Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FEZ DE RAFAEL LEÃO CAMPEÃO PELO SPORTING E RECORDA CARREIRA MARCADA POR CONFLITOS: “É UM PADRÃO”

Vida do avançado tem sido conturbada

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Luís Martins, antigo treinador de Rafael Leão nas camadas jovens do Sporting, relembrou os vários incidentes da carreira do internacional português. Em declarações ao Record, acredita que foram os percalços que tornaram o avançado no jogador que é atualmente.


"É um padrão. Desde o início da formação que a sua carreira foi marcada por eventos, que se tornaram habituais na vida dele. Sabemos como chegou ao Sporting, depois de ter estado no Benfica; sabemos como saiu do Sporting depois da invasão à Academia de Alcochete; e depois a forma conflituosa como deixou o Lille e foi para o AC Milan", começou por dizer.


"Ele tem encarado essas situações da mesma forma que fazia quando era mais jovem. Era um miúdo que encarava esta 'coisa' de jogar à bola de forma natural e despreocupada", admitiu.


"Sempre foi um jogador com grande capacidade de aceleração com bola, de grande criatividade, que pode jogar quer nas alas quer a ponta-de-lança. Em qualquer posição do ataque e em qualquer sistema de jogo", acrescentou.

"Quando um futebolista com as capacidades dele já é capaz de performances destas, claro que vai continuar a ser disputados pelos grandes 'tubarões' da Europa", terminou.


Luís Martins treino Rafael Leão em vários escalões de formação dos leões. Juntos, foram Campeões Nacionais de juvenis e de juniores, em 2015/16 e 2016/17, respetivamente.


Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - SPORTING QUER DESPACHAR COMPRA MILIONÁRIA DO MERCADO DE INVERNO

Futebolista foi contratado numa altura debilitada, mas leque de opções de Rúben Amorim foi crescendo

Futebolista foi contratado numa altura debilitada, mas leque de opções do Sporting foi crescendo
Futebolista foi contratado numa altura debilitada, mas leque de opções do Sporting foi crescendo

  |

Icon Comentário0

Koba Koindredi não tem espaço no Sporting. Apesar de um empréstimo estar a ser negociado, a Direção liderada por Frederico Varandas não descarta uma transferência em definitivo, sabe o Leonino. No entanto, para o 'camisola 80' deixar Alvalade de vez, é necessário que a proposta cubra o investimento feito no mercado de inverno da temporada passada.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, Rúben Amorim reuniu com a estrutura e definiu um valor entre 4-5 milhões de euros como aceitável para venda do médio. A contratação do jogador ao Estoril foi feita numa altura em que os leões tinham poucas opções no centro do terreno, mas a afirmação de Mateus Fernandes pode ditar a saída em definitivo.


De momento, Koindredi treina à parte, na Academia Cristiano Ronaldo, com mais dois companheiros que estão em situação semelhante: Mateo Tanlongo e Jovane Cabral. O argentino sofre do mesmo problema do francês, visto não ter espaço no miolo, enquanto o cabo-verdiano não é equacionado para o ataque.


Koba Koindredi – avaliado em 3 milhões de euros – contabilizou, ao todo, 17 jogos oficiais pelo Estoril na última época desportiva. O francês que chegou ao Sporting no mercado de inverno somou, em 2023/24, ao serviço dos verdes e brancos, oito jogos, num total de 138 minutos dentro das quatro linhas.

Em janeiro, Rúben Amorim acabou por gostar do que viu e pediu a contratação do jogador, que custou aos cofres leoninos 4,25 milhões de euros – valor que pode chegar aos seis milhões, mediante o cumprimento de objetivos (1,75 milhões). A essa quantia, há ainda a acrescentar 75 mil euros referentes à comissão de manutenção.



Futebol

OFICIAL: ATALANTA DESISTE DE AVANÇADO QUE JÁ FOI COBIÇADO PELO SPORTING E ANUNCIA MATEO RETEGUI

Gian Piero Gasperini estava no mercado em busca de um futebolista para o setor ofensivo

Atalanta desiste de Beto, ex alvo do Sporting
Atalanta desiste de Beto, ex alvo do Sporting

  |

Icon Comentário0

É oficial: A Atalanta desistiu de contratar Beto, avançado do Everton que esteve na mira do Sporting no último mercado de verão, e anunciou a chega de Mateo Retegui. Ainda que não revele a duração do contrato, o conjunto de Bérgamo confirmou que a contratação é a título definitivo.


A turma orientada por Gian Piero Gasperini estava no mercado em busca de um substituto para Gianluca Scamacca. O avançado vai desfalcar os italianos durante vários meses e o emblema transalpino - que venceu a última edição da Liga Europa - tinha vários nomes em lista como Arkadiusz Milik (Juventus), Tammy Abraham (Roma), Andrea Pinamonti (Sassuolo), Giovanni Simeone (Nápoles) e Phjanpalo (Venezia).


Os responsáveis do clube transalpino procuravam um ponta de lança forte fisicamente e que fosse uma referência na área, o que reduzia o número de alvos, sendo o nome de Beto um dos jogadores no radar. O facto de o emblema de Bérgamo ter marcado um embate com o Real Madrid, a 14 de agosto, a contar para a Supertaça Europeia, acelerou a necessidade ir ao mercado.


Já Beto fez formação no Tires, clube onde se estreou no futebol profissional, tendo depois representado o Olímpico Montijo e o Portimonense, antes de rumar à Serie, onde conquistou os adeptos da Udinese, fazendo 22 golos e duas assistências em 64 jogos entre 2021 e 2023.

Na última temporada, Beto - avaliado em 20 milhões de euros - alinhou em 33 partidas pelo clube sediado em Liverpool que terminou a última edição da Premier League no 15.º lugar. No total, o atleta fez as redes adversárias abanar por cinco ocasiões e fez dois passes para golo.



Futebol

“ESTÁ AQUÉM DAQUILO PARA QUE FOI CRIADA”: EX TREINADOR DO SPORTING CRITICA APROVEITAMENTO DO CLUBE

Membro da comunidade leonina conversa sobre história do Clube de Alvalade e garante que aproveitamento podia ser melhor

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Há quase 22 anos, mais precisamente no dia 21 de junho de 2002, foi inaugurada a Academia de Alcochete, casa do Sporting, um complexo desportivo com cerca de 250 mil metros quadrados, o primeiro deste género em Portugal, e, na altura, dos mais modernos da Europa, que visa a formação de jogadores tendo em conta a equipa principal.



Após duas décadas de funcionamento, é possível afirmar que o saldo é mais que positivo: oriundos da Academia, já se estrearam 73 jogadores na equipa A. É de ressaltar, que um terço das estreias aconteceu sob o comando de Frederico Varandas e duas dezenas pela mão de Rúben Amorim, sendo que as duas últimas tiveram lugar no último sábado, no confronto com o Estoril: o guarda-redes Diogo Pinto foi titular e o médio Miguel Menino entrou no relvado aos 89 minutos, para substituir Pedro Gonçalves.


Luís Martins, antigo treinador dos juvenis que esteve no arranque do projeto, em conversa com o jornal A Bola, recorda o início do programa: “Construímos o projeto com essa visão e missão, elaborámos um grupo de trabalho que se encarregou de construir, em paralelo do que era a Academia em termos físicos, digamos que o corpo teórico, o programa, os procedimentos, as melhores práticas possíveis à altura e deixámos esses procedimentos à evolução dos tempos”.


O ex-treinador considera que a missão tem sido um sucesso, realçando a liderança de Amorim: “A base de saída foi muito natural, tendo em conta que o Sporting sempre apostou nos seus jovens, foi dos primeiros clubes nacionais a ter aproveitamento de jogadores da sua formação para a equipa profissional, algo que estava na sua matriz. Teve anos de hegemonia, houve uma época em que ganhámos todos os escalões a nível nacional e distrital. Amorim está há mais anos no Sporting, talvez só Paulo Bento tenha feito o mesmo, e essa liderança coerente ajuda na aposta que tem feito nos jovens”. No entanto, Luís Martins admite que a Academia Cristiano Ronaldo não atingiu o seu potencial, considerando que podia estar num nível mais elevado.

“É um filão que não se esgota, mas a minha avaliação do que é o atual trabalho da Academia não tem de modo nenhum uma qualificação de excelente, está aquém daquilo para que foi criada e a missão ainda está longe de ser alcançada, julgo que estagnou nalguns parâmetros”, remata.

Confira aqui a preparação do Sporting para a partida frente ao Chaves, na Academia de Alcochete:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


IOANNIDIS FOI A JOGO PELO PANATHINAIKOS E PERDEU FRENTE A UM EX AVANÇADO DO SPORTING
Futebol

IOANNIDIS FOI A JOGO PELO PANATHINAIKOS E PERDEU FRENTE A UM EX AVANÇADO DO SPORTING

 

Icon Comentário0
"AINDA NEM ESTAMOS A FALAR DA CHAMPIONS" – TEME-SE O PIOR PARA KOVACEVIC E SPORTING NO FUTURO
Futebol

"AINDA NEM ESTAMOS A FALAR DA CHAMPIONS" – TEME-SE O PIOR PARA KOVACEVIC E SPORTING NO FUTURO

 

Icon Comentário0
"CONHEÇO BEM RÚBEN AMORIM" - ELEMENTO CHAVE DO RIO AVE ABORDA ENCONTRO FRENTE AO SPORTING
Futebol

"CONHEÇO BEM RÚBEN AMORIM" - ELEMENTO CHAVE DO RIO AVE ABORDA ENCONTRO FRENTE AO SPORTING

 

Icon Comentário0