
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O negócio que viu Matheus Nunes abandonar o Sporting, para rumar ao Wolverhampton, a troco de 45 milhões de euros – que pode ascender aos 50, caso alcance objetivos – foi altamente criticado pela massa associativa do Clube de Alvalade. Segundo sabe o Leonino, através de fontes próximas do jogador, a mudança apenas aconteceu porque Frederico Varandas assim o quis, tendo ido contra o que seria a vontade do atleta.
Matheus queria ficar mais um ano
A verdade é que o médio queria ficar mais um ano em Alvalade. O seu desejo era crescer num ambiente onde se sentia confortável e só depois rumar à Liga Inglesa, garante a mesma fonte.
A oferta inicial dos ‘wolves’ não cativou o interesse do antigo ‘número 8’, sendo que este até esperava por uma proposta de um clube maior – nomeadamente o Liverpool.
Jorge Mendes procurou arranjar soluções, mas, tirando o Wolverhampton, nenhum emblema inglês tinha disponibilidade financeira para contratar Matheus, no verão de 2022.
Presidente Varandas e Jorge Mendes forçaram a saída
O líder máximo dos leões não estava disposto a perder uma oportunidade de arrecadar 45 milhões de euros – especialmente num jogador que tinha custado menos de 1 milhão aos cofres leoninos – e, por isso, entrou em conversas com Jorge Mendes, de modo a arranjarem um acordo que fosse favorável para ambas as partes.
Recorde-se que Matheus tinha uma cláusula de rescisão na ordem dos 60 milhões, mas a mesma foi ignorada por Frederico Varandas, que aceitou fazer um desconto de 25% aos ingleses.
Dinheiro falou mais alto
Jorge Mendes conseguiu convencer o português com um contrato ‘chorudo’. O atleta passou a auferir cerca de seis vezes mais em Inglaterra – 2,5 milhões de euros por ano – do que em Alvalade – 400 mil euros.
Contudo, esta não foi única promessa que o conhecido agente português lhe fez. Segundo sabe o Leonino, o empresário prometeu que o mesmo iria rumar a um clube com maior prestígio no mercado de verão de 2023.
Consequências do negócio
Com a transferência forçada de Matheus Nunes, Rúben Amorim, que também contava que este ficasse mais um ano, ficou com o plantel desfalcado, o que causou um início de temporada muito atribulado, que acabaria por ser chave no desfecho negativo do campeonato.
O médio, apesar dos poucos golos, era das peças mais importantes na máquina oleada do técnico e a sua saída acabou por pesar bastante no restante plantel.
Matheus Nunes representou o Sporting de 2018 a 2022. Neste período, somou 141 partidas (pelos sub-23 e A), onde marcou 11 golos e fez dez assistências. De leão ao peito conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.
Futebolista, que tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube de Alvalade neste mercado de verão, recorda festejos no Marquês de Pombal
|
A boa campanha da equipa B, que subiu ao segundo escalão, permitiu ao Sporting ter dois jogadores no onze ideal da Liga 3: o guarda-redes Diego Callai e o extremo Afonso Moreira, que foram premiados numa cerimónia na Cidade do Futebol. O atleta, que esteve muito perto de rumar ao Lyon, não esquece a conquista do título.
Afonso Moreira: "Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti"
“Foi um dia marcante e é difícil descrever em palavras o que senti”, realçou, lembrando a importância da Liga 3 na sua evolução: “Comecei a jogar neste escalão com 17 anos, foi logo um choque jogar contra homens. Mas ajudou-me a desenvolver o meu jogo e foi onde consegui mostrar aos treinadores Ruben Amorim e Rui Borges que podia jogar na equipa principal", referiu.
O extremo de 20 anos do Sporting tinha praticamente tudo acertado para sair do Clube neste mercado de verão, mas a inesperada despromoção administrativa do clube francês para a segunda divisão está agora a lançar sérias dúvidas sobre a concretização do negócio.
Os leões receberiam cerca de dois milhões de euros por uma parte do passe do jogador, mantendo ainda uma percentagem significativa de uma futura venda. O jovem extremo, com contrato até 2028, estava preparado para assinar um vínculo de cinco temporadas com os franceses, numa transferência que o colocaria a competir no exigente contexto da Ligue 1.
Diego Callai: "A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores"
Na mesma cerimónia, Diego Callai, que foi considerado o melhor guarda-redes da Liga 3, relembrou a temporada de altos e baixos: “A equipa A teve momentos complicados, assolada por muitas lesões e ficamos sem alguns jogadores. Mas faz parte do processo”, salientou, recordando também os três treinadores que teve na época: João Pereira, Pedro Coelho e João Gião: “Estivemos sempre de braços abertos para ouvir novas ideias”, assegurou.
Fulham, clube orientado pelo técnico português que passou pelo emblema verde e branco, apresentou uma proposta pelo atleta que está na mira dos leões
|
Rômulo Cardoso, avançado que alinha nos turcos do Goztepe, interessa ao Fulham. O clube orientado por Marco Silva apresentou uma proposta ao emblema turco na ordem dos 16 milhões de euros pelo atleta que está na mira do Sporting, mas a proposta foi prontamente rejeitada.
De acordo com a informação avançada pelo jornal inglês The Athletic, o Goztepe exige mais de 20 milhões de euros para aceitar a venda de Rômulo Cardoso. Além do emblema inglês, também o Leipzig já terá feito uma abordagem junto dos turcos, tendo em vista uma eventual transferência do avançado de 23 anos.
De resto, Rômulo Cardoso é muito cobiçado no mercado de transferências. Feyenoord, Fenerbahçe e Zenit são outros clubes que têm o nome do atacante na lista de reforços para o mercado de verão. O atleta é também bastante apreciado no mercado inglês e outros emblemas da Premier League, além do Fulham, estarão a ponderar apresentar uma proposta ao Goztepe.
Vale sublinhar que os responsáveis do Sporting estão empenhados no reforço do ataque da equipa leonina, tendo em conta a provável saída de Viktor Gyokeres. Luis Suárez, avançado do Almería, será o alvo prioritário, mas Rômulo Cardoso também é uma opção válida. Ainda assim, não é previsível que o Clube de Alvalade formalize uma proposta nas próximas semanas.
Recorde-se que, em 2024/25, ao serviço do Goztepe, Rômulo Cardoso - avaliado em 7 milhões de euros - disputou 33 jogos, tendo somado 2.773 minutos. No total, o avançado brasileiro assinou 17 golos e 10 assistências, foi o melhor marcador da equipa turca e assinou uma das melhores épocas da sua carreira.
Atitude de um dos futebolistas do Clube de Alvalade é muito apreciada pelo técnico que, desta forma, acaba por 'prejudicar' 'camisola 23' dos leões
|
Francisco Trincão vai ser promovido ao grupo de capitães do Sporting, depois de aceitar a proposta de renovação de contrato. Rui Borges atribui uma grande relevância ao internacional português no plantel do conjunto de Alvalade, mas quem sai prejudicado será Daniel Bragança.
A informação é avançada pelo jornal Record. Trincão prepara-se para iniciar a quarta temporada no Sporting e a sua influência no grupo de trabalho vai aumentar. A atitude do extremo internacional português é muito apreciada por Rui Borges que, desta forma, decide dar um enorme voto de confiança ao atleta de 25 anos. O ‘camisola 17’, a par de Gonçalo Inácio, será um dos sub-capitães da equipa verde e branca.
Por outro lado, Daniel Bragança desce na hierarquia do plantel leonino. Ainda a recuperar da grave lesão no joelho esquerdo, o médio internacional sub-21 português vai falhar grande parte da próxima temporada, sendo que o regresso à competição está apenas previsto para o final do ano civil de 2025. Por esse motivo, Rui Borges optou por retirar o jogador de 26 anos do lote de capitães.
Por sua vez, Pedro Gonçalves e Nuno Santos também têm o seu estatuto reforçado, no seio da equipa leonina. Os dois jogadores assumirão o papel de “capitães na sombra”, tendo em conta a sua experiência e longevidade no Sporting. De resto, o ala de 30 anos já envergou a braçadeira de capitão do Sporting, num jogo particular diante do Union St. Gilloise, no verão de 2024, ainda sob o comando de Ruben Amorim.
Vale ainda sublinhar que a capacidade de liderança de Rui Silva, que é um dos jogadores mais experientes do plantel do Sporting, também é valorizada por Rui Borges. Líder no balneário e bom conselheiro para os companheiros de equipa, o guarda-redes de 31 anos continuará a ter voz ativa no balneário, em 2025/26, apesar do seu nome não constar no lote de capitães.