Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Extra Sporting: Por volta das 18h30 deste domingo, dia 13 de outubro, Portugal vai assistir à passagem de um corpo celeste. A sua passagem poderá ser vista a olho nu ao final da tarde, no entanto, a janela de oportunidade será muito reduzida.
Ainda que nessas circunstâncias, por volta das 19h35 poderá ver o cometa em zonas de baixa luminosidade, sem a necessidade de utilizar um telescópio. O C/2023 A3 Tsuchinshan–ATLAS (designação do cometa) foi avistado no sábado, dia 12 de outubro, em várias partes do mundo, como foi caso de Espanha e Califórnia.
O corpo celeste em causa chegou à zona mais próxima da órbita do sol no passado dia 27 de setembro. Nessa altura, foi possível observá-lo no Hemisfério Sul e agora está de passagem, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), pelo Hemisfério Norte.
Conforme as informações divulgadas pela Organização, este corpo celeste tem uma órbita de 80 mil anos, isto significa que só voltará a ser visto no fim desse espaço de tempo. O único fator que pode alterar esse intervalo de tempo é se a gravidade de outro planeta acabar desviá-lo da órbita.
Feitas as contas, tudo indica que a última vez que este corpo celeste passou tão perto da Terra foi na época em que o Homem de Neandertal ainda habitava o planeta. Esta espécie, irmã do Homo sapiens, com quem o homem moderno coexistiu, surgiu no Pleistoceno Médio, há cerca de 400 mil anos, na Europa e no Médio Oriente, extinguindo-se há cerca de 28 mil anos na Península Ibérica.