
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Besiktas voltou a sorrir no campeonato da Turquia quase dois meses. Esta sexta-feira, dia 19 de abril, derrotou o Ankargucu (2-0), naquele que foi o primeiro jogo após o despedimento de Fernando Santos, antigo treinador do Sporting.
Gedson Fernandes fez a assistência para o golo de Muci (18') numa primeira parte de superioridade para a equipa da casa. A antiga equipa do ex-técnico do Clube de Alvalade chegou ao segundo, aos 67 minutos por intermédio de Muleka que sentenciou as dúvidas no encontro.
Com este resultado, o Besiktas volta a acreditar na luta pelo pódio, ficando com 51 pontos, a um do Trabzonspor (52 pontos e que tem menos um encontro disputado), enquanto o Ankaragucu ocupa a 13.ª posição, com 37 pontos.
De recordar que o ex-Sporting foi despedido do Besiktas, três meses depois de ter sido contratado. O vice-presidente do clube turco, Onur Goçmez, revelou que o técnico vai receber 500 mil euros de indemnização pela saída do emblema turco, valor que será pago em cinco tranches, a partir de maio.
""Fizemos um acordo com Fernando Santos. O nosso objetivo era terminar em terceiro lugar e ganhar a Taça. No entanto, independentemente dos resultados, o Besiktas não pode jogar assim, nem em casa nem fora (...) O contrato assinado com Fernando Santos era um dos melhores que o Besiktas fez nos últimos anos. Concluímos o processo legal com 500 mil euros, que serão pagos em cinco prestações a partir de maio", concluiu Onur Goçmez.
Fernando Santos foi treinador do Sporting na época 2003/04. Em 40 jogos, o técnico venceu 26, empatou cinco e perdeu por nove ocasiões. Terminou a liga portuguesa no terceiro lugar, atrás de Benfica (segundo classificado) e de Porto (primeiro).
Duo de jogadores verdes e brancos estão sob alçada da justiça portuguesa, numa situação que remonta à final da Taça de Portugal, que os leões venceram
|
A Comissão de Instrução Disciplinar da FPF pediu a suspensão, entre um a três jogos, de Matheus Reis e Geovany Quenda, jogadores do Sporting. O caso remonta ainda à polémica da final da Taça de Portugal, onde os leões defrontaram, e derrotaram o Benfica.
Ficaram a ser conhecidas, recentemente, as conclusões do despacho de encerramento do inquérito, na sequência das várias acusações feitas contra o Sporting e os seus jogadores - muitas delas ligadas ao Benfica - após o jogo e os festejos relativos à final da Taça de Portugal.
Na base das acusações, que também chegaram pelas mãos do empresário César Boaventura, estão, em primeira instância, o lance disputado entre Matheus Reis e Andrea Belotti, em que o ala brasileiro acaba por pisar a cabeça do avançado italiano. O vídeo do Clube de Alvalade, postado perto do autocarro da equipa, no fim da partida, também foi alvo de deliberação. O ala já fez a primeira aparição pública depois do sucedido.
Para além disto, Morten Hjulmand, Viktor Gyokeres, Geovany Quenda, e a da Sporting SAD, devem ser presentados com multas. Em parte por terem segurado numa fotografia de Matheus Reis, como 'homenagem', e no caso do jovem extremo, também devido à camisola que utilizou, com referência a um diálogo entre Esgaio e Otamendi.
O Conselho de Disciplina da FPF vai, agora, decidir, na sua próxima reunião, se aceita as penas recomendadas pela acusação na Comissão de Instrução Disciplinar, e se aplica os castigos aos jogadores do Sporting, ou se não acata as recomendações que foram dadas agora.
Jogador que alinhou de início no primeiro jogo da última temporada está muito perto de deixar o Clube para se juntar a um novo emblema inglês
|
Vladan Kovacevic já cumpriu os exames médicos junto do Norwich, indispensáveis para confirmar a sua transferência para o clube inglês. O guarda redes bósnio terá aproveitado já a última quarta-feira para a realização destes testes, cujo resultado se deve conhecer, apenas, esta quinta feira, dia 26 de junho.
Segundo avança o jornal Record, se tudo correr bem com os exames médicos de Vladan Kovacevic, como é esperado, o negócio terá luz verde total de todos os lados para avançar, e o antigo jogador do Sporting pode ser apresentado no novo clube pelo final desta semana.
Recorde-se que o Sporting contratou Vladan Kovacevic no verão de 2024, quando procurava um novo titular para as balizar verdes e brancas. Pagou cerca de 4,8 milhões de euros ao polacos do Rakow pelo concurso do bósnio, mas a aventura não correu da melhor forma em Portugal.
Os leões arriscam-se, agora, a perder dinheiro com o negócio de Vladan Kovacevic. Isto porque o Sporting vai enviar o guarda redes para o Norwich a troco de apenas 2,4 milhões de euros, cerca de metade do que pagou há um ano. No entanto, o Clube de Alalade pode, ainda, receber mais dois milhões por objetivos, e assegura 10% de uma futura mais valia.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Treinador verde e branco vai arrancar os trabalhos antes dos atletas verdes e brancos na Academia de Alcochete, com vista à temporada 2025/26
|
Rui Borges planeia apresentar-se na Academia do Sporting antes dos jogadores verdes e brancos. A pré-época dos leões arranca oficialmente a 1 de julho, próxima terça-feira, mas o treinador de Alvalade deve apresentar-se em Alcochete entre domingo e segunda-feira.
A informação é avançada pelo jornal Record. Rui Borges quer ter o trabalho já iniciado antes da apresentação dos jogadores na terça-feira, dia 1 de julho, e vai aproveitar para tratar de algumas questões que tem em mão no imediato, nomeadamente no que toca ao mercado de transferências.
No entanto, vale a pena ressalvar que, apesar de voltar mais cedo, Rui Borges antecipa o seu regresso à Academia do Sporting apenas em um ou dois dias. Isto acontece porque o treinador deixou tudo preparado antes de deixar Lisboa, pelo que não sente necessidade de chegar ainda mais cedo a Alcochete.
A verdade é que, mesmo longe, a gozar as férias, Rui Borges tem-se mantido perto do Sporting. Tem acompanhado os vários dossiers do Clube ligados à janela de transferências, tanto no que toca a saídas como a entradas - pode estar prestes a conhecer o novo avançado - e já começou a comunicar com os jogadores nesta última semana antes do início de trabalhos.
O treinador já tem os primeiros dias da pré-época planeados. O plantel deve arrancar com os habituais treinos de preparação física, seguido pela implementação de um novo sistema tático que Rui Borges que implementar na equipa, o 4-2-3-1. Antes de seguirem para o estágio no Algarve, a 12 de julho, os leões devem fazer ainda um jogo de preparação na Academia, à porta fechada.