
Futebol
Desgraça de craque do Sporting pode ter sido 'culpa' de Ruben Amorim, garante Sofia Oliveira (vídeo)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O selecionador nacional, Roberto Martínez, revelou nesta sexta-feira os 32 jogadores chamados para os jogos de preparação contra a Suécia e a Eslovénia. Esta será a derradeira convocatória antes da lista final dos selecionados para o Euro 2024, na qual constam Francisco Trincão e Gonçalo Inácio do Sporting.
O treinador da seleção fez o anúncio esta sexta-feira, dia 15 de março, diretamente da Cidade do Futebol, onde incluiu dois jogadores do plantel verde e branco: Gonçalo Inácio e Francisco Trincão que, apesar de já ter sido convocado anteriormente, fez o seu regresso à lista de jogadores para os confrontos internacionais.
Para além dos jogadores do Sporting, foram ainda selecionados:
Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício e José Sá;
Defesas: João Cancelo, Nélson Semedo, Diogo Dalot, João Mário, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Toti Gomes, Diogo Leite, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro;
Médios: João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Bruno Fernandes, Vitinha, Otávio, Matheus Nunes;
Avançados: Bernardo Silva, Francisco Conceição, Jota Silva, Francisco Trincão, Bruma, João Félix, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos.
Recorda-se que a seleção nacional enfrentará a Suécia no próximo dia 21 de março, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. Já no dia 26 de março, deslocar-se-á ao SRC Stozice, em Ljubljana, para o confronto com a Eslovénia. Os últimos testes antes do Campeonato da Europa serão contra Finlândia, Croácia e Irlanda, em junho, altura em que será anunciada a convocatória final.
Importante referir, Pedro Gonçalves, autor do único tento da turma de Amorim em solo italiano (33′) frente à Atalanta, acabou por sair de campo lesionado, consequência da jogada que deu lugar ao remate certeiro. Rúben Amorim já esclareceu o que aconteceu com o avançado, que foi baixa da Seleção Nacional.
Antigo jogador do Sporting tem tido vida difícil em Inglaterra, graças aos maus resultados da formação comandada por Ruben Amorim
|
O Manchester United perdeu, por 4-1, na visita ao terreno do Newcastle. No final do encontro, Roy Keane voltou a atacar Bruno Fernandes - como vem fazendo nos últimos tempos -, que tem sido o melhor jogador de todo o plantel de Ruben Amorim esta temporada.
“Bruno deu a cara, mas neste momento não passam de frases feitas, não têm significado. Eu não sei como ainda ouvimos entrevistas de jogadores do United, porque não tenho a certeza de que sejam um grupo honesto. Ele continua a falar sobre acreditar nos seus colegas de equipa, mas os verdadeiros colegas bons fazem exigências uns aos outros", disse, após a derrota dos red devils.
"Duvido da liderança de Bruno Fernandes"
Para o antigo médio do histórico emblema inglês, os jogadores de Ruben Amorim "não são companheiros de equipa, são ‘bluffers’". "Quando eu ouço Bruno, é um jogador incrível, mas continuo a ter dúvidas sobre a sua liderança. É certo que ele não está a ter ajuda à sua volta”, atirou.
Esta temporada, o internacional português - que fez 137 jogos no Sporting - já participou em 47 jogos do Manchester United, tendo marcado 16 golos e feito 16 assistências. É, por isso, uma peça fundamental na estratégia de Rúben Amorim, no atual 14.º classificado da Premier League. No emblema inglês, o jogador de 30 anos já conquistou uma Taça da Liga e uma Taça de Inglaterra.
Os red devils ocupam posição delicada na tabela da Premier League e apenas no caso de vencerem a Liga Europa terão oportunidade de disputar as competições da UEFA na próxima temporada. Ruben Amorim tem tido vida difícil desde que deixou o Sporting e é alvo de muitas críticas.
Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade faz balanço do que resta jogar do campeonato e cala choradeira dos encarnados
|
Eduardo Barroso quer que o Sporting ganhe na Luz. O médico-cirurgião acredita que os leões têm condições para bater o Benfica, na penúltima jornada do campeonato, e que, quando comparados os jogos das duas equipas, os encarnados são muito mais beneficiados desde o início da prova, não tendo motivos para reclamar da arbitragem, como fizeram depois do penálti claro marcado a Nicolás Otamendi (veja AQUI o lance em questão).
"Gostava que o Benfica tivesse feito este comunicado agressivo quando não marcaram um penálti no Estádio da Luz contra o Moreirense por mão de Florentino ou quando houve um agarrão nas Vila das Aves. Os erros vão continuar a existir... Sou suspeito, mas acho que o penálti na Luz é penálti", disse, ao jornal Record.
O antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Clube de Alvalade garante que "no fim é que se fazem as contas", mas refere ser "importante fazer um balanço", tendo "em conta as decisões tomadas desde o início do campeonato". Para tal, aponta a uma "consulta à Liga da Verdade", do diário desportivo.
"Quero que o Sporting precise de ganhar na Luz"
"Amanhã (terça-feira) vou ver, com alguma curiosidade, se o Sporting foi ou não beneficiado. Não é olhar apenas para um jogo em que o Benfica acha que houve um penálti que não foi assinalado. E também não sabemos o que aconteceria se tivesse sido penálti para o Santa Clara no início do jogo, se calhar o Sporting ganhava com mais facilidade", atirou.
Para terminar, Eduardo Barroso não espera menos do que uma vitória dos comandados de Rui Borges no dérbi eterno: "Estou esperançoso de que o Sporting vai à Luz com quatro pontos de avanço. Vamos fazer na Luz o que fez o Feyenoord, o Barcelona ou o Braga [únicas equipas que ganharam esta temporada em casa dos encarnados]. Quero que o Sporting precise de ganhar o dérbi".
Depois de quase um ano afastado dos relvados, talento dos verdes e brancos voltou aos treinos e promete lutar por lugar na equipa leonina
|
Esta segunda-feira, 14 de abril, marcou um dos momentos mais emocionantes da época em Alcochete. Manuel Kissanga, uma das maiores promessas da formação do Sporting, voltou finalmente a treinar com a equipa B após 320 dias afastado dos relvados. O extremo de 19 anos, natural de Luanda, sofreu uma grave lesão a 24 de maio de 2024, durante um dérbi frente ao Benfica em juniores, que o obrigou a parar por quase um ano.
A lesão, uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho, aconteceu logo aos 8 minutos de jogo e levou Kissanga a ser operado, iniciando de seguida um longo e exigente processo de recuperação. Durante este tempo, o jovem leão esteve ausente de todas as competições, numa fase crítica para qualquer jogador em desenvolvimento. Mas a resiliência venceu.
O regresso aconteceu de forma simbólica e especial: no dia em que celebra 19 anos, Kissanga voltou a vestir o equipamento do Sporting e a trabalhar com os colegas da equipa B. O próprio jogador assinalou o momento nas redes sociais com a frase "I am back!" – uma publicação que rapidamente reuniu mensagens de apoio e celebração dos adeptos leoninos.
O Sporting também não ficou indiferente e assinalou o duplo momento, regresso e aniversário, nas suas plataformas oficiais, reconhecendo o esforço e a importância do jovem extremo. Com uma época passada repleta de minutos (2.649 em 34 jogos), cinco golos e cinco assistências entre juniores e sub-23, Kissanga é visto como um talento a acompanhar de perto no universo verde e branco.
A recuperação total do jogador é uma vitória não só pessoal, mas também para o projeto de formação do Sporting, que volta a contar com um dos seus maiores ativos. Agora, com a confiança reforçada, o objetivo é claro: voltar ainda mais forte e conquistar o lugar que parecia já ser seu por direito antes da lesão. É de recordar que o técnico leonino, Rui Borges, poderá reforçar o plantel principal com dois jovens da equipa B do Sporting.