
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
André Pinotes Batista não assegura a saída de Viktor Gyokeres do Sporting antes da oficialização. Depois da confirmação dada por Fabrizio Romano na passada terça-feira, dia 22 de julho, o deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista acredita que a palavra do especialista italiano não pode ser dada como garantia.
André Pinotes Batista: "Negócio de Gyokeres? É um sinal que se dá para o balneário e para o futuro"
“Não podemos tomar como oficial aquilo que o Fabrizio Romano escreve. Na melhor das hipóteses, tem parcerias com os empresários e defende os interesses deles. Não é um jornalista em exercício, quer isto dizer que até que o negócio esteja fechado, nós temos que ter essa inteligência”, confessa, neste Exclusivo Leonino.
“O Sporting fez a defesa dos seus interesses, por dois motivos. Primeiro porque, por muito importante que Viktor Gyokeres seja, não é o único ativo do Sporting. E porque se nós permitíssemos a um jogador que faz greve atingir os seus objetivos, amanhã éramos confrontados com a mesma circunstância nas outras estrelas que nós temos. É um sinal que se dá para o balneário e para o futuro”, acrescenta.
André Pinotes Batista: "Viktor Gyokeres, no meu entender, foi manipulado pelo seu empresário"
Em jeito de conclusão, André Pinotes Batista acredita que o legado do sueco não ficará manchado pela forma como sairá de Alvalade, mas, ainda assim, admite que esta novela teve a mão de Hasan Çetinkaya: “Vamos sempre lembrar-nos de Gyokeres como o avançado mais marcante dos último 30 anos, mas ninguém deixará de ter um amargo de boca em função da forma como ele acabou por forçar a saída, quando o Sporting a estava a facilitar”.
“Ninguém se vai esquecer de todos os golos e assistências, nem nos vamos esquecer de ter gratidão com o Gyokeres. Agora, não é igual sair de um clube a bem ou a mal e o Viktor Gyokeres, no meu entender, foi manipulado pelo seu empresário”, refere André Pinotes Batista.
Antigo jogador dos verdes e brancos é o novo treinador adjunto do emblema de Bérgamo, que aponta mira a atleta do Clube de Alvalade
|
Maxi Araújo é alvo da Atalanta. O emblema de Bérgamo - que apresentou Miguel Veloso como treinador adjunto de Iván Juric - tem interesse no ala do Sporting, após ter recusado pagar 20 milhões de euros pela contratação de Diego Moreira ao Estrasburgo.
Segundo a La Gazzetta dello Sport, a Atalanta crê que o valor exigido pelos franceses é demasiado elevado para as pretensões deste mercado e vira atenções para o 'camisola 20' do Sporting. No entanto, os leões não vão negociar uma quantia que agrade aos bergamascos.
A mesma fonte adianta que a nacionalidade extracomunitária pode dificultar o negócio, uma vez que, segundo as regras da Serie A, por época desportiva, cada clube só pode contratar dois jogadores que tenham nacionalidade de um país fora da União Europeia sem ter de vender ou emprestar algum atleta em condições semelhantes que já faça parte do plantel.
Além do mais, Maxi foi contratado pelo Sporting no verão de 2024 por uma quantia perto dos 13,6 milhões de euros. O internacional pelo Uruguai tem contrato com os verdes e brancos até 2029 e está blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Com a camisola do Sporting, Maxi Araújo – avaliado em 17 milhões de euros - disputou 46 jogos em 2024/25: 28 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o ala canhoto alinhou durante 3.094 minutos, tendo marcado quatro golos e feito cinco assistências.
Defesa dos encarnados terá falado com futebolista referenciado pelos leões, convencendo o atleta a assinar com o emblema da Luz
|
Nicolás Otamendi foi crucial para Richard Ríos rumar ao Benfica. O central terá falado pessoalmente com o médio ex-Palmeiras, que estava referenciado pelo Sporting, mas acabou por rumar ao Benfica, a troco de uma quantia de 27 milhões de euros.
Carlos Antonio Vélez: "Otamendi teve um papel importantíssimo no negócio de Richard Ríos"
"Otamendi teve um papel importantíssimo no negócio. Tão importante que foi ele que iniciou a comunicação direta com Richard Ríos. Ligou-lhe, fizeram videochamada. Foi Otamendi quem o convenceu. Contou-lhe como era o Benfica. Foi um participante ativo", garantiu Carlos Antonio Vélez, jornalista compatriota do médio.
O especialista revelou ainda que a discussão foi tema de conversa: "Os dois falaram depois do Argentina-Colômbia, quando já se abordava a possibilidade de Ríos ir para o Benfica. Otamendi partilhou com ele as impressões sobre o clube, a cidade e a vida em Portugal".
O Sporting acabou por não fechar a contratação de Richard Ríos, que foi oficialmente apresentado como reforço do Benfica. As águias informaram a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que pagaram ao Palmeiras 27 milhões de euros, ficando o médio com uma cláusula de 100M.
Richard Ríos - avaliado em 16 milhões de euros - esteve no Brasil durante seis anos. O médio foi contratado pelo Palmeiras, em 2023, ao Guarani, a troco de cerca de 1,4 milhões de euros. Em 2025, soma 36 jogos pelo Palmeiras de Abel Ferreira, com o qual tinha contrato até 2028.
Futebolista que partilha balneário com o central espanhol é alvo dos verdes e brancos, mas há mais interessados no mercado de transferências
|
O Sporting tem Nelson Deossa bem referenciado. O companheiro de equipa de Sergio Ramos no Monterrey é alvo dos leões, numa altura em que os interessados na sua contratação vão crescendo, com Bétis, Palmeiras e Roma a juntarem-se à corrida.
A informação é avançada por Pipe Serra - jornalista colombiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que o futuro de Deossa deverá ficar fechado nos próximos dias, com o Bétis a liderar a corrida.
O Palmeiras de Abel Ferreira planeia fazer uma oferta ao Monterrey, sendo que a Roma também está interessada, após ver Richard Ríos - que também estava referenciado pelo Sporting - rumar ao Benfica a troco de 27 milhões de euros.
Nelson Deossa foi um dos destaques dos mexicanos do Monterrey no Mundial de Clubes 2025 e tem reunido vários interessados no mercado. A cláusula de rescisão do colombiano de 25 anos está fixada em torno dos 20 milhões de dólares.
Em 2024/25, Nelson Deossa - avaliado em 6 milhões de euros - disputou 52 jogos: 23 pelo Pachuca e 29 depois de ter sido contratado pelos rayados. No total, o médio esteve em campo durante 3.757 minutos, nos quais marcou 10 golos e fez três assistências.