Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Sporting

Extra Sporting; Incêndio em Portugal mobiliza centenas de operacionais

Fogo continua ativo e por dominar; Chamas começaram a consumir uma zona de pinhal ao final da manhã desta sexta-feira, dia 13 de setembro

Extra Sporting - Incêndio mobiliza centenas de operacionais
Extra Sporting - Incêndio mobiliza centenas de operacionais

  |

Icon Comentário0

Um incêndio que lavra desde das 12h35, desta sexta-feira, dia 13 de setembro, em zona de mato, em Silvares, no concelho do Fundão, já mobilizou mais de 400 operacionais, nove meios aéreos e 120 meios terrestres às 16h30, segundo avança a Proteção Civil.


“A situação está grave, o fogo está a avançar a uma intensidade enorme. Os bombeiros estão a fazer uma linha de proteção a um conjunto de casas, porque o fogo está a passar perto das habitações”, disse Cláudia Pereira, presidente da junta de Silvares, à Rádio Renascença.


Em declarações à RTP3, o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, confirma que as chamas estiveram a poucas dezenas de metros da primeira fila de habitações da vila de Silvares: "O risco ainda não está totalmente debelado. Na zona do perímetro de Silvares houve uma aproximação a cerca de 60 a 70 metros da frente de fogo das primeiras casas no lugar onde se criou um perímetro de segurança".


"Esse perímetro de segurança e a alteração do vento, para já, essa vertente está protegida. Devido às condições do vento, estamos muito longe de poder referir que a vila de Silvares está segura", declarou o autarca. De acordo com o Comando Sub-regional Beiras e Serra da Estrela, citado pela agência Lusa, as condições para o combate ao incêndio não são as mais favoráveis, uma vez que "há vento e o terreno no local é acidentado".

O fogo atingiu uma casa na zona histórica do Fundão e provocou um ferido ligeiro e deixou duas famílias desalojadas. O comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão, José Sousa, adiantou à agência Lusa que as chamas consumiram o edifício "do primeiro andar ao telhado" e que as casas ficaram inabitáveis. O ferido é um homem de 60 anos, que residia no primeiro andar.



Extra Sporting

Extra Sporting; Saiba como vai estar o tempo no final da semana

Portugal continental escapará quase incólume ao frio e viverá um panorama meteorológico muito distinto; Próximos dias sem chuva prevista

Extra Sporting - Final de semana sem chuva em Portugal
Extra Sporting - Final de semana sem chuva em Portugal

  |

Icon Comentário0

O tempo em Portugal continental na segunda metade desta segunda semana de setembro será notícia na Europa - em particular na parte Ocidental - devido às características atmosféricas que tornarão o nosso país um autêntico "oásis" do ponto de vista da temperatura e precipitação.


Entre quinta e sexta-feira, dia 13 de setembro, quase todos os países da Europa Ocidental serão afetados pela chegada de uma forte massa de ar polar marítima, que durará apenas 48 horas. O nosso país escapará praticamente incólume ao ar frio, embora o arrefecimento do tempo seja sentido de forma muito superficial nalgumas regiões do interior Norte e Centro.


O modelo de confiança da Meteored revela a configuração atmosférica que permitirá a "invasão" do ar polar marítimo até à Europa Ocidental: será impulsionado para a Europa por causa da ascensão em latitude das altas pressões, a oeste, e da presença das baixas pressões a este-nordeste sobre a Escandinávia e sobre o Mediterrâneo.


No geral, a população portuguesa residente na unidade territorial do Continente não irá sentir esta breve mudança para um estado de tempo ligeiramente mais fresco ou frio. Em países como Espanha, França, Países Baixos ou Alemanha, nesses sim, a descida das temperaturas será acentuadíssima, agravada pelos ventos do quadrante Norte.

Por cá, o elemento climático mais chamativo será a temperatura mínima, que se traduzirá em noites mais frias em Bragança e na Guarda, onde há previsão de 10 ºC para a próxima sexta-feira (13). No Algarve (Sotavento), por exemplo, espera-se o contrário devido à influência do vento de Leste, prevendo-se um valor de noite tropical em Faro (21 ºC).



Extra Sporting

Extra Sporting: Após debate entre Donald Trump e Kamala Harris, Taylor Swift tomou decisão drástica: “Caos”

Cantora pop de 34 anos utilizou redes sociais para apoiar publicamente um dos candidatos depois do 'confronto' entre ambos

Extra Sporting, Taylor Swift apoia Kamala Harris, após debate com Trump
Extra Sporting, Taylor Swift apoia Kamala Harris, após debate com Trump

  |

Icon Comentário0

Taylor Swift manifestou publicamente o seu apoio e futuro voto à candidata Kamala Harris, na corrida presidencial à Casa Branca. Após o fim do primeiro debate com Donald Trump, a cantora escreveu: “Vou votar Kamala Harris e Tim Walz nas eleições presidenciais de 2024”.


A cantora utilizou as suas redes sociais para publicar uma foto junto de um dos seus gatos, deixando implícito uma resposta a JD Vance, candidato a vice-presidente, que havia dito publicamente que as “mulheres com gatos e sem filhos” deveriam ter menos poderes de decisão quanto ao futuro do país.


“Fiz a minha pesquisa e a minha escolha. Penso que ela é uma líder firme e talentosa e acredito que podemos conseguir muito mais neste país se formos liderados pela calma e não pelo caos”, começou por dizer a artista musical de 34 anos de idade.


Recentemente, tomei conhecimento de que uma versão de Inteligência Artificial minha apoiava falsamente a candidatura presidencial de Donald Trump no seu site. Isso despertou os meus receios em relação à IA e aos perigos de espalhar desinformação”, acrescentou.

“Cheguei à conclusão de que preciso de ser muito transparente sobre os meus planos para estas eleições enquanto eleitor. A forma mais simples de combater a desinformação é com a verdade”, rematou a cantora mais influente do país, concedendo à candidata democrata uma incomparável vantagem.



Extra Sporting

Extra Sporting: Aeroporto Francisco Sá Carneiro fechou esta terça-feira e já se sabe porquê

Paralisação na infraestrutura aeroportuária está prevista há meses, mas, segundo os responsáveis, as intervenções restantes decorrerão noutros horários

Extra Sporting: Aeroporto Francisco Sá Carneiro encerrado
Extra Sporting: Aeroporto Francisco Sá Carneiro encerrado

  |

Icon Comentário0

As obras de reforço estrutural na pista do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, estão previstas para serem concluídas em fevereiro de 2026. Nesta terça-feira, dia 10 de setembro, o aeroporto está fechado devido aos trabalhos, com reabertura programada para as 06h00 de quarta-feira.


Segundo a ANA - Aeroportos de Portugal, gestora do aeroporto, após este encerramento total, as intervenções restantes decorrerão entre meia-noite e 06h00, de segunda a sábado, para reduzir o impacto nas operações. O projeto envolve um investimento de 50 milhões de euros e visa melhorar a qualidade e o serviço da infraestrutura, acompanhando o crescimento do tráfego e otimizando segurança e sustentabilidade ambiental.


O aeroporto está localizado nos municípios da Maia, Matosinhos e Vila do Conde, e as obras abrangem a repavimentação completa da pista 17-35, reforço estrutural, ajustes na geometria da faixa de pista e na sinalização luminosa, substituição das luzes por LED, renovação do sistema de drenagem e a instalação de equipamentos para navegação de baixa visibilidade (ILS categoria II) na pista 35.


A data para esta interrupção já havia sido escolhida há vários meses, segundo Thierry Ligonnière, diretor executivo da ANA, que teria avançado, que o dia seria selecionado com “base em probabilidades de condições meteorológicas favoráveis”, visto que as obras não poderiam ser feitas caso chovesse.

A ANA em comunicado informou que nenhum avião vai levantar voo, nem aterrar na pista do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no decorrer desta terça-feira, mas prevê-se que esta seja a única paralisação total ao longo dos 19 meses de obras. Será a “maior intervenção realizada na pista desta infraestrutura”.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Extra Sporting: Aeroporto Francisco Sá Carneiro fechou esta terça-feira e já se sabe porquê
Extra Sporting

Extra Sporting: Aeroporto Francisco Sá Carneiro fechou esta terça-feira e já se sabe porquê

 

Icon Comentário0
Extra-Sporting: Combustíveis não vão descer tanto e a culpa é do…
Extra Sporting

Extra-Sporting: Combustíveis não vão descer tanto e a culpa é do…

 

Icon Comentário0
Extra Sporting: San Marino, pior seleção do mundo, vence partida pela primeira vez em duas décadas
Extra Sporting

Extra Sporting: San Marino, pior seleção do mundo, vence partida pela primeira vez em duas décadas

 

Icon Comentário0