Futebol
Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho
22 Out 2026 | 15:54
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
09 Mai 2025 | 16:52 |
Pedro Porro protagonizou o momento mais inesperado da noite europeia. O Tottenham venceu o Bodo/Glimt por 2-0, na Noruega, e garantiu o acesso à final da Liga Europa. O antigo lateral do Sporting marcou o segundo golo num lance insólito que já corre o mundo: tentou cruzar, mas acabou por marcar um golaço que fechou as contas da eliminatória. Depois do triunfo por 3-1 na primeira mão, os Spurs voltaram a vencer e estão de regresso a uma final europeia seis anos depois da derrota frente ao Liverpool na Champions League.
Os noruegueses resistiram até ao minuto 64, altura em que Solanke abriu o marcador na sequência de um canto. Pouco depois, surgiu o momento de magia de Pedro Porro. O espanhol que brilhou com a camisola do Sporting, lançou um cruzamento aparentemente inofensivo que surpreendeu tudo e todos, incluindo o guarda redes da equipa adversária. A bola sobrevoou a área e foi em direção à fundo baliza, fazendo então o segundo e último golo da partida.
Nas redes sociais, o vídeo do golo tornou-se viral e muitos Sportinguistas relembraram a passagem do lateral por Alvalade. Com 98 jogos, doze golos e vinte assistências pelos leões, Pedro Porro deixou saudades tendo sido uma peça fundamental na conquista do título nacional de 2020/21.
A formação londrina, que tem desiludido na Premier League, volta a encontrar o sucesso na Europa e enfrentará o Manchester United na final que será 100% inglesa, marcada para 21 de maio, em Bilbao. A expetativa é enorme e Pedro Porro está em grande forma e promete ser uma das figuras de maior destaque na partida.
O antigo lateral do Sporting vai reencontrar-se com Ruben Amorim. O treinador português, recorde-se, treinou Alvalade de 2020 a 2024 e sagrou-se campeão duas vezes ao serviço dos leões. Em novembro de 2024 rumou a Inglaterra para servir o Manchester United, por duas épocas. No seu percurso em Alvalade, cruzou-se com Pedro Porro, que integrou a equipa durante duas épocas e meia, e ajudou o coletivo a ser campeão nacional em 2021. A equipa de Amorim também garantiu o seu lugar na final, após ter eliminado o Athletic Bilbao nas meias. Os dois ex-leões, agora adversários, vão viver a final da Liga Europa de forma intensa e com a mesma ambição.
Treinador prepara uma surpresa nos trabalhos numa semana decisiva, com o confronto frente ao eterno rival cada vez mais perto
22 Out 2026 | 17:30 |
A preparação do Sporting para o dérbi frente ao Benfica trouxe uma novidade aos trabalhos da equipa feminina de futebol. Micael Sequeira voltou a chamar uma jovem promessa da formação leonina para treinar com o plantel sénior, numa sessão realizada esta quarta-feira, com os olhos postos no próximo desafio das leoas.
A protagonista é Ariana Monteiro, defesa de apenas 17 anos, que voltou a integrar os trabalhos da equipa principal. A jovem futebolista continua, assim, a merecer a confiança do técnico leonino, que lhe proporciona mais uma oportunidade para ganhar experiência junto de jogadoras mais experientes e num contexto competitivo mais exigente.
Esta não é a primeira vez que Ariana Monteiro é chamada aos treinos da equipa sénior do Sporting. A aposta na jovem da formação permite-lhe continuar a evoluir e a contactar de perto com as exigências do futebol de alto nível, numa fase em que a equipa se prepara para um dos encontros mais aguardados da temporada.
A chamada acontece depois da vitória frente ao Torreense, resultado que permitiu às leoas virar rapidamente as atenções para o dérbi. O próximo compromisso será diante do Benfica, num encontro que promete emoções fortes e que será disputado no Estádio da Luz - com bilhetes a 4 euros.
O dérbi entre Benfica e Sporting está marcado para sábado, 24 de outubro, às 15h30, na casa das encarnadas. Com a preparação já em marcha, Micael Sequeira continua a trabalhar com o grupo e a dar oportunidades às jovens da formação leonina, com Ariana Monteiro a voltar a estar em destaque antes do importante duelo.
Depois da derrota dos leões frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade, na Liga dos Campeões, consultor de comunicação analisou encontro
22 Out 2026 | 17:27 |
Rui Calafate não poupou Rui Borges depois da derrota do Sporting frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade, na Liga dos Campeões. O comentador recuperou as palavras do treinador leonino após o triunfo diante do Lens e considerou que o desaire europeu acabou por dar força às críticas que já se faziam ouvir em torno da equipa.
"Lamento, mas aguentem-se. É para isso que serve um líder e tem de ter couraça forte para suportar as críticas e os desânimos. É da vida, é do futebol", escreveu o consultor de comunicação no jornal 'Record', defendendo que a contestação faz parte da realidade do futebol.
O cronista recordou que a equipa de Rui Borges tem apresentado bons resultados nas competições europeias, mas apontou o desperdício de vantagens como um problema: "Os leões têm tido um percurso fantástico a nível internacional sob o comando de Rui Borges, no entanto, na quarta-feira, desperdiçou a 18.ª vantagem".
R. Calafate: "Rui Borges nunca foi o melhor treinador do mundo, tem imensas lacunas de liderança e continua sob o jugo da eficácia dos resultados"
Rui Calafate foi ainda mais contundente na avaliação ao treinador, considerando que o título conquistado não eliminou as dúvidas em torno do seu trabalho: "Rui Borges nunca foi o melhor treinador do mundo, tem imensas lacunas de liderança e continua sob o jugo da eficácia dos resultados. Apesar de um título conquistado nunca encheu as medidas de Alvalade e os “Bernardos” por ali são muitos. Pode ter momentos de ouro mas os banhos de realidade chegam sempre no seu tempo. É da vida, é do futebol".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 25 de outubro, frente ao Académico de Viseu. O encontro, a contar para a 9.ª jornada da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Bruno Pinheiro, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.
Verdes e brancos foram surpreendidos pelo conjunto austríaco, que aproveitou erros defensivos da equipa de Rui Borges para construir o resultado
22 Out 2026 | 16:28 |
A derrota do Sporting frente ao LASK Linz, por 3-2, em Alvalade, está a dar que falar além-fronteiras. Os leões foram surpreendidos pelo conjunto austríaco, que aproveitou os erros defensivos da equipa de Rui Borges para construir o resultado. Um dos momentos destacados pela imprensa espanhola foi o golo de Kalajdzic, que bateu um "desorientado Kaique Pereira", nas palavras do 'Diario AS'.
O jornal espanhol escolheu um título provocador para abordar o desaire: "Quem é este Sporting?". Na análise ao encontro, destacou o contraste entre o bom arranque europeu e a eficácia demonstrada pelo adversário: "O Sporting estava a ter uma campanha impecável na Liga dos Campeões (vitórias frente ao Galatasaray e ao Lens) e manchou o seu percurso no dia mais inesperado. O LASK esteve em grande no Alvalade".
O 'Diario AS' recordou a incapacidade leonina para transformar o domínio em golos: "Aos 3 minutos de jogo, Ljubicic cometeu uma grande penalidade sobre Irankunda. Luis Suárez converteu-a, imaginando que seria uma noite tranquila para ele. Nada mais longe da realidade. A situação complicou-se apenas dez minutos depois, quando perdeu a bola na sua área e a rápida transição do LASK resultou no empate marcado por Lang. Não iam perdoar nada, estavam a dar o aviso. O Sporting reagiu. Ou melhor, continuou a dominar, porque foi isso que fez durante todo o jogo".
'Diario AS': "Ljubicic conduziu a bola até encontrar Kalajdzic, que bateu o desorientado Kaique Pereira"
Apesar de ter mais iniciativa, o Sporting voltou a ser castigado pelas transições rápidas dos austríacos: "Sem ideias, Altimira perdeu a posse de bola na entrada da área adversária. Mais uma vez, o LASK partiu em contra-ataque a toda a velocidade. Ljubicic conduziu a bola até encontrar Kalajdzic, que bateu o desorientado Kaique Pereira. O mesmo faria Danek, cinco minutos mais tarde, com a equipa, mais uma vez, a aproveitar o facto de o Sporting estar totalmente voltado para o ataque".
O diário desportivo descreveu o final do encontro: "Luis Suárez esteve em grande forma ao aproveitar, aos 89′, um ressalto deixado por Schutzenauer na pequena área, driblando-o e reduzindo a diferença para o 3-2. Haveria tempo para dar a volta ao resultado? Assim parecia, com os sete minutos de compensação. Mas o LASK não o permitiria. Um golpe duro para uns, um momento histórico para outros".
Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho
22 Out 2026 | 15:54
Jamie Carragher furioso com atleta que fez 137 jogos no Sporting: "É verdadeiramente uma vergonha"
22 Out 2026 | 15:30
Vítor Pinto goza com Rui Borges após derrocada do Sporting e lembra expressão comprometedora
22 Out 2026 | 13:30