![Borussia Dortmund com baixa de peso para o Sporting! Lesão de última hora...](/storage/media-items/images/2025/01/rui-borges-sporting-bolonha-liga-dos-campeoes_20250128080549.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Neymar, antigo rival de Cristiano Ronaldo na Saudi Pro League, onde era orientado por Jorge Jesus no Al Hilal, mudou de clube este inverno, para voltar ao Brasil, e representar o Santos. O jogador brasileiro já fez a sua estreia, que não correu da melhor maneira.
O Santos subiu ao relvado no passado domingo, dia 9 de fevereiro, para defrontar o Novorizontino, em jogo da oitava jornada do Campeonato Paulista. A equipa de Neymar, orientada por Pedro Caixinha, antigo treinador adjunto no Sporting, jogou fora de casa, e não foi além de um empate a zero.
Numa partida que contou com Neymar no 11 titular de Pedro Caixinha, o primeiro tempo não teve qualquer acontecimento de registo. O Santos teve mais bola, mas o Novorizontino foi, de longe, a equipa mais perigosa na procura do golo que desbloqueasse o nulo que se verificava no marcador - mas sem sucesso.
A segunda parte trouxe mais do mesmo. Jogo morno, onde os comandados de Pedro Caixinha tinham mais posse de bola, mas era a equipa de casa que mais rematava e criava perigo perto da baliza adversária. Neymar não teve o jogo mais feliz, e acabou por ser substituído por Pedro Caixinha, à passagem do minuto 74 da partida.
Este empate deixa o Santos, de Neymar e Pedro Caixinha, no 10º lugar do Paulistão, com nove pontos conquistados em oito partidas disputadas. O Novorizontino, por outro lado, está na sétima posição da tabela classificativa, com 11 pontos somados ao fim de oito partidas jogadas pela equipa brasileira.
Treinador português, que passou pelo Sporting, não tem tido vida fácil no arranque do campeonato Paulistão, e fez partilha no fim da última partida
|
O Palmeiras, do antigo elemento do Sporting, Abel Ferreira - que tem já anunciou os próximos passos na carreira - entrou no passado domingo, dia 9 de fevereiro, em campo, para defrontar o Água Santa, em casa do rival. O jogo contou para a oitava jornada do Paulistão, e terminou com empate, que motivou palavras de descontentamento por parte do técnico português no fim do encontro.
O jogo começou da pior forma para os comandados de Abel Ferreira, que ficaram em desvantagem logo aos 4 minutos da partida, com golo de Flaco Lopez. Reagiram na segunda parte, mas o melhor que conseguiram foi o golo do empate, por Willien Mota, aos 48 minutos. O jogo terminou com empate a uma bola.
No final da partida, Abel Ferreira falou com os jornalistas na conferência de imprensa de pós jogo. Começou por explicar: "Temos tido uma pré-época com jogos de irregularidade. O primeiro jogo foi muito bom, o segundo foi mau, o terceiro melhor", atirou o treinador português.
Prosseguiu: "Concordo que hoje não jogamos bem, e não concordo que no último jogo não tenhamos jogado bem (...) Contra o Guarani (4-1), muito bom. Em casa, com o Corinthians (1-1), bom. Hoje, mal. Sei que tenho mexido muito na equipa, mas não vou matar os meus jogadores pelo calendário", atirou Abel Ferreira.
Terminou, depois, da seguinte forma: "Acho que merecemos o empate, não merecemos mais. Fizemos os primeiros 25, 30 minutos com dinâmica e alguma qualidade até ao último terço, depois decisões mal tomadas, como combinações, finalizações e cruzamentos", rematou o técnico português do Palmeiras.
Encontro contou para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic, e opôs gilistas e bracarenses. Muitos antigos leões em jogo que terminou mal... para os dragões
|
Braga e Gil Vicente entraram em campo no passado domingo, dia 10 de fevereiro, em encontro a contar para a 21ª. jornada da Liga Portugal Betclic. A partida, que decorreu no Estádio Municipal de Braga, terminou com vitória do conjunto da casa, e más notícias para o Porto.
O jogo entre a formação bracarense e os gilistas contou, em primeira instância, com múltiplos antigos jogadores do Sporting em campo: do lado do Braga, alinharam de início João Moutinho e Paulo Oliveira; do lado do Gil Vicente, Félix Correia fez parte do 11 inicial.
Em relação à partida, começou melhor para a equipa do Braga: os comandados de Carlos Carvalhal chegaram à vantagem no marcador com golo de Roger Fernandes, aos 10 minutos. Apenas cinco minutos depois, Aguirre, ponta de lança do Gil Vicente, viu vermelho direto e deixou os gilistas com menos uma unidade para o restante da partida. 1-0 era o resultado ao intervalo.
No segundo tempo, o Braga controlou a partida, com mais um jogador em campo. A equipa da casa conseguiu dobrar a vantagem no marcador, à passagem do minuto 81, como novo golo de Roger Fernandes. O Gil tentou, até ao fim, um golo que relançasse a partida, mas não teve sucesso, e o encontro terminou com vitória do Braga por 2-0.
Com este triunfo, os guerreiros do Minho mantêm a quarta posição na Liga Portugal Betclic, mas estão agora em posição de igualdade pontual com o Porto, que empatou com o Sporting na última jornada. Os bracarenses somam 43 pontos em 21 jogos. Já o Gil Vicente, ocupa a 13ª. posição do campeonato, com 22 pontos em 21 jogos - cinco acima da linha de água do campeonato português.
Lendário defesa marroquino brilhou no clube verde e branco entre 1994 e 1996, conquistando a Taça de Portugal e a Supertaça
|
O futebol é feito de grandes jogadores que deixam a sua marca nos clubes por onde passa e Noureddine Naybet foi um desses casos. O defesa-central marroquino, nascido a 10 de fevereiro de 1970, em Casablanca, celebra esta segunda-feira 55 anos de idade. O jogador começou a sua carreira no Wydad Casablanca, onde cedo demonstrou qualidades que o levariam a uma carreira internacional de sucesso. Com apenas 19 anos, já integrava a equipa principal do clube e começava a destacar-se pela sua segurança defensiva.
Em 1993, atravessou o Mediterrâneo para juntar-se ao Nantes, onde permaneceu apenas uma temporada. Já internacional pela seleção de Marrocos, acumulava presenças regulares e participou em duas edições do Campeonato do Mundo, em 1994 e 1998. O seu desempenho não passou despercebido e, no verão de 1994, o Sporting contratou-o para reforçar a sua defesa. Foi o primeiro marroquino a integrar a equipa dos leões - o mais recente foi Feddal, que acabou a carreira em 2024.
Nos dois anos em que vestiu a camisola dos Leões, Naybet tornou-se uma referência no eixo defensivo. Formou uma sólida dupla com Marco Aurélio, caracterizando-se pela sua agressividade controlada, capacidade de antecipação e liderança em campo. O marroquino disputou 73 jogos e marcou seis golos, conquistando uma Taça de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira, demonstrando sempre uma postura irrepreensível dentro e fora das quatro linhas.
Em 1996, a sua qualidade levou-o ao Deportivo da Corunha, onde viveu a fase mais gloriosa da carreira. Durante oito temporadas, ajudou o clube a conquistar uma Liga espanhola, uma Taça do Rei e duas Supertaças, sendo uma das figuras-chave do histórico "Super Depor". Em 1999, esteve perto de assinar pelo Manchester United, mas uma reprovação nos exames médicos levou os ingleses a optarem por Mikael Silvestre. No entanto, o Deportivo segurou o defesa, rejeitando propostas milionárias de clubes como o Real Madrid.
Aos 34 anos, em 2004, rumou ao Tottenham, onde teve uma última experiência na Premier League. Apesar de uma boa primeira época, a segunda temporada foi menos produtiva, levando-o a pendurar as chuteiras em 2006. Pouco depois, iniciou uma nova fase na carreira como treinador-adjunto da seleção de Marrocos.
Com 115 internacionalizações e uma carreira repleta de títulos, Naybet é considerado um dos maiores jogadores marroquinos da história. A sua passagem pelo Sporting deixou saudades, sendo lembrado como um dos grandes centrais que passaram por Alvalade nos anos 90.