
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica preparam-se para as grandes decisões no campeonato e na Taça de Portugal. O desfecho dos duelos entre leões e encarnados, na 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic e na final do Jamor, vai ser determinante para o futuro dos respetivos treinadores, Rui Borges e Bruno Lage, nos clubes. Esta ideia é partilhada por duas figuras do universo leonino, em declarações ao jornal Record: Paulo Andrade, ex-dirigente, e Luís Martins, antigo treinador-adjunto da equipa principal.
Paulo Andrade: "Futuro de Rui Borges? É muito cedo para analisar"
“Temos Sporting e Benfica a disputarem campeonato e Taça, por isso considero que ainda é muito cedo para estarmos a analisar o futuro dos dois treinadores. É preciso ver como as coisas vão correr. Sabemos que nestas situações os resultados acabam por ser determinantes, tudo vai depender do comportamento das duas equipas. Sobre os jogos, prevejo muito equilíbrio”, referiu Paulo Andrade.
Luís Martins: "Pressão está em Bruno Lage"
Por sua vez, Luís Martins atira a pressão para o técnico do adversário: “Na minha opinião, o treinador cujo lugar está mais em risco é Bruno Lage dado o plantel que tem à sua disposição, e os reforços de inverno que ainda recebeu em janeiro. Depois também há as expectativas que criou pois já esteve na liderança em duas ocasiões e acabou por ser ultrapassado em ambas”.
Luís Martins considera ainda que, em caso de insucesso, o treinador do Sporting - que foi criticado por Miguel Sousa Tavares - poderá beneficiar de algumas atenuantes: “Já o Rui Borges, se perder o campeonato, pode apresentar a situação complicada que herdou pois, quando entrou, o Sporting estava em queda livre. A taça será sempre uma medalha de prata, e é certo que quem ganhar o campeonato ficará no céu enquanto quem perder descerá ao inferno. Acredito que o jogo de sábado será mesmo decisivo”.
Vale lembrar que Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, contratado ao Vitória de Guimarães, para substituir João Pereira, tendo assinado contrato até junho de 2026. Num total de 26 jogos disputados ao leme da equipa verde e branca, o técnico de 43 anos soma 16 vitórias, oito empates e duas derrotas.
Conhecido adepto do Clube de Alvalade perspetivou dérbi do próximo sábado, que pode vir a ditar o campeão da Liga Portugal Betclic 2024/25
|
André Pinotes Batista acredita que João Pinheiro será o árbitro escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o Benfica – Sporting, agendado para o próximo sábado, 10 de maio, às 18h00, no Estádio da Luz, relativo à 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
“Advinha-se que a arbitragem seja motivo de discórdia, mas espera-se que João Pinheiro seja imune à pressão e decida, livremente, com a mesma competência com que os dois adversários se digladiaram ao longo da época”, afirma André Pinotes Batista, isto apesar da nomeação ainda não ser tornada pública.
André Pinotes Batista lembra, no entanto, que os leões partem com pequena vantagem: “No totoloto dos campeões ao Sporting servirão o X e 2, ora por tudo deixar bem encaminhado, ora por permitir celebrar um bicampeonato na arena da Luz. Aos vizinhos da segunda-circular, só a vitória interessa e tal facto não é despiciendo”.
“Neste contexto, a vitória terá um sabor mais intenso e a derrota configurará um fardo para a história. Pela sua grandeza, na certeza de que nunca há dois campeões, ambos estão obrigados a saber ganhar e a saber perder: respeitando que o brilho desta taça terá para sempre o reflexo do adversário”, defende André Pinotes Batista.
“É sobre a beleza do desporto que ora vos escrevo, mas que não haja a mais pálida dúvida. Gritei muito, muito, muito de alegria e alívio este fim-de-semana e acredito – sem reservas – que a união, o coletivismo e Viktor Gyökeres farão a diferença. Ganhando respeitarei. Perdendo exijo respeito. O resto é a bola e as suas insondáveis agitações”, finaliza André Pinotes Batista.
Avançado internacional português entra esta quarta-feira em campo, ao serviço do Al Nassr, para defrontar o líder do campeonato, o Al-Ittihad
|
A jornada futebolística desta quarta-feira inicia-se com mais um capítulo da Saudi Pro League, que coloca frente a frente duas das equipas mais mediáticas do campeonato. Pelas 17h15, o Al Hilal, equipa que despediu recentemente Jorge Jesus, desloca-se ao terreno do Al Raed. Já com o título cada vez mais impossível de alcançar, o objetivo passa agora por manter as distâncias para o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, conjunto que também entra hoje e campo, diante do líder Al Ittihad Jeddah.
No plano europeu, destaque para o futebol feminino jovem, com o jogo entre Países Baixos e Noruega, a contar para o Europeu sub-17 feminino. Ambas as seleções têm tradição na formação e são candidatas a chegar longe na prova, sendo esta uma partida importante para o apuramento para as fases finais.
Já no escalão sénior masculino, todas as atenções se centram no Parque dos Príncipes, onde PSG e Arsenal medem forças na segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões (SportTV 5). Os franceses chegam a este encontro com uma vantagem de 1-0 e ambas as equipas sabem que, na final, já está assegurada a presença do Internazionale. A fechar a noite, a Taça Sul-Americana conta com o duelo entre Academia Puerto Cabello (Venezuela) e Vasco da Gama (Brasil).
Veja, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quarta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Al-Raed - Al-Hilal: 17h15, Liga Saudita, SportTV 3;
• Países Baixos - Noruega: 18h00, Euro Feminino Sub-17, Canal11;
• Al-Nassr - Al-Ittihad Jeddah: 19h00, Liga Saudita, SportTV 1;
• PSG - Arsenal: 20h00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
• Academia Puerto Cabello - Vasco: 23h00, Copa Sul-Americana, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Antigo jogador do Sporting marcou um dos golos dos blaugrana, mas resultado sorriu aos italianos, que passaram à final da Liga dos Campeões
|
O Inter - Barcelona terminou com vitória italiana (4-3) após prolongamento. Raphinha, antigo jogador do Sporting, marcou um dos golos - veja AQUI -, mas os catalães não conseguiram a tão aguardada passagem à final da Liga dos Campeões e o brasileiro terminou em lágrimas. Após o apito final, Hansi Flick rasgou a arbitragem.
"Estou desapontado, mas não com a minha equipa. Deram tudo. Temos de estar orgulhosos. conseguimos recuperar. O resultado foi injusto", admitiu o treinador alemão, no rescaldo do encontro que ditou eliminação da formação culé da prova milionária da UEFA.
Hansi Flick não escondeu o desagrado com a exibição de Szymon Marciniak: "Houve algumas decisões do árbitro... Não quero falar muito, mas todas as decisões 50/50 foram para o Inter", atirou. "Deixa-me triste", admitiu o treinador, que esperava conquistar a Liga dos Campeões.
"Estamos fora, mas no próximo ano tentamos outra vez. Vamos aprender com isto", garantiu, focando atenções no El Clásico diante do Real Madrid, próximo desafio do Barcelona. "Queremos e jogamos para ganhar títulos. Na La Liga temos uma partida muito difícil. Temos três dias para nos preparar", atirou.
Raphinha e companhia somam, de momento, 79 pontos no campeonato espanhol, mais quatro do que os merengues (75), com quatro jornadas por disputar. Em caso de triunfo, os blaugrana aumentam a distância para sete pontos, com nove ainda em jogo, podendo sagrar-se campeões na jornada 36, no dérbi da Catalunha diante do Espanhol.