
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois de já anunciados os planos da pré-temporada do Sporting, começam a fazer-se previsões de como serão os trabalhos iniciais da equipa de Rui Borges que, se for de encontro ao realizado nos seus clubes anteriores, serão uma prova de esforço físico, mas também de adaptação tática.
Segundo o que apurou o jornal Record, as ideias de Rui Borges começam ainda com os jogadores em férias, pedindo uma alimentação reforçada aos seus atletas, o que tem como objetivo a recolha de energia para um início de época exigente a nível físico, que terá início no dia 1 de julho, aniversário do Clube de Alvalade.
Ainda segundo o mesmo diário desportivo, para começar os trabalhos da melhor temporada, o técnico do Sporting dará duas sessões de treino por dia, de forma a que o seu plantel regresse ao ritmo de competição o mais cedo possível. Para tal, deverão ser feitos jogos de treino contras as equipas B, sub-23, ou clubes convidados.
Para além da recuperação física dos seus atletas, Rui Borges planeia adaptar o seu plantel à sua ideia de jogo, tal como tentou fazer aquando da sua chegada aos leões, durante os meses de dezembro e janeiro. O técnico de Mirandela quer implementar o seu 4-4-2 de eleição, aproveitando também algumas rotinas do 3-4-3 deixado por Ruben Amorim.
Esta será a primeira vez que o treinador do Sporting tem oportunidade de preparar o seu plantel à sua ideia de jogo com tempo, visto que quando chegou a Alvalade, em dezembro, Rui Borges nunca teve todos os seus jogadores disponíveis, devido às lesões que assombram a sua equipa no decorrer da temporada 2024/25.
Médio foi chamado por Rui Borges para iniciar a pré-época com os verdes e brancos e tem agora uma oportunidade para se manter em Alvalade
|
Com o plantel principal do Sporting atualmente de férias, começam a ser traçados os primeiros contornos da nova época em Alvalade. A preparação para a temporada 2025/26 terá início a 1 de julho, data em que os jogadores se deverão apresentar na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete. Entre os nomes confirmados para marcar presença está Mateo Tanlongo, médio que foi um pedido especial de Rui Borges e que agora terá de surpreender o treinador para não voltar a sair.
Segundo informações recolhidas pelo jornal Record, o atleta argentino foi chamado por Rui Borges para integrar os primeiros treinos da pré-época, sendo mesmo um pedido expresso do técnico leonino, que pretende avaliar de perto o rendimento e a evolução do jovem.
Formado no Rosario Central, Tanlongo chegou ao Sporting em 2022/23, temporada na qual somou 14 presenças com a camisola verde e branca, mas sem se conseguir impor de forma definitiva. Desde então, o percurso do médio tem sido marcado por empréstimos, numa tentativa de ganhar ritmo e experiência.
Na época passada, Mateo Tanlongo representou o Pafos FC, do Chipre, onde apontou recentemente um verdadeiro golaço e teve o seu período mais produtivo até ao momento: participou em 28 jogos, marcou dois golos, fez duas assistências e contribuiu para a inédita conquista do título cipriota pelo clube. O Sporting tinha incluído uma cláusula de opção de compra no acordo de cedência, mas o Pafos optou por não ativá-la, o que abriu caminho ao seu regresso a Alvalade..
Antes da aventura no Chipre, o centro-campista argentino já tinha passado pelo futebol dinamarquês (com uma curta passagem pelo Copenhaga, limitada a um único jogo) e pelo Rio Ave, onde alinhou em 12 encontros na Liga portuguesa. Tanlongo, recorde-se, tem contrato válido com o Sporting até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros.
Jogador que parece já não fugir ao emblema verde e branco recebeu diversos elogios por analista especializado antes da oficialização
|
Tudo aponta para que Rayan Lucas seja reforço do Sporting na próxima temporada, o que tem feito com que o nome do jovem médio brasileiro comece a ganhar notoriedade nos bastidores do futebol europeu. Nesse contexto, Ben Mattinson, analista britânico especializado em scouting, esteve recentemente no Brasil a observar jogadores e destacou precisamente o atleta que passará a trabalhar sob as ordens de Rui Borges.
"É um centro-campista muito físico, com bom posicionamento e qualidade de passe. Rayan possui passes excelentes de diversos tipos para quebrar linhas, além de passes longos de qualidade, sempre à procura de colocar a bola nas costas das defesas para libertar os corredores", descreveu Mattinson.
Rayan Lucas, natural do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, é conhecido, também, por ter uma história marcada por superação. O seu percurso teve início no futsal, modalidade onde começou a destacar-se antes de ser integrado no projeto Escola Flamengo.
Em 2014, com apenas 11 anos, ingressou no centro de treinos do clube, o Ninho do Urubu, onde se manteve desde então. Foi um dos cinco sobreviventes do trágico incêndio de 2019, que vitimou 10 jovens atletas da formação, e tornou-se o primeiro do grupo a fazer a estreia na equipa principal do mengão, a 21 de janeiro de 2024.
Atualmente, Rayan é apontado como um dos jogadores mais promissores da sua geração no Brasil. Em 2023, começou a ser chamado para treinar com a equipa principal do Flamengo, sob orientação de Tite, que se mostrou atento ao talento da formação.
No ano civil de 2025, ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, Rayan Lucas disputou um total de 21 jogos: 17 pelos sub-20 e quatro pela equipa principal. O médio marcou um golo, mas tem sido destaque pela imponência física que demonstra dentro de campo.
Clube verde e branco continua em busca de reforçar o plantel com alvo previamente definido, havendo, ainda assim, contratempos neste negócio
|
Longe dos grandes destaques mediáticos, o interesse do Sporting em Georgios Vagiannidis continua a evoluir discretamente, com negociações em andamento, mas sem qualquer pressa. A administração da SAD leonina tem adotado uma abordagem estratégica e cautelosa, evitando exposições públicas, embora já exista uma proposta concreta apresentada ao jogador que, ainda assim, poderá esbarrar no Inter de Milão.
De acordo com informações reveladas pelo jornal A Bola, os leões apresentaram ao lateral-direito grego um contrato válido por cinco temporadas, acompanhado de um salário anual de 1,3 milhões de euros, valor que está, ainda assim, ligeiramente abaixo do que já havia sido veiculado. Um pacote financeiro apelativo para o jogador e para a sua família, que gere diretamente a sua carreira e vê com bons olhos tanto a duração do vínculo como a cláusula de rescisão proposta, estimada em cerca de 80 milhões de euros.
Apesar do interesse claro do Sporting, o processo negocial é condicionado por variáveis externas, nomeadamente o envolvimento do Inter de Milão. Quando Vagiannidis regressou ao Panathinaikos em 2021, sem custos, para integrar a equipa B, os italianos salvaguardaram 37,5% de uma futura venda, direito esse que continua a vigorar e que está a ser alvo de conversações entre os dois clubes.
Segundo a imprensa grega, o Panathinaikos procura adquirir essa percentagem ao Inter, com valores em discussão que oscilam entre os 1,8 e os 2,3 milhões de euros. O objetivo do clube helénico é claro: assegurar a totalidade dos direitos económicos do jogador para, em caso de transferência, receber integralmente a verba acordada com o comprador, que neste caso poderá ser o Sporting.
Com contrato válido até 2028, o Panathinaikos tem mantido uma postura inflexível nas negociações, não abrindo mão do valor base de 10 milhões de euros para libertar o defesa de 22 anos. O Sporting, que iniciou a abordagem com uma proposta na ordem dos 6 milhões, subiu entretanto a parada para os 8 milhões de euros e o que pode jogar a favor dos leões é a vontade do próprio Vagiannidis, que está entusiasmado com o projeto desportivo apresentado por Frederico Varandas e que envolve a fase liga da Liga dos Campeões e o desejo de alcançar o tricampeonato.