Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“FICO SATISFEITO POR TER RECUPERADO O BRUNO"

Sousa Cintra falou em exclusivo ao Leonino sobre a venda do capitão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Jan 2020 | 11:36 |

Icon Comentário0

“Fico satisfeito por ter recuperado Bruno Fernandes e por esta venda”. É assim que começa a conversa do Leonino com Sousa Cintra, antigo Presidente do Sporting CP e mais tarde líder da SAD do Sporting CP durante o período da Comissão de Gestão, onde teve um papel fundamental para trazer de novo o médio para o Clube, e sendo ponto de partida para se concretizar esta venda de 55 milhões, mais 25 milhões por objetivos ao Manchester United.


“O Bruno merece esta oportunidade. É um fora de série dentro e fora de campo. Foi o melhor jogador em Portugal nos últimos anos, é unânime para todos, como provam os prémios. É um fantástico líder, um capitão fora de série, uma verdadeira mais valia para qualquer clube”, classifica Sousa Cintra.


Embora satisfeito, o ex-Presidente, lança o alerta para o que vem a seguir. “A direção deve olhar para a Academia e para os jogadores que estão neste momento emprestados. É uma decisão da estrutura do Clube, do treinador e do Presidente, claro. Mas não devem entrar em loucuras”. Na opinião de Sousa Cintra, “se o Sporting for ao mercado deve ser apenas para contratar um titular. Não se pode errar como nas últimas contratações em que muitos não jogam e alguns até foram devolvidos. É preciso paciência para encontrar uma mais-valia, tem de ser uma leitura muito bem feita”.


A venda de Bruno Fernandes permitiu um importante encaixe financeiro, mas deixa a equipa órfã do seu capitão e sem o seu jogador mais influente. “Não é só o que joga, ele dá confiança a todo o plantel e também mostra a responsabilidade que é jogar num Clube grande como o nosso. Ele é mesmo um homem fora de série e esta transferência foi boa para ele, porque vai ganhar o que merece, boa para o Clube porque permite um importante encaixe financeiro, bom para todos, fico muito satisfeito”, finalizou Sousa Cintra em declarações exclusivas ao Leonino.

Bruno Fernandes chegou ao Sporting CP na temporada 2017/2018, vindo da Sampdoria. Fez 137 jogos pelos leões, tendo marcado 63 golos e feito 47 assistências, participando num total de 110 golos. Logo após a temporada de estreia nos leões rescindiu contrato com o Sporting CP devido ao caso Alcochete, tendo voltado ao Clube durante a gestão de Sousa Cintra na SAD.



Futebol

Sporting está atento às contas da Liga dos Campeões e há vários cenários em aberto

Próxima edição da maior prova de clubes da Europa começa a ganhar forma e os leões estão no centro de uma equação que pode mexer com o futebol português

Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA
Sporting tem altas chances de qualificar-se para a Liga dos Campeões 2026/2027, ou pela via Campeonato Nacional, ou pelo Ranking da UEFA

23 Mar 2026 | 18:16 |

Icon Comentário0

A UEFA Champions League de 2026/27 começa a ganhar contornos e o Sporting surge no centro de vários cenários que podem influenciar a presença portuguesa na prova. Com a época ainda em curso, as contas permanecem em aberto e dependem tanto dos resultados internos como das campanhas europeias.


Portugal tem, para já, pelo menos um lugar garantido na fase principal, reservado ao campeão nacional que, se tudo acabasse neste momento, seria o Porto. No entanto, o número total de representantes ainda pode aumentar, dependendo do desempenho coletivo dos clubes nas competições europeias desta temporada.


No caso específico do Sporting, existem diferentes caminhos possíveis para garantir presença direta na fase de liga. O mais direto passa pela conquista do tricampeonato, que assegura automaticamente o acesso sem necessidade de pré-eliminatórias. Outra possibilidade surge através das vagas adicionais atribuídas pela UEFA às federações com melhor desempenho europeu, cenário que continua em aberto e que mantém o clube atento às contas do ranking. Os leões estão no 14.º posto, com o resultado dos 90.000 pontos arrecadados ao longo dos cinco últimos anos.


Há ainda uma hipótese mais ambiciosa: a conquista da própria Liga dos Campeões. Um feito dessa dimensão garantiria automaticamente a presença na edição seguinte, reforçaria o posicionamento do futebol português e seria o momento mais alto da história do Clube de Alvalade.

Recorde-se que, nos quartos de final da prova milionária desta época, o Sporting irá defrontar o Arsenal. A partida da primeira mão será disputada em casa dos leões, a 7 de abril, com a segunda mão em Londres (15) - num reencontro esperado por muitos entre leões e Viktor Gyokeres.



Futebol

Última hora! Conhecido o tempo de paragem de Nuno Santos no Sporting

'Camisola 11' dos verdes e brancos saiu em dificuldades ao decorrer do minuto 26 frente ao Alverca, sendo substituído por Georgios Vagiannidis

Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo
Nuno Santos deverá parar entre duas a três semanas fruto da lesão muscular sofrida no Alverca - Sporting deste domingo

23 Mar 2026 | 17:10 |

Icon Comentário0

Nuno Santos já conhece o tempo estimado de paragem após a lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida na primeira parte do Alverca - Sporting, encontro que marcou a sua primeira titularidade 512 dias depois da grave lesão no joelho direito que o levou à cirurgia: 15 a 20 dias.


O problema não é considerado grave, mas deverá afastar o ala por entre duas a três semanas. Na prática, o jogador de 31 anos falha pelo menos a receção ao Santa Clara, relativa à 28.ª jornada da Liga, e está em dúvida para os dois jogos frente ao Arsenal, a 7 de abril, em Alvalade, e a 14, no Emirates. A presença na primeira mão está descartada, mantendo-se ainda a possibilidade de recuperação a tempo da segunda.


Recorde-se que Nuno Santos saiu em lágrimas após a lesão, sendo confortado pelos colegas antes de se sentar no banco. Na segunda parte, já apresentou um semblante mais tranquilo e, no final, recebeu um cântico especial dos adeptos sportinguistas.


Vale lembrar que, na conferência de imprensa após a partida, Rui Borges também comentou a situação: "É muscular, não tem nada a ver com joelhos, graças a Deus. É natural. Um jogador que esteve 15 meses parado corre estes riscos, infelizmente. Quando volta, o corpo vai chiar em alguns sítios, como eu digo lá cima. Sei que é lesão, vai ser avaliado nos próximos dias, de certeza".

Nuno Santos – avaliado em 5 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 202 encontros, 34 golos, 43 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).



Futebol

Cartão amarelo para Luis Suárez? Iturralde González avalia caso no Sporting

Ponta de lança internacional colombiano foi admoestado por João Pinheiro depois de ter dito que não tinha sofrido grande penalidade

Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo
Iturralde González considera que o cartão amarelo mostrado a Luis Suárez no Alverca - Sporting, da 27ª jornada da Liga, é justo

23 Mar 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

Ao contrário de Pedro Henriques, Iturralde González aprova a decisão de João Pinheiro de ter mostrado um cartão amarelo a Luis Suárez após simulação, onde o próprio avançado do Sporting confessou que não era grande penalidade e depois da revisão no VAR.


Iturralde González: "Parece-me muito boa a decisão"


"É uma jogada muito curiosa e explico porquê. Primeiro, é livre indireto e admoestação a Suárez por simular uma falta, parece-me muito boa decisão do árbitro, que é bem auxiliado pelo VAR", pode ler-se, nas suas declarações exclusivas ao jornal Record. 


O antigo árbitro internacional explica o porquê do cartão amarelo ser bem mostrado. "Neste tipo de ações, o que o avançado faz é tentar "sacar" um penálti ao deixar a perna no solo, arrastando-a para contactar com o guarda-redes e assim parecer mais penálti. Nesta ação, o avançado o que faz é saltar por cima de André Gomes e atirar-se de seguida. Esta situação é muito rara e é a jogada mais difícil para um árbitro, porque não sabes se o guarda-redes chega primeiro ou se é o avançado que toca primeiro na bola. Mas neste caso, e é o curioso do tema, o avançado salta e depois atira-se. Não veremos muitas mais vezes esta jogada, mas esteve bem o VAR e o árbitro", afirmou.

Iturralde González: "Faltou sensibilidade"


Apesar da sua opinião, outros especialistas não entendem a decisão de João Pinheiro, como é o caso de Jorge Faustino. "Suárez acabou por se desequilibrar sozinho ao desviar-se do guarda-redes (sem simulação: mal no amarelo). Penálti bem revertido", afirma, acrescentando que foi uma "situação onde faltou sensibilidade quando Suárez teve um ato de fairplay".

O Sporting volta a entrar em campo no fim de semana de 4/5 de abril frente ao Santa Clara. O encontro, a contar para a jornada 28 da Liga portuguesa, diante da turma orientada por Petit, jogar-se-á no Estádio José Alvalade ainda com horário por definir.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez
Futebol

Sporting recebe grande notícia do CD depois de queixa do Porto sobre Luis Suárez

23 Mar 2026 | 13:51

Icon Comentário0
Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."
Futebol

Tomás da Cunha enaltece exibição de titular do Sporting: "Não se via desde..."

23 Mar 2026 | 12:19

Icon Comentário0
Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"
Futebol

Cartão amarelo a Suárez? Luís Avelãs não hesita sobre avançado do Sporting: "Nem um pouco!"

23 Mar 2026 | 11:45

Icon Comentário0