Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela

Técnico que trabalhou de perto com jovem internacional sub-21 português falou do processo de desenvolvimento do pupilo de Rúben Amorim

Lado emocional de Quenda, ala do Sporting, foi gerido com cautela
Lado emocional de Quenda, ala do Sporting, foi gerido com cautela

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda tem sido um dos destaques na temporada do Sporting. Filipe Çelikkaya, em entrevista ao jornal A Bola, falou sobre o processo de desenvolvimento do jogador e referiu que o lado emocional do atleta teve de ser gerido com cautela dadas as constantes subidas e descidas de escalão a que o jogador foi sujeito.


“Surpreendeu, até porque nós tínhamos muito bem definido aquilo que queríamos para cada um dos jogadores e o Quenda sempre foi um jogador em que nós tivemos muita cautela na sua exposição. Inicialmente, passa de sub-17 para sub-23, no qual já apresentava rendimento para ser utilizado na equipa B, mas nós não arriscámos demasiado cedo para não existir esta subida e descida de escalão do jogador para termos cuidado com a sua parte emocional”, explicou o técnico.


Adicionou, ainda sobre Quenda que “trabalho sobre talento vai dar bom resultado. E ele tinha apresentado, ao longo do tempo, muitas características que nos poderiam descansar sobre o seu futuro. Gostava de aprender, de ouvir, tinha um grande desejo de vitória, sentido coletivo e desenvolvia rendimento, porque falamos muitas vezes do potencial desses mesmos jovens jogadores, mas se não apresentarem rendimento não podem ter espaço numa equipa B, ou mesmo numa equipa A”.


O processo passava depois para as mãos do técnico: “Depois, naturalmente, o Rúben Amorim, dentro daquilo que é o seu contexto, que é um contexto de rendimento de alto nível, com a sua chamada, ao longo do tempo conseguia avaliar muito bem aquilo que ele valia: se estava abaixo da média dessa mesma equipa, se estava dentro, se estava acima da média. Portanto, fico muito satisfeito por isso. Não só por ele, mas também pela família dele e também pelo cuidado que nós tivemos no seu crescimento dentro do Clube".

Filipe Çelikkaya falou ainda sobre outro jogador a quem augura “um futuro muito risonho”, mas que ainda não explodiu: “O Afonso Moreira tem muita qualidade. Identificámo-lo nos juvenis e ele salta dos juvenis diretamente para a equipa B e joga a equipa B como júnior do primeiro ano. Também foi uma grande decisão que tivemos. Mas que neste momento tem jogadores também naquela posição na equipa A que não lhe permite ascender com maior facilidade”. 



Futebol

Ex técnico do Sporting dá má notícia aos adeptos sobre Amorim: "Vai sair"

Treinador que passou pelo Clube de Alvalade refere que o timoneiro da equipa A "tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”

Filipe Çelikkaya antevê saída de Amorim do Sporting
Filipe Çelikkaya antevê saída de Amorim do Sporting

  |

Icon Comentário0

Filipe Çelikkaya antevê um futuro risonho a Rúben Amorim. Em entrevista ao jornal A Bola, o ex treinador da equipa B dos leões refere que o treinador do Clube de Alvalade vai sair do emblema leonino "mais tarde ou mais cedo" e "tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”.


“Sim, sim, sim. Mais tarde ou mais cedo vai sair. Não quer dizer se é para o ano se é daqui a dois anos, daqui a três, mas tem todas as condições para chegar ao topo do futebol mundial”. O antigo treinador das camadas jovens dos leões abordou mesmo uma possível movimentação para o Man City.


O técnico afirmou que Rúben Amorim não teria dificuldades em seguir as pisadas de Pep Guardiola: “Não acredito (que o legado de Guardiola pudesse pesar) porque quando chegamos a um patamar em que a nossa abstração é tal que tudo o que possa vir não nos influência e ele vai estar nesse patamar.”


Filipe Çelikkaya abordou ainda a qualidade de Amorim e possíveis desafios que pode sentir no futuro: “Ele tem muita qualidade naquilo que faz. Vai ter que subir patamares como se calhar eu estou a subir, como outros treinadores estão a subir, porque este é um patamar intermédio para chegar a um patamar mais alto. E no patamar mais alto vai ter outro tipo de desafios aos quais vai ter que responder positivamente para a sua carreira continuar a evoluir".

O antigo dirigente rematou o tema Amorim, fazendo uma ressalva - também será preciso um pouco de sorte: “Isso aplica-se também a mim, nessa mesma subida de patamar - é exatamente igual - e cada um no seu espaço, como é óbvio, mas penso que ele tem todas as condições, mas também é preciso ter alguma sorte na forma como a bola entra dentro da baliza.” 



Futebol

"Deram verde a Hjulmand para sair" - Médio do Sporting foi posto de parte

Agora capitão do emblema verde e branco passou por anos difíceis na formação e chegou a ser posto de parte ao serviço de clube dinamarquês

Hjulmand, médio do Sporting, passou por anos difíceis
Hjulmand, médio do Sporting, passou por anos difíceis

  |

Icon Comentário0

Brian Riemer, novo selecionador da Dinamarca, e técnico que chegou a encontrar-se com Morten Hjulmand nas camadas de formação do Copenhaga revelou que o médio do Sporting passou por momentos difíceis ao longo do seu percurso nas camadas jovens, ao ponto de ter sido colocado na porta de saída do emblema nórdico.


“Na altura, o Hjulmand foi muito desvalorizado no futebol dinamarquês. Aos 14/15 anos, no Copenhaga achava-se que não iria haver futuro para ele na equipa. Foi-lhe dito que não iria fazer parte da equipa de sub-17 e foi-lhe dada luz verde para sair do clube. Era considerado demasiado baixo.”


O antigo treinador do capitão dos leões afirmou que, no entanto, a situação provou para demonstrar o carácter do jogador: “E aí começou a demonstrar o seu caráter, não aceitou a decisão, de ser um falhanço, apesar da sua tenra idade. Para outro jogador, seria normal aceitar e mudar de clube. O Hjulmand aceitou o papel que lhe deram, de jogar com uma equipa ainda mais jovem durante um certo período. Depois evoluiu, cresceu. Aí começou a demonstrar ser um grande líder no relvado. Vi logo isso no início, nos sub-19. Era um dos jogadores mais jovens, mas assumia já uma grande responsabilidade, era um dos líderes no campo”.


Riemer também foi treinador de Zeno Debast no Anderlecht. Confessou que Hjulmand lhe enviou uma mensagem no dia em que o central apontou um grande golo na Liga dos Campeões: “Posso dizer que o Hjulmand me enviou uma mensagem quando entraram no autocarro à noite. Ele disse ‘Brian, viste o golo do Debast? Nunca vi nada assim.’. Ele nunca marcou qualquer golo pelo Anderlecht, por isso quero perguntar-lhe: Porque é que nunca marcaste pelo Anderlecht, Zeno? Ver Debast marcar o seu primeiro golo e vê-lo jogar... Ele parecia uma criança. É incrível, não é? É disso que se trata o futebol.”

O novo selecionador da Dinamarca aponta mesmo o central belga do Sporting aos patamares mais altos do futebol mundial: “Não creio que a Serie A e a Bundesliga sejam adequadas para ele. Por isso, acho que os dois campeonatos onde o veria seriam Espanha ou Inglaterra. Debast não é um jogador que vá jogar numa equipa do meio da tabela. Debast só pode jogar em clubes importantes devido ao seu estilo de jogo”. 



Futebol

Pioli deixou Cristiano Ronaldo de fora e Al Nassr vacila frente ao Al Kholood

Internacional português de 39 anos não foi a jogo na liga saudita e pode ver Al Hilal, de Jorge Jesus, distanciar-se na liderança

Al Nassr empata sem Cristiano Ronaldo
Al Nassr empata sem Cristiano Ronaldo

  |

Icon Comentário0

O Al Nassr tropeçou no campeonato da Arábia Saudita, esta sexta-feira, dia 25 de outubro, na deslocação ao terreno do Al Kholood (3-3), num jogo em que Cristiano Ronaldo não foi convocado por Stefano Pioli e, desta forma, o Al Hilal, de Jorge Jesus pode fugir na liderança.


Dentro do primeiro quarto de hora, Maolida apareceu no sítio certo para abrir o ativo, aos 12 minutos. Aos 16 minutos, Aymeric Laporte saltou mais alto na hora de cabecear para o empate, numa bola parada cobrada por Lajami, sendo que o 2-1 acabaria por ser assinado por Anderson Talisca aos 24 minutos.


No entanto, Al Kholood restabeleceu a igualdade ainda dentro da meia hora, com o bis de Maolida (28'). Muleka (71') operou a reviravolta.  Ainda assim, em tempo de descontos, uma grande penalidade convertida por Talisca, aos 90+4', evitou a derrota para a equipa de Riade. Assim, o Al Nassr passa a somar 18 pontos e está no terceiro lugar, a três pontos do Al Hilal (menos um jogo).


Já Cristiano Ronaldo – depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr - com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24 –, contabiliza 11 encontros na nova temporada desportiva e já soma nove golos e três assistências pela equipa de Riade.

Aos 39 anos, o craque, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou em grande em termos individuais na nova época desportiva. O próximo jogo do internacional português está marcado para terça-feira, dia 29 de outubro, frente ao Al Taawoun, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Rei da Arábia Saudita.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador que Amorim não quis no Sporting dá espetáculo nas competições europeias
Futebol

Jogador que Amorim não quis no Sporting dá espetáculo nas competições europeias

 

Icon Comentário0
Rebenta a bolha! Afinal não vai haver homenagem a histórica figura do Sporting
Futebol

Rebenta a bolha! Afinal não vai haver homenagem a histórica figura do Sporting

 

Icon Comentário0
"Foi muito desvalorizado" - Craque do Sporting passou por momento difícil na formação
Futebol

"Foi muito desvalorizado" - Craque do Sporting passou por momento difícil na formação

 

Icon Comentário0