Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Foca o Leão #1: Descobre o craque que passou no Sporting

Nova rúbrica do Leonino pretende interagir com o leitor, que terá de encontrar qual o jogador que usou a Listada verde e branca

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Out 2024 | 12:52 |

Icon Comentário0

Foi na madrugada do dia 6 de julho de 2024, que todos os adeptos do Sporting receberam a notícia da saída do lendário Sebastián Coates. O capitão dos leões havia colocado um ponto final numa bonita história, que o fez envergar a Listada verde e branca durante oito épocas e meia, regressando ao Nacional de Montevideu.


Em 2023/24, era o único jogador do plantel contratado ainda durante a presidência de Bruno Carvalho. Chegado a Alvalade no final de janeiro de 2016, numa tentativa de remodelação do setor defensivo, por parte de Jorge Jesus, treinador do Clube na época, o uruguaio acabou por assinar em definitivo, por cerca de 5 milhões de euros.


Na primeira época (2015/16) com Jesus, Coates refrescou a defesa verde e branca e ajudou o Sporting a ficar perto da conquista do campeonato. O craque havia de esperar pela chegada de Jérémy Mathieu ao emblema verde e branco, para formar uma das duplas mais acarinhadas da história do Clube.


El Capitán foi dos poucos a ficar em Alvalade após o ataque à Academia e recebe, de braços abertos, o novo treinador, Rúben Amorim, responsável por alterar a dinâmica de jogo e fazer do uruguaio o melhor jogador do campeonato, em 2020/21, ano em que o Sporting se sagrou campeão nacional.

Líder da defesa e o marcador de golos importantíssimos, Seba voltou a levantar uma Liga Portugal Betclic, em 2023/24 - que juntou a uma Taça de Portugal, uma Supertaça e quatro Taças da Liga. Com quase nove anos completados de leão ao peito, em que se tornou o sétimo jogador com mais jogos na história do Clube (369), o legado do central não será esquecido.




Futebol

Tomás da Cunha diz que há dois médios do Sporting que "estão demasiado irregulares"

Analista desportivo deixou ainda críticas implícitas às escolhas de Rui Borges para o duelo diante do Famalicão, da 22.ª jornada

Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita
Tomás da Cunha deixou reparos ao rendimento de algumas das principais figuras do Sporting, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita

16 Fev 2026 | 16:28 |

Icon Comentário0

Tomás da Cunha recorreu às redes sociais para analisar a exibição do Sporting frente ao Famalicão (1-0), deixando reparos ao rendimento de algumas das principais figuras da equipa leonina, nomeadamente Morten Hjulmand e Hidemasa Morita.


T. da Cunha: “Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares"


“Hjulmand e Morita, antes referências de estabilidade no Sporting, estão demasiado irregulares. Isso não só dificulta a relação no jogo interior (pouco de Pote, Trincão só quando se juntou a Luís Guilherme) como permite saídas ao Famalicão. Elisor é um excelente avançado de jogo”, escreveu na rede social 'X'.


Já sobre o setor atacante, destacou a importância de Luís Guilherme na sua posição natural: “No ataque do Sporting que ora prejudica um, ora prejudica outro, a melhor notícia é a presença de Luís Guilherme na posição natural. De longe, a referência da equipa na criação de desequilíbrios, não só em 1x1 como ao nível do passe. Mistura os pontos fortes dos outros extremos”.

O analista deixou ainda críticas às escolhas de Rui Borges: “Como no Dragão, ficam dúvidas sobre se Rui Borges escolheu o melhor para a equipa ou o melhor para a hierarquia. O Sporting tenta a proeza de lutar pelo título com as figuras num estado de forma dramático. Ainda tirou protagonismo a Luís Guilherme. Bragança em modo improvável”.


Quanto ao jogo, o Sporting acabou por vencer por 1-0, num encontro decidido já na reta final. Depois de um golo anulado ao Famalicão na primeira parte, os leões assumiram maior controlo no segundo tempo e chegaram ao triunfo com um cabeceamento de Daniel Bragança, garantindo três pontos importantes.

Veja a publicação:


Futebol

Italianos loucos com Alisson; Saiba o que dizem os estrangeiros sobre extremo cedido pelo Sporting

Avançado brasileiro, que está emprestado, foi destaque em jogo do Nápoles e recebeu elogios por parte de jornal transalpino

Alisson Santos marcou no empate (2-2) frente a Roma e o avançado que está emprestado pelo Sporting foi enaltecido pelo imprensa italiana
Alisson Santos marcou no empate (2-2) frente a Roma e o avançado que está emprestado pelo Sporting foi enaltecido pelo imprensa italiana

16 Fev 2026 | 15:59 |

Icon Comentário0

Alisson Santos estreou-se a marcar pelo Nápoles e logo para evitar a derrota caseira diante da Roma (2-2), no passado domingo, dia 15 de fevereiro, merecendo elogios de Antonio Conte no final da partida, mas também dos adeptos e imprensa italiana.


O jogador, que "chegou do Brasil via Portugal", trouxe uma "nova energia" e "foi fundamental para a equipa não ceder", lutando até à última gota de suor, algo que vinha a mostrar nos seus últimos jogos pelo Sporting, refere o jornal Corriere dello Sport.


Numa exibição de 20 minutos eletrizantes contra a aguerrida Roma de Gasperini, Alisson Santos "demonstrou o seu valor com acelerações, dribles, assistências e um golo, galvanizando os adeptos". A sua entrada em campo "foi um dos poucos pontos positivos para uma equipa que tem lutado contra a perda de confiança e identidade", pode ler-se.


Apesar dos elogios, Antonio Conte não quer pressão à volta do extremo "canarinho" e lembra que Alisson não era nem titular no Sporting. "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting", disse após o jogo do Calcio.

Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez três assistências.



Futebol

Chermiti teve o melhor dia da carreira; Ex Sporting relança Rangers na luta pelo título

Exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego na corrida pelo título na Escócia

Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts
Youssef Chermiti, ex Sporting, voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts

16 Fev 2026 | 15:56 |

Icon Comentário0

Youssef Chermiti voltou a ser a grande figura do Rangers ao marcar um hat-trick decisivo no triunfo por 4-2 sobre o líder Hearts, em duelo disputado no Ibrox Stadium. O antigo jogador do Sporting assinou os três golos dos anfitriões, reduzindo a desvantagem para apenas dois pontos na luta pelo título.


O encontro teve um início animado, com os visitantes a inaugurarem o marcador através de Marc Leonard 16') mas o Rangers respondeu rapidamente com um auto-golo de Michael Steinwender (19') que restabeleceu a igualdade. Apesar de o Hearts voltar à vantagem com um cabeceamento de Cláudio Braga (30'), Chermiti (39') entrou em ação ainda antes do intervalo para fazer o 2-2 com uma finalização técnica.


Na segunda parte, ex-leão confirmou o seu protagonismo: aos 57 minutos marcou o segundo da tarde, marcou depois de um cruzamento bem colocado, e já nos descontos completou o hat-trick com um remate clínico após assistência de Djeidi Gassama, fixando o resultado em 4-2.


A exibição do internacional sub-21 português não só garantiu os três pontos como também deu um novo fôlego ao Rangers (55) na corrida pelo título, acrescentando drama à luta na frente da tabela com Celtic (54) e Hearts (57) ainda na disputa.

No mercado de verão de 2023, Youssef Chermiti rumou ao Everton, num negócio em que o Clube de Alvalade faturou uma verba a rondar os 12,5 milhões de euros. Em 2025/26, foi emprestado ao Rangers, onde soma sete golos e duas assistências em 29 jogos.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"
Futebol

Iturralde González diz com todas as letras: "Parece-me penálti muito claro para o Sporting"

16 Fev 2026 | 15:39

Icon Comentário0
Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"
Futebol

Jorge Coroado avalia lance do Sporting - Famalicão: "Golo não podia ser validado"

16 Fev 2026 | 14:09

Icon Comentário0
Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália
Futebol

Gafe da Serie A coloca Amorim como jogador do Génova; Ex Sporting é notícia em Itália

16 Fev 2026 | 11:58

Icon Comentário0