Extra Sporting
Extra Sporting: Mike Tyson dá uma chapada a Jake Paul antes do 'combate do ano' (vídeo)
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting: Jorge Martín foi, este dia 17 de novembro, coroado, pela primeira vez na sua carreira, campeão mundial de MotoGP. O espanhol, que levava uma vantagem saudável para a corrida deste domingo, só precisou de fechar a prova em terceiro lugar para ganhar a classificação geral do campeonato de condutores.
A corrida, no GP solidário de Barcelona, foi ganha por Paco Bagnaia. Jorge Martín até partiu bem e chegou a lutar pelo primeiro lugar, mas acabou por ser ultrapassado por Marc Márquez. O italiano ganhou de forma confortável, mas a vitória não foi suficiente para chegar ao terceiro título mundial. Márquez foi segundo e Martín fechou o pódio.
Miguel Oliveira corre pela Trackhouse Aprilia e fechou a corrida em décimo segundo lugar, ocupando agora o décimo quinto posto na classificação geral do campeonato de condutores. Uma época menos positiva para o português, que esteve até algum tempo afastado das pistas por lesão. Esta foi a última corrida pela Trackhouse Aprilia, uma vez que está de saída para a Pramac/Yamaha.
Jorge Martín junta-se, assim, a um lote de cinco pilotos espanhóis que já venceram o campeonato da MotoGP: são eles Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Álex Crivillé e Joan Mir. No entanto, o piloto torna-se o primeiro desde 2001 a conseguir conquistar o título mundial enquanto representa uma equipa independente: a Pramac.
A época de 2024 chegou, assim, ao final, com a coroação de um novo campeão mundial. Durante esta época, Jorge Martín venceu “apenas” três vezes: Grande Prémio Tissot de Portugal 2024; Michelin Grand Prix de France 2024; Pertamina Grand Prix of Indonesia 2024. Apesar disso, a consistência que foi mostrando durante a temporada permitiu-lhe garantir a vitória na última corrida da época, com 508 pontos somados, contra os 498 de Paco Bagnaia, que terminou em segundo. Marc Márquez fechou o pódio com 392 pontos.