
Futebol
Peter Kisfaludy diz que Sporting não vai conseguir segurar titular: "Pode jogar em três ligas"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jaime Marta Soares, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, está confiante na conquista do título. Numa fase decisiva do Campeonato, com os leões e Benfica empatados no topo da tabela, o histórico dirigente não tem dúvidas de o conjunto de Rui Borges é mais forte, mas deixa duras críticas às arbitragens, referindo que muitos deles não têm qualidade suficiente.
"O Sporting está com a raça de leão. O Sporting está a assumir a força do querer. A força ganhadora e, por isso, entre uma equipa e outra, que o Sporting terá condições de levar por diante, aquilo que os sportinguistas todos desejam, que é ganhar o campeonato", começou por dizer.
Sem grandes rodeios, Jaime Marta Soares apontou o dedo às arbitragens em Portugal e defendeu que os erros têm sido constantes e graves: "Venha o Diabo e escolha. Isso não é problema do Sporting, nem do Benfica, nem nenhuma das outras equipas… é efetivamente da incapacidade e da desonestidade intelectual e moral de muitos árbitros. Muitos deles deviam era dedicar-se à pesca, em vez de quererem ser árbitros de futebol".
"Muitas vezes erram, mas há os que erram intencionalmente"
O ex dirigente reconhece que existem erros intencionais, mas acredita que a maior parte acontece por inaptidão. "É uma questão de competência. Muitas vezes erram, mas há os que erram intencionalmente… mas há os que erram mesmo por incapacidade e por incompetência e até com alguma cobardia, e até efetivamente, de se libertarem, das pressões que possam ter de um lado e doutro." Por isso, defende que ninguém pode atirar a primeira pedra: "Entre o Benfica e o Sporting, venha o diabo e escolha em termos de arbitragens e ninguém pode atirar a pedra ao ar."
Sobre a situação de Morten Hjulmand, que poderá falhar o dérbi caso veja amarelo no próximo jogo, Marta Soares defende uma postura cautelosa: "Como nunca se sabe qual é a personalidade que vai apitar o jogo e para que lado é que vai a sua incompetência, seria melhor prevenir do que remediar." E vai mais longe na análise ao comportamento do capitão: "O capitão do Sporting tem tão bom de jogador como às vezes de irreverente. E muitas das vezes podia ser mais comedido, o facto de ter a braçadeira, dá-lhe mais responsabilidades e devia ter mais equilíbrio mental".
Gyokeres? "Sai com muita pena minha porque ele e mais dez"
Por fim, falou sobre o avançado Viktor Gyokeres, elogiando o seu valor e apelando à defesa do investimento leonino. "Acho que o Sporting devia ter posto o dobro do preço da cláusula. Ele é um jogador que toda a Europa o quer. Quem tem Gyokeres, tem tudo. mas há coisas que são inevitáveis, e há os direitos do cidadão. É um jogador mas tem os seus direitos consagrados e as suas ambições. Isto é no futebol como em tudo, quem tem categoria é que vale. Vai ser extremamente cobiçado e, quando chegar a altura, sai com muita pena minha porque ele e mais dez", concluiu.
Leões não se conformam com decisão do Conselho de Disciplina, que indeferiu recurso apresentado pelos leões para despenalizar pupilo de Rui Borges
|
O Sporting vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) do castigo de um jogo aplicado ao futebolista Conrad Harder pela expulsão frente ao Santa Clara (1-0), punição que o jogador já cumpriu no duelo frente ao Moreirense (3-1), na 30.ª jornada da Liga.
O avançado dinamarquês viu cartão vermelho direto no final do jogo no terreno dos açorianos, para a 29.ª jornada do Campeonato Nacional, que terminou com vitória dos leões por 1-0, tendo, depois, sido suspenso por uma partida pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Após o apito final, o atacante dinamarquês de 20 anos foi admoestado pelo árbitro da associação de Aveiro Cláudio Pereira, por “injúrias e ofensas”, ao saltar e festejar a vitória com um grito junto do defesa central Luís Rocha. Os verdes e brancos contestaram para o pleno deste órgão disciplinar federativo, que indeferiu o pedido.
Apesar de esta decisão não ter sido favorável à equipa leonina, a Direção, liderada por Frederico Varandas, decidiu levar agora este caso apresentando um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD). O Sporting, apesar de o castigo já ter sido cumprido, promete levar este caso até às últimas consequências. Nos últimos dias, o Clube de Alvalade foi castigado pelo apoio dado pelos adeptos ao jogador.
Esta época, com a camisola do Sporting, Conrad Harder - avaliado em 24 milhões de euros -, leva 43 jogos: 25 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Durante os 1.545 minutos disputados, o reforço de verão dos leões fez dez golos e seis assistências.
Possibilidade do sueco abandonar Alvalade para rumar a Old Trafford voltou a ser tema de conversa na conferência de imprensa do técnico dos 'red devils'
|
Numa altura em que o futuro de Viktor Gyokeres continua por definir e muito se especula sobre uma possível reunião com Ruben Amorim no Manchester United, foi o próprio treinador a aproveitar-se dos rumores em torno do sueco para deixar um aviso a todos aqueles que possam vir a ser alvos dos red devils no verão.
"Não falei com ele"
Em declarações à SportTV, o antigo treinador do Sporting abordou essa mesma questão. "Não falei com ele", começou por dizer em relação ao avançado sueco. "Se um jogador só quiser vir para o Manchester United para jogar na Liga dos Campeões, então não virá", afirmou ainda, em jeito de aviso.
"Queremos jogadores que queiram representar o clube, não jogadores que só queiram jogar em determinadas competições"
Ruben Amorim refere que representar o Manchester United deve estar acima de qualquer outro objetivo: "Queremos jogadores que queiram representar o clube, não jogadores que só queiram jogar em determinadas competições", referiu o timoneiro dos 'red devils'.
Recorde-se que a única hipótese que o Manchester United tem de jogar nas provas da UEFA em 2025/26 é por via da vitória na Liga Europa, que garantiria o apuramento para a Liga dos Campeões. Os red devils estão nas meias-finais da prova e vão discutir o acesso à final com o Athletic Bilbao.
O internacional sueco ainda não deu “luz verde” à saída de Alvalade (Recorde AQUI). De resto, outros tubarões do futebol europeu, como o Arsenal e o Atlético de Madrid também têm o 'camisola 9' na lista de possíveis contratações já na próxima janela de transferências de verão.
Antigo diretor do emblema leonino viu ser-lhe dada razão e foi ilibado de castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol
|
Hugo Viana viu o Tribunal Arbitral do Desporto dar-lhe razão e ilibá-lo numa multa aplicada pelo Conselho de Disciplina da FPF. O caso aconteceu no duelo entre Sporting e Vitória de Guimarães, da 17ª jornada da Liga Portugal Betclic, onde o ex diretor desportivo dos leões foi multado em 765 euros. A punição foi agora anulada.
Na origem do castigo esteve o facto de Hugo Viana - atualmente, diretor desportivo do Manchester City - ter saído do banco de suplentes do Sporting, aos 88 minutos, para o túnel de acesso aos balneários do recinto vimaranense, onde assistiu aos últimos lances da partida. O órgão federativo entendeu que, com este comportamento, o ex-dirigente leonino violou os regulamentos que, segundo a acusação, determinam que deveria ter continuado a ocupar o seu lugar no banco de suplentes. Neste sentido, a multa foi fixada nos 765 euros.
Entretanto, Hugo Viana apresentou recurso da decisão junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) que, quase quatro meses depois, deu razão ao ex-Sporting e ilibou-o. Na sustentação da decisão, o TAD argumenta que a presença no banco de suplentes é “um direito”, e não um dever”, dos delegados ao jogo. Além disso, Hugo Viana poderia sempre encontrar-se no túnel, desde que devidamente identificado e credenciado, o que se verificou.
Recorde-se que Hugo Viana desempenhou as funções de diretor desportivo do Sporting, durante mais de seis anos, antes de sair para o Manchester City, no passado mês de fevereiro. O ex-médio internacional português foi uma escolha pessoal de Frederico Varandas, pouco meses depois de ter sido eleito Presidente do Sporting, em 2018. Antes, Hugo Viana já tinha representado o Clube de Alvalade, enquanto jogador, entre 1998 e 2002 e, mais tarde, na época 2004/05.
A equipa do Sporting volta a entrar em campo às 20h30 do próximo domingo, frente ao Gil Vicente, no Estádio José Alvalade. O duelo frente aos gilistas é referente à 32ª jornada da Liga Portugal Betclic e terá arbitragem de Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa. Na primeira volta, os verdes e brancos empataram 0-0, em Barcelos.