Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Ago 2024 | 04:00 | Por Redação
Só uma proposta milionária tira Dário Essugo de Alvalade por esta altura. Ao que apurou o Leonino, dada as mexidas no mercado de transferências, os responsáveis do Sporting não pretendem perder mais um médio neste defeso e, por isso, apenas uma grande oportunidade de negócio fará o médio sair.
Com apenas 19 anos, Essugo é um dos maiores talentos formados na Academia Cristiano Ronaldo nos últimos anos. Por esta altura, com a saída de Mateus Fernandes para o Southampton, Rúben Amorim pretende juntar o internacional jovem português ao seu leque de opções no miolo leonino: Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança.
Mesmo no que toca à possibilidade de chegar outra hipótese de empréstimo, o emblema verde e branco só estuda aceitar caso a mesma inclua uma cláusula de opção de compra na ordem dos 20 milhões de euros ou muito perto isso, salvaguardando um eventual encaixe financeiro com o jogador.
Esta época, o 'camisola 14' já foi opção para Rúben Amorim por uma oportunidade, frente ao Nacional, na segunda jornada da Liga Portugal Betclic, tendo somado 12 minutos. Na primeira metade da temporada 2023/24, Dário Essugo – com um valor de mercado de 3,5 milhões de euros – realizou 10 jogos pela equipa principal do Sporting: cinco no Campeonato Nacional, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Em janeiro, o médio foi cedido pelos leões ao Chaves, onde atuou por 14 partidas e deu excelente conta de si, isto apesar de o emblema transmontano ter acabado por descer de divisão. De resto, Moreno, técnico que orientou Essugo nesse período, deixou rasgados elogios ao internacional pelas camadas jovens de Portugal.
Veja aqui toda a qualidade de Dário Essugo:
Aos 18 anos, futebolista atravessa uma fase de afirmação longe de Alcochete, mas não esconde a ligação especial ao Clube
30 Out 2026 | 17:31 | Por Redação
Matilde Nave está a viver um início de temporada de grande nível ao serviço do Valadares Gaia. A média, de apenas 18 anos, soma seis jogos, dois golos e duas assistências, depois de ter deixado temporariamente o Sporting para ganhar mais minutos e experiência. A jovem futebolista falou sobre esta nova etapa e recordou a ligação ao emblema de Alvalade, onde cresceu desde muito nova.
M. Nave: "Não foi uma decisão que tenha tomado de ânimo leve"
"Foi uma decisão difícil, sobretudo porque estou no Sporting desde muito pequena. O Sporting foi sempre a minha casa e, por isso, não foi uma decisão que tenha tomado de ânimo leve. Mas acredito que, nesta fase da minha carreira, foi a melhor escolha que podia fazer", começou por dizer, em entrevista à Flashscore.
A ligação entre a jogadora e os leões continua bem presente, até porque, no verão, renovou contrato com o Sporting até 2029, antes de ser cedida ao Valadares. "Acho que a renovação representa um voto de confiança do Sporting em mim e naquilo que posso vir a fazer no futuro. É importante sentir que o clube acredita no meu potencial e quis prolongar esta ligação", afirmou.
M. Nave: "Gostava de conquistar mais espaço no Sporting"
Sobre a possibilidade de regressar a Alvalade mais forte, Matilde Nave acrescentou: "Gostava de regressar ao Sporting como uma jogadora mais madura, com mais experiência e preparada para ter um papel mais importante na equipa. Naturalmente, gostava de conquistar mais espaço no Sporting na próxima época. Mas, se isso não acontecer logo, também está tudo bem. Faz parte do processo e não quero apressar as coisas", falou.
Apesar de estar focada no Valadares, a jovem não esconde os sonhos que pretende concretizar ao longo da carreira. "Gostava muito de chegar à seleção principal e de conseguir afirmar-me no Sporting. São dois objetivos que tenho e pelos quais quero continuar a trabalhar. Também não excluo a possibilidade de um dia jogar no estrangeiro", confessou.
Jornalista desportivo fez comentários sobre as avaliações negativas por parte de adeptos e comunicação social ao trabalho do técnico
30 Out 2026 | 17:14 | Por Redação
Rui Borges entra no duelo frente ao Casa Pia - onde vai ocorrer mudanças - com o futuro cada vez mais ameaçado no Sporting. A derrota frente ao Académico de Viseu, por 2-1, terá acelerado decisivamente o desgaste em torno do treinador. Nuno Paralvas defende o técnico e condena os ataques dirigidos ao timoneiro leonino.
N. Paralvas: "Rui Borges tem sido vítima de julgamentos reles"
"Eu condeno estes ataques que têm origem em preconceitos reles: Sejam urbanos, sejam elitistas, sejam o que for. Rui Borges tem sido vítima de julgamentos reles", começou por dizer, em debate televisivo na BOLA TV, acerca de comentários injuriosos.
A situação do treinador Rui Borges no Sporting atingiu um ponto de extrema fragilidade e forte contestação, colocando o seu cargo em risco. A crise de resultados retirou-lhe margem de manobra, levando o técnico a admitir que vive "a prazo" desde o primeiro dia em Alvalade.
O desgaste desportivo cruzou a fronteira para o plano pessoal, afetando diretamente a tranquilidade da sua própria família. O timoneiro revelou, visivelmente magoado, que o seu filho foi enxovalhado no último jogo devido ao forte ruído das críticas. "O meu filho foi enxovalhado no último jogo dele por ser filho de quem é. E isso não admito. O resto... Ruído... Por vocês, já tinha sido despedido há uns anos. E fui campeão nacional", disse Rui Borges, em conferência de imprensa.
Nos bastidores, a imprensa desportiva avança que a direção de Frederico Varandas já sonda e procura alternativas no mercado. Nomes conceituados como Leonardo Jardim, Vítor Pereira e Paulo Sousa são apontados como potenciais alvos para a sua sucessão.
Continuidade do treinador dos leões está novamente em discussão, numa altura em que a equipa procura recuperar a regularidade e somar pontos importantes
30 Out 2026 | 17:00 | Por Redação
Artur Torres Pereira, antigo dirigente do Sporting, pronunciou-se sobre o momento atravessado pela equipa de futebol e deixou uma posição clara relativamente ao futuro de Rui Borges. O antigo presidente da Comissão de Gestão dos leões abordou a possibilidade de o técnico deixar o comando da equipa, defendendo que o processo deve ser conduzido com ponderação.
A. T. Pereira: "Seria um péssimo exemplo usar e descartar Rui Borges"
"Não sei se Rui Borges está a prazo, eu não o desejo. Não o desejo porque creio que seria um péssimo exemplo usar e descartar. É certo que as circunstâncias não são as melhores, que não temos tido um regime regular de vitórias, como num passado recente... Mas isso faz parte de um processo de crescimento e evolução das equipas de futebol", afirmou, em entrevista ao programa ´Bola Branca´, da Rádio Renascença.
O antigo dirigente considera que a instabilidade desportiva também deve ser analisada à luz das mudanças profundas realizadas no plantel durante o último verão - tal como Bruno Sá. "Poder-se-á questionar se teria sido eficiente ou se teria sido bom mudar tão radicalmente a equipa, como foi feito do ano passado para este, mas eu não tenho dados que me façam responder com clareza a esta pergunta. A direção do Sporting assim o entendeu, e, seguramente, terá motivos para o ter feito", explicou.
A. T. Pereira: "Não vale a pena chorar sobre o leite derramado"
Na mesma intervenção, Artur Torres Pereira deixou claro que, na sua perspetiva, o caminho passa agora por dar condições para que o grupo evolua e ganhe consistência. "Como o fez, portanto, neste momento, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. O que há é fazer crescer a equipa, e, para isso, temos de ter tempo", acrescentou.
As declarações surgem no dia em que o Sporting visita o Casa Pia, esta sexta-feira, às 20h15, no Estádio Municipal de Rio Maior, em partida referente à 10ª jornada da Liga Portugal. Sobre o encontro, o antigo responsável não escondeu a ambição de conquistar os três pontos, deixando ainda uma referência à mensagem que Rui Borges transmitiu quando chegou a Alvalade. "A minha expetativa é, evidentemente, de ganhar o jogo, não é? Queremos sempre que a nossa equipa ganhe e que o Sporting ganhe, e precisa de ganhar. De qualquer forma, usando até uma expressão feliz do início do período de vigência do atual treinador, Rui Borges, quando chegou ao Sporting, se não houver inspiração, que não falte a atitude", finalizou.