Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol Formação
|
0Filipe Celikkaya foi entrevistado pelo site oficial do Shakhtar, Clube que deixa, agora, para vir treinar a equipa B do Sporting CP, algo que o próprio anunciou durante esta conversa. O treinador explicar os motivos para deixar o clube ucraniano e a equipa técnica de Luís Castro, para assumir o desafio que é o regresso dos jovens leões ao Campeonato Nacional, em 2020/2021.
“Vou regressar a Portugal, a minha casa. Vou treinar jogadores que treinei na equipa de sub-19. Vou tornar-me treinador principal da equipa B do Sporting e a minha função será preparar os jogadores para a equipa principal. A vida oferece-nos vários desafios constantemente: já trabalhei como treinador principal no passado, depois como adjunto, percorri um longo caminho em competições de nível superior, tanto em Portugal, como na Ucrânia, e agora tenho a oportunidade de voltar à minha terra natal e assumir o comando da equipa B. Tenho a certeza que os últimos anos que passei com Luís Castro ajudaram-me a conseguir o lugar”, explicou o treinador.
Aos 35 anos, Filipe Celikkaya, lembrou a reação de Luís Castro quando soube da sua decisão. “A nossa relação sempre foi muito próxima e aberta. Eu e o Vítor Severino trabalhamos com o Luís Castro desde o Chaves. Juntos percorremos um caminho difícil e atingimos um nível elevado. A nossa conversa foi o mais amigável possível. Desejamos um ao outro o melhor e boa sorte em tudo. Sei que o Luís vai estar a torcer pelo meu sucesso, tal como ficarei encantado com o sucesso dele. Tenho a certeza que o Luís continuará a ter sucesso porque é um grande treinador e muito boa pessoa. Lembro-me que quando começámos a trabalhar juntos, fomos jantar a um restaurante na Figueira da Foz e disse-lhes: 'Mister, em três ou quarto anos, vamos ser campeões'. Nunca pensei é que iríamos ser campeões na Ucrânia! Ficarei sempre feliz por ver o Luís Castro erguer troféus”, disse.
Frederico Varandas está preocupado com o estado da equipa verde e branca, que vem apresentando um fraco desempenho no campeonato nacional
|
0A equipa de juniores do Sporting venceu o Casa Pia, por 4-1, este domingo, dia 15 de dezembro, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional. A jogar no no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, os jovens leões arrecadaram três preciosos pontos.
Os primeiros 45 minutos do encontro acabaram por começar a ditar a vantagem leonina, com os verdes e brancos a adiantarem-se no marcador logo aos 3 minutos, por intermédio de Diogo Martins. Frederico Gomes, aos 24', aumentou as contas do placard.
Na etapa complementar, a turma verde e branca voltou a visar a baliza dos gansos em mais duas ocasiões. Primeiro um autogolo dos casapianos, aos 56 minutos e depois Rafael Camacho, aos 78'. O adversário viria a reduzir o resultado, já perto do apito final do juiz da partida.
Com esta vitória - a 12.ª em 21 jogos nesta temporada desportiva no campeonato - os comandados de Mauro Miguel seguem no quinto lugar da tabela - em lugares de playoff de descida - com 24 pontos, ficando a 13 do líder Benfica (37), que tem mais um jogo. Os sub-19 leoninos voltam a jogar na sexta-feira, dia 20 de dezembro, diante do Belenenses. A jornada 16 da prova está marcada para as 15h00.
A equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Leitão (guarda-redes), Winilson Lopes, Francisco Machado, Rodrigo Quintiães, Diego Coxi, Bento Estrela, Rodrigo Viola, Simão Soares, Diogo Martins, Frederico Gomes e Micael Sanhá.
Veja aqui toda a qualidade de Rafael Camacho:
Apesar da vitória frente em casa, verdes e brancos continuam ainda longe do primeiro lugar e ainda estão apenas no terceiro lugar da tabela
|
0A equipa de juvenis do Sporting venceu a Académica por 2-0, este sábado, dia 14 de dezembro, em jogo a contar para a 15.ª jornada da série Sul do Campeonato Nacional do escalão de sub-17. Os leões voltaram assim às vitórias, depois de uma derrota frente ao Casa Pia por 4-2 na jornada passada.
No Estádio Aurélio Pereira, o encontro começou da melhor maneira para os verdes e brancos. O 1-0 surgiu aos 33 minutos graças a um golo de José Garrafa. Os leões aumentariam o marcador ainda na primeira parte com um tento de André Machado ao 45’+ 2.
Na segunda parte, a equipa verde e branca geriu o rumo acontecimentos e conseguiu garantir uma vitória importante a jogar no seu reduto. Por outro lado, a Académica de Coimbra ainda tentou, mas não conseguiu marcar nenhum golo a William Lodmel
Com esta vitória - a décima em 16 jogos esta temporada - os agora comandados de Pedro Pontes passam a somar 32 pontos e mantêm-se na terceira posição. O Benfica é primeiro com 39 pontos, seguido de Vitória de Setúbal com 34 (ambas as equipas com menos um jogo). Segue-se agora um duelo frente à equipa sadina. A partida está marcada o dia 5 de janeiro de 2025.
Equipa apresentada pelo emblema verde e branco na partida: William Lodmel (Guarda.redes), André Machado, Jakub Stasiak, Santiago Fernandes, Duarte Correia, Leonardo Tavares, José Garrafa, Cleusio Garrafa, José Mendes, Brandão Baptista, Estefânio Ruben.
Clube de Alvalade vai preparando o futuro nas camadas jovens e, diretamente da formação leonina, parece estar a sair o próximo guardião verde e branco
|
0A equipa sub-19 do Sporting, que joga na UEFA Youth League, fez uma campanha praticamente irrepreensível da Liga dos Campeões dos jovens, terminando a fase Liga em segundo lugar entre 36 equipas, com 16 pontos conquistados nas seis partidas disputadas, fruto de cinco vitórias e um empate. Os leões terminaram com um registo de 13 golos marcados e apenas... três sofridos, e foram a melhor defesa da prova, com especial destaque para o guardião leonino.
Miguel Gouveia foi o jovem que defendeu a baliza dos leões na totalidade dos jogos disputados na competição, até ao momento. Com apenas 17 anos, o guarda redes foi um dos grandes responsáveis pelo número reduzido de golos que o Sporting sofreu, estatística onde foi a melhor equipa da competição.
A equipa dos leões que disputa a Youth League foi orientada por João Pereira numa fase inicial da época, até este ter dado o salto para a equipa principal do Sporting. Passou, depois, para a orientação de Pedro Coelho, que deu continuidade ao grande trabalho que vinha a ser conseguido na competição europeia.
Além dos escassos três golos sofridos, a equipa verde e branca conseguiu ainda não sofrer qualquer golo em quatro dos seis encontros que disputou nesta fase de Liga, o que passou a ser mais um recorde da prova para o escalão sub-19 e, claro está, com o cunho de Miguel Gouveia, que defendeu as balizas leoninas nesses desafios.
O guardião, recrutado à Académica em 2021, é visto como um jogador de elevado potencial dentro do Clube. Tem sido chamado regularmente aos trabalhos da equipa principal e nas seleções nacionais é presença assídua na seleção sub-18, contando já com 18 internacionalizações em todos os escalões. Já assinou contrato profissional com os leões, em abril de 2024, quando ainda tinha apenas 16 anos.