, reconheceu que a missão da equipa de Rui Borges não será fácil, sublinhando a ambição do Vitória de Guimarães em garantir o quinto lugar da tabela classificativa.
“O Vitória ainda tem chances de qualificação e então vai lutar a todo o custo para buscar este resultado importante para o clube”, alertou André Cruz, que representou o clube de Alvalade entre 1999 e 2002. Ainda assim, reforçou que os leões, jogando em casa, têm a responsabilidade de assumir o jogo e quebrar um longo jejum sem títulos consecutivos.
O antigo central destacou ainda a consistência da equipa verde e branca esta temporada, "O Sporting vem fazendo bons campeonatos, um trabalho muito bom na formação, mas precisava de manter a regularidade no alto nível.", referiu, elogiando a solidez demonstrada pela equipa ao longo do campeonato.
Entre os elogios, André Cruz fez também uma referência a Viktor Gyokeres, sublinhando o seu papel fundamental esta época, "Até achei que o Gyokeres não iria continuar, mas continuou e espero que continue”, afirmou, mostrando-se surpreendido pela permanência do avançado sueco, que tem sido uma das figuras da I Liga 2024/25.
O Sporting recebe o Vitória de Guimarães no próximo sábado, às 18h00, em Alvalade, num encontro decisivo para a atribuição do título nacional. Leões e águias partem empatados com 79 pontos, mas a equipa orientada por Rui Borges tem vantagem no confronto direto, podendo vir a festejar o bicampeonato diante dos seus adeptos. Recorde-se que, poderá vir a ser o último jogo a defender o símbolo do leão, para alguns jogadores.
Antigo treinador do emblema leonino confessou a desilusão com os resultados ao longo da temporada desde que chegou a Inglaterra
|
Ruben Amorim está a viver uma das fases mais difíceis da sua carreira como treinador. Em declarações à Sky Sports, o antigo técnico do Sporting admitiu estar envergonhado com o fraco desempenho desde que chegou a Inglaterra. Os números não enganam: apenas seis vitórias em 26 jogos, uma estatística que envergonha o próprio Amorim e os adeptos do Manchester United.
“Parece que estou a responsabilizar os jogadores, mas o principal responsável sou eu. É difícil encontrar outra palavra: estou realmente envergonhado por ter apenas 6 vitórias em 26 jogos”, confessou o técnico português, de forma frontal e sem rodeios. Mais do que o plano tático ou técnico, Amorim aponta o dedo à mentalidade da equipa: “Algo está errado na forma como jogamos. E muitas vezes até nem é na forma como jogamos em termos táticos ou técnicos, mas sim como enfrentamos as competições, a forma como sofremos, a forma como nos zangamos porque estamos a perder...”.
Com apenas três jogos por disputar até ao final da temporada, o United de Ruben Amorim tem a final da Liga Europa, marcada para 21 de maio frente ao Tottenham, como o último grande objetivo. A conquista do troféu garantiria uma entrada direta na fase regular na Liga dos Campeões 2025/26.
A pressão não podia ser maior. O United ocupa o 16.º lugar na Premier League, enquanto o Tottenham é 17.º. Separadas por apenas um ponto (39 contra 38), ambas as equipas vivem um pesadelo interno na liga inglesa. A final europeia será, por isso, uma verdadeira luta pela honra e pelo futuro.
A chegada de Ruben Amorim a Old Trafford, em novembro de 2024, gerou grandes expetativas, sobretudo pelo sucesso que teve ao serviço do Sporting. Contudo, a realidade inglesa tem-se revelado cruel e exigente, deixando o técnico português à beira de fechar a época sem glória, e a refletir profundamente sobre o que correu mal.