
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ricardo Esgaio pode vir a sair do Sporting ainda nesta janela de transferências. Ao que apurou, em exclusivo, o Leonino, a chegada de Iván Fresneda e/ou de Alessandro Zanoli pode empurrar o lateral para fora de Alvalade, mesmo sendo um dos ‘preferidos’ de Rúben Amorim.
É que se Fresneda será reforço a título definitivo - com os verdes e brancos a pagarem uma verba a rondar os 10 milhões de euros, mais objetivos - o mesmo não se pode dizer de Zanoli. Segundo as últimas informações, o Clube de Alvalade estará a tentar o empréstimo do ala italiano, ficando com uma opção de compra.
Assim sendo, reduzindo o esforço financeiro a que o Sporting seria obrigado, caso quisesse ficar, em definitivo, com os dois atletas, a porta de saída para Esgaio fica escancarada. Lembrar que há, ainda, Geny Catamo, que tem sido aposta de Rúben Amorim nestes primeiros encontros da Liga Betclic.
Desde que regressou ao Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 5 milhões de euros – fez 82 encontros, marcou um golo e fez 11 assistências. Porém, fruto de alguns erros em jogos cruciais para o Clube de Alvalade, o lateral nunca caiu no ‘goto’ dos adeptos leoninos, sendo, por inúmeras vezes, questionado pelos mesmos.
Ao todo, com a Listada verde e branca, o português, de 30 anos, contabiliza 128 jogos, tendo apenas uma finalização certeira, mas 15 passes para golos. Esgaio conquistou, pelo Sporting, uma Taça de Portugal (2020/21), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Surgiu uma nova denúncia de agressões de elementos do Corpo de Intervenção da PSP a um Adepto do Clube de Alvalade, na zona do Marquês de Pombal
|
Os festejos do bicampeonato do Sporting, na zona do Marquês de Pombal, ficaram marcados por episódios de violência entre a polícia e os Adeptos do Clube de Alvalade. Depois de Bernardo Topa ter perdido a visão de um olho, na sequência do disparo de uma bala de borracha, a cantora Irma recorreu às redes sociais para denunciar as agressões de que o seu irmão, Marcelo, foi alvo.
“No sábado, o meu irmão foi festejar a vitória do Sporting e foi espancado pelo corpo de intervenção sem qualquer razão. Este lugar da segurança pública ser alicerçada com violência fica muito difícil de compreender”, começou por escrever Irma, numa publicação no Instagram.
"Levou com o bastão de um polícia na boca, rebentaram-lhe o lábio, arrancaram-lhe um dente"
A cantora prossegue a denúncia e adianta mais pormenores: “O Marcelo, de 25 anos, levou com o bastão de um polícia na boca, rebentaram-lhe o lábio, arrancaram-lhe um dente (por acaso acertaram na boca porque se tivessem acertado no olho estaria cego como o rapaz que estava ao lado dele ficou) e ainda lhe deram um tiro de borracha no peito. O meu irmão é tão bom que me disse no dia seguinte: devia ser benfiquista e estava zangado”.
Irma deixou fortes críticas à atuação das autoridades: “Não, ele não era benfiquista, ele era mau. Estamos a tentar encontrar luz onde não existe porque o mundo está mesmo virado do avesso mas temos que chamar as coisas pelos nomes. Existem pessoas boas e existem pessoas más; existem pessoas a tentar salvar o mundo e existem fachos; existem pessoas altruístas e empáticas e existem narcisistas e egotistas; existem pessoas sãs e pessoas doídas. Só não existe razão para espancar alguém sem qualquer motivo”.
A terminar, Irma faz um alerta sobre a possibilidade de este tipo de incidentes se repetir: “Quero só deixar isto aqui pela semana que se instalou depois disto. Eu estou com muito medo e acho que estamos a caminhar para que não precisemos de um final de campeonato para isto acontecer todos os dias”.
Jornalista do Record deixa muitos elogios a um dos jogadores mais influentes da equipa verde e branca e destaca as suas qualidades
|
Pedro Gonçalves é uma das grandes figuras da equipa do Sporting. Apesar de ter estado de fora cerca de cinco meses, devido a lesão, o médio contribuiu com seis golos e seis assistências, em 19 jogos, para a conquista do bicampeonato. Rui Dias, jornalista do Record, deixa rasgados elogios às características do internacional português e considera que é mesmo “um dos melhores atacantes da Europa”.
“Parece discreto, inofensivo, frágil e preguiçoso mas, num dia normal, transforma-se em figura esmagadora, enquadrada por deslumbramento, agressividade, robustez e tremenda eficácia. Pote é um jogador superior, com a velocidade adequada às zonas que pisa e às necessidades de cada instante; a técnica maravilhosa para executar tudo aquilo que se propõe fazer; a visão de quem entende o futebol em toda a sua dimensão coletiva”, começa por referir Rui Dias, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
"Com três títulos no bolso, em cinco épocas douradas de leão ao peito – às quais devemos acrescentar um ano incrível em Famalicão"
O jornalista enaltece mesmo Pedro Gonçalves - que falou sobre a grave lesão que sofreu em novembro passado - como “ídolo absoluto” do Clube de Alvalade: “Com três títulos no bolso, em cinco épocas douradas de leão ao peito – às quais devemos acrescentar um ano incrível em Famalicão, onde foi uma espécie de Iniesta dos pobres – consolidou a dimensão de figura central da melhor equipa portuguesa. Entrou sem bater à porta e adquiriu o estatuto de ídolo absoluto do Sporting e vulto maior do futebol português”.
Rui Dias sublinha também a importância do golo que o “camisola 8” marcou no recente jogo contra o Vitória de Guimarães: “Pote ainda foi a tempo de deixar a impressão digital no grande feito que foi a conquista do bicampeonato, mais de sete décadas depois. No capítulo final da Liga, com o V. Guimarães, num estádio a rebentar pelas costuras, foi ele quem o fez explodir, lançando a glória com um golo que o identifica: remate pronto, inesperado, sem esforço, com fabulosa precisão”.
A terminar, Rui Dias afirma que Pedro Gonçalves pode tornar-se na grande figura da equipa verde e branca, na luta pelo tricampeonato: “Pote tem agora vários desafios para vencer e obstáculos para superar: com a mais do que provável saída de Gyokeres, será dele o rosto verde e branco rumo ao ‘tri’; deve esperar ventos favoráveis para a consolidação de um lugar na Seleção Nacional e, por fim, forçar o mercado a reparar nele como merece, isto é, um dos melhores atacantes da Europa”.
Espírito continua a fazer ondas fora dos relvados: os leões foram apanhados festejar, mostrando a união que tem sido marca da época
|
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional no sábado passado, 17 de maio, ao vencer o Vitória de Guimarães por 2-0. Um feito histórico, que não acontecia há 71 anos e que tem sido celebrado de todas as formas possíveis, inclusive... de barco. Um vídeo divulgado na rede social X (antigo Twitter), pela conta “Rapariga de Verde e Branco – Jéssica”, mostra alguns dos jogadores leoninos a desfrutarem de um dia de sol num barco, com música e boa disposição até serem 'provocados' por um adepto do Porto.
Na publicação, lê-se: “Sempre ouvi dizer ‘equipa unida, jamais será vencida’. Nunca vi grupos tão coesos como os dos últimos anos, ANDA SPORTING, RUMO À DOBRADINHA 💚🔋⚡️ Debast a pôr a tocar ‘Mágico Sporting’. Coisa linda!” E de facto, o vídeo não deixa margem para dúvidas. Debast assume o controlo da coluna, Morten Hjulmand, surge sentado a apreciar a vista, e Gyokeres não esconde a felicidade. Ao lado deles, Conrad Harder surge a cantar o “Mágico Sporting”, de forma a responder ao apoiante azul e branco.
Esta demonstração de união vem confirmar o espírito de grupo que Ruben Amorim tanto construiu, e que Rui Borges herdou e manteve. Foi essa coesão que permitiu aos leões segurarem a vantagem sobre o Benfica, mesmo entrando empatados em pontos para a última jornada da Liga Portugal. Com vantagem no confronto direto, o Sporting só dependia de si. E não vacilou.
Agora, os olhos estão postos no próximo e derradeiro desafio da época: a final da Taça de Portugal. O derby eterno com o Benfica acontece no Jamor, e carrega consigo não só a luta pela dobradinha, como também uma forte carga emocional. A última final entre os dois clubes na prova rainha remonta a 1996, ano marcado pela trágica morte do adepto Sportinguista Rui Mendes.
A final da prova rainha está marcada para o próximo domingo, 25 de maio, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor. A Polícia de Segurança Pública tem efetuado reuniões ao longo desta semana e já apresentou um aviso importante para o encontro que é considerado de risco máximo.
Veja o vídeo: