
Extra Sporting
Revelada mensagem de Mark Rutte a Trump: "Europa vai pagar à grande e a vitória será tua"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting: Por volta das 18h30 deste domingo, dia 13 de outubro, Portugal vai assistir à passagem de um corpo celeste. A sua passagem poderá ser vista a olho nu ao final da tarde, no entanto, a janela de oportunidade será muito reduzida.
Ainda que nessas circunstâncias, por volta das 19h35 poderá ver o cometa em zonas de baixa luminosidade, sem a necessidade de utilizar um telescópio. O C/2023 A3 Tsuchinshan–ATLAS (designação do cometa) foi avistado no sábado, dia 12 de outubro, em várias partes do mundo, como foi caso de Espanha e Califórnia.
O corpo celeste em causa chegou à zona mais próxima da órbita do sol no passado dia 27 de setembro. Nessa altura, foi possível observá-lo no Hemisfério Sul e agora está de passagem, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), pelo Hemisfério Norte.
Conforme as informações divulgadas pela Organização, este corpo celeste tem uma órbita de 80 mil anos, isto significa que só voltará a ser visto no fim desse espaço de tempo. O único fator que pode alterar esse intervalo de tempo é se a gravidade de outro planeta acabar desviá-lo da órbita.
Feitas as contas, tudo indica que a última vez que este corpo celeste passou tão perto da Terra foi na época em que o Homem de Neandertal ainda habitava o planeta. Esta espécie, irmã do Homo sapiens, com quem o homem moderno coexistiu, surgiu no Pleistoceno Médio, há cerca de 400 mil anos, na Europa e no Médio Oriente, extinguindo-se há cerca de 28 mil anos na Península Ibérica.
Depois de uma grande subida nos últimos dias, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de junho, irão existir mudanças significativas
|
A subida recente do preço dos combustíveis não vai ter continuação na próxima semana: pelo contrário, a partir da próxima segunda-feira, haverá um 'desconto' na fatura na hora de abastecer o depósito o carro. Nas principais petrolíferas nacionais, “a orientação será para uma descida até 3 cêntimos por litro no preço da gasolina 95 e até 4 cêntimos no gasóleo”.
Os postos de marca própria seguem a tendência e reportam “uma subida de 0,0254 euros na gasolina 95 e de 0,0351 euros no gasóleo”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’. A descida programada para esta segunda-feira marca também um ponto final em quatro semanas consecutivas de aumento de preços.
O gasóleo passou de 1,514 para 1,602 euros/litro, ao passo que a gasolina 95 subiu de 1,676 para 1,715 euros/litro neste período de tempo. Se analisarmos o percurso desde o início do ano, verifica-se que a gasolina 95 desceu ligeiramente – de 1,722 para 1,715 euros/litro -, tal como o gasóleo – de 1,609 para 1,602 euros/litro.
Assim, encher um depósito de 60 litros tanto de gasolina 95 como de gasóleo custa menos 42 cêntimos do que na primeira semana de janeiro. No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina simples 95 mais cara, 6,9 cêntimos acima da média europeia e 22,7 cêntimos acima do preço verificado em Espanha.
Quanto ao gasóleo simples, o nosso país está na 9.ª posição do preço mais caro, 4,6 cêntimos acima da média europeia e 20,2 cêntimos mais caro do que em Espanha. A Dinamarca apresenta os preços da gasolina 95 e gasóleo mais caros do Velho Continente, com 2,022 e 1,847 euros/litro, respetivamente.
Trabalhadores e clientes foram retirados do estabelecimento e todo o edifício teve de ser evacuado de imediato; Fogo começou na cozinha de um restaurante
|
O centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa, foi esta quinta-feira, dia 26 de junho, evacuado por causa de um incêndio. Uma pessoa teve de ser assistida, por inalação de fumo. O fogo começou na cozinha de um restaurante, nomeadamente em três frigideiras. Foram mobilizados para o local seis operacionais, apoiados por uma viatura dos bombeiros.
Trabalhadores e clientes foram retirados do estabelecimento, sendo que o mesmo deve ser reaberto em breve. Seiça de Sousa, subchefe principal dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, acredita que, se os trabalhos se desenrolarem normalmente, o centro comercial poderá ser reaberto ainda hoje.
"Neste momento, o que estamos a fazer é o procedimento de ventilação ao edifício, de forma a que possamos garantir que o mesmo possa abrir em condições de segurança", detalhou, explicando que o procedimento em causa pretende "retirar" todo o fumo que está no edifício para que seja possível permanecer no edifício em segurança.
"O centro comercial sim, a zona do restaurante em causa não", afirmou, acrescentando que será preciso proceder a reparações e "tudo o que seja necessário", devido aos danos gerais. Seiça de Sousa adiantou que houve danos causados pela água no combate ao incêndio, além do próprio fogo.
O Atrium Saldanha é um dos principais centros comerciais de Lisboa. Foi inaugurado a 3 de março de 1998 e desenhado pelo arquiteto catalão Ricardo Bofill. O edifício, que integra uma área de comércio e outra de escritórios, totaliza 12 pisos no corpo principal e seis pisos de estacionamento.
Cerimónia com Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas
|
O casamento de Jeff Bezos e Lauren Sánchez, agendado para este fim de semana em Veneza, gerou forte contestação por parte de residentes e ativistas. A cerimónia, inicialmente prevista para o centro da cidade, foi transferida para o Arsenale, uma área mais isolada, após pressão pública e preocupações com a segurança.
Ativistas da Greenpeace, acompanhados por membros de outros movimentos, realizaram, na segunda-feira, um protesto na Praça de São Marcos, em Veneza. Durante a manifestação, exibiram uma grande faixa direcionada a Jeff Bezos com a frase provocadora: “Se podes alugar Veneza para o teu casamento, tu podes pagar mais impostos”.
Foram ainda colocadas faixas e cartazes em locais emblemáticos da cidade, incluindo uma faixa com a frase “Sem espaço para Bezos!”, pendurada na icónica Ponte di Rialto. Os manifestantes ameaçam ainda bloquear o acesso aos canais, com o objetivo de evitar que o casamento cause transtornos à população local.
O casamento reacende debates sobre turismo excessivo, gentrificação e ausência de políticas públicas eficazes para proteger o caráter histórico e habitacional de Veneza. Apesar da introdução da taxa turística para combater a elevada procura de turistas, muitos residentes sentem que a cidade se tornou num “parque temático” para elites.
Entre os cerca de 200 convidados para a cerimónia estão figuras bem conhecidas do grande público como Mick Jagger, Ivanka Trump, Oprah Winfrey e Leonardo DiCaprio. Medidas de segurança incluem o bloqueio de canais, o aluguer de hotéis e segurança privada.