Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

FOI FLOP NO SPORTING, PORTO, LIVERPOOL E BRAGA - AGORA JÁ FALA NO NOVO CLUBE

Jogador rumou ao quinto país da sua carreira futebolística

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

06 Abr 2023 | 09:46 |

Icon Comentário0

João Carlos Teixeira foi apresentado, na passada terça-feira, 4 de abril, como reforço do Shanghai Shenhua, da China.


O médio da Academia de Alcochete estava ao serviço do Umm-Salal, do Qatar, e vai representar os blue devils, até 2024. Agora, na Ásia, revela que não foi uma mudança pensada.


"Não estava à procura de nada. Foi sem contar. O meu empresário ligou-me, a dizer que podia haver interesse do Shanghai Shenhua. Vimos as condições e avançámos", começou por dizer, em declarações ao jornal Record.


"A vida levou-me nesta direção. Acabam por ser experiências e culturas diferentes. São aprendizagens. É mais uma experiência na bagagem", disse o futebolista, que vai para o seu quinto país da carreira.

"O Shanghai Shenhua é um clube grande, com uma academia muito grande, com 12 campos, dormitórios e cantina, a fazer lembrar a Academia do Sporting, e também um estádio muito grande com capacidade para 62.000 espectadores. Em Portugal, só temos um [Estádio da Luz], mas também estamos a falar de uma cidade com 26 ou 28 milhões de pessoas", realçou.


"É o maior desafio, por ser o mais longe de casa, pese embora a Arábia, em termos culturais, fosse mais diferente da Europa. Mas a distância, o facto de ser longe, um país tão grande e uma liga que eu não conheço assim tão bem tornam-no no maior desafio da minha carreira", disse ainda.

Internacional sub-21 por Portugal, o centrocampista nunca atingiu o patamar que se esperava. Em 2011/12, trocou Alvalade por Liverpool, tendo feito oito jogos pelos reds, sete deles sob o comando de Jurgen Klopp. Contudo, nunca se consegui afirmar.

Do Liverpool transferiu-se para o Porto, tendo sido emprestado ao Braga, antes de assinar pelo Vitória SC. Dos vimaranenses saltou para o Feyenoord e depois para o Famalicão, até rumar ao Umm-Salal, do Qatar.

No Sporting, atuou nos vários escalões de formação, durante nove temporadas, mas nunca se estreou pela equipa principal.


Futebol

Exclusivo Leonino - Reforço do Sporting está desanimado pelo pouco tempo de jogo

Arranque oficial da época acabou por ficar muito aquém daquilo que futebolista esperava, depois de pré-temporada prometedora

Exclusivo Leonino - Jesse Derry está frustrado com a pouca utilização que tem tido no Sporting, sob comando de Rui Borges
Exclusivo Leonino - Jesse Derry está frustrado com a pouca utilização que tem tido no Sporting, sob comando de Rui Borges

21 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Jesse Derry está desanimado com a pouca utilização que tem tido no Sporting, sabe o Leonino. O extremo chegou a Alvalade por empréstimo do Chelsea com grandes expetativas e depois de uma pré-temporada que deixou boas indicações, mas o arranque oficial da época acabou por ficar muito aquém daquilo que o jovem esperava.


Aos 19 anos, o internacional sub-19 por Inglaterra pretendia aproveitar a mudança para Portugal para ganhar experiência ao mais alto nível e afirmar-se no futebol sénior. O rendimento apresentado na pré-época gerou entusiasmo em torno do jovem reforço.


O futebolista tinha manifestado enorme entusiasmo com a mudança. No entanto, o espaço nas opções de Rui Borges diminuiu consideravelmente. O atleta participou apenas em três partidas da Liga portuguesa e sempre lançado a partir do banco, contabilizando somente 26 minutos em campo.


O cenário ganha ainda maior peso tendo em conta que o empréstimo foi pensado precisamente para permitir ao jovem inglês somar minutos e experiência competitiva numa equipa de primeira linha, depois de ter tido a primeira experiência no futebol sénior do Chelsea na época passada.

Apesar da frustração natural perante este cenário, Jesse Derry continua determinado a lutar por oportunidades e a justificar a aposta feita pelo Sporting. O Chelsea renovou-lhe recentemente o contrato até 2032 antes de o ceder aos leões, num claro sinal da confiança que mantém no potencial do jogador.



Futebol

Confirmado! Rui Borges sai do Sporting ou fica? Varandas já tomou decisão

Perante cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca (2-2), posição da administração já foi conhecida

Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting; SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, dá voto de confiança ao técnico
Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting; SAD leonina, liderada por Frederico Varandas, dá voto de confiança ao técnico

20 Set 2026 | 16:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges vai continuar como treinador do Sporting. A SAD leonina analisou a situação do técnico na sequência do empate frente ao Arouca e decidiu manter a confiança no treinador de 45 anos, apesar do ambiente de forte contestação que se instalou em Alvalade.


A saída esteve em cima da mesa depois de os leões terem somado o terceiro empate nas primeiras jornadas, frente a Estrela da Amadora, Famalicão e Arouca. Mais do que os resultados, a preocupação dentro do Clube prende-se com a forma como os leões têm permitido aos adversários recuperar depois de estarem em vantagem.


Um dos argumentos considerados pela SAD está relacionado com a profunda remodelação do plantel. A equipa sofreu várias alterações durante o mercado e as novas dinâmicas ainda não estão totalmente consolidadas, pelo que os responsáveis leoninos entendem que Rui Borges deve ter tempo para trabalhar e corrigir os problemas identificados. Nesse sentido, a estrutura decidiu dar um voto de confiança ao técnico e manter o projeto em andamento.


Frederico Varandas teve também um papel importante na decisão. O Presidente tem demonstrado publicamente confiança em Rui Borges e, em maio passado, prolongou o contrato do treinador até 2028. Perante o cenário de contestação que se intensificou após o empate com o Arouca, a posição da administração acabou por prevalecer e a aposta no técnico mantém-se, pelo menos para já.

Assim, Rui Borges continuará a orientar o Sporting e já tem pela frente a preparação do próximo compromisso após a pausa competitiva. O treinador deverá aproveitar as próximas semanas para trabalhar a equipa antes da deslocação a Braga, agendada para 9 de outubro.



Futebol

Futebolista que passou pelo Sporting arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid: "Foi um erro"

Antigo médio explicou que dimensão histórica dos merengues acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que carreira poderia ter seguido outro rumo

Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol; Rodrigo Fabri, ex Sporting, arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid
Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol; Rodrigo Fabri, ex Sporting, arrepende-se de ter rumado ao Real Madrid

20 Set 2026 | 13:40 |

Icon Comentário0

Cinco anos ligado ao Real Madrid e nem um jogo oficial pelo gigante espanhol. É este um dos dados mais marcantes da passagem de Rodrigo Fabri pelo clube merengue, uma experiência que o antigo jogador do Sporting hoje admite que poderia ter sido diferente. Aos 21 anos, em 1998, o brasileiro deixou a Portuguesa e escolheu a capital espanhola.


R. Fabri: "Está claro que a minha escolha foi um erro"


O antigo médio explicou que a dimensão histórica dos madridistas acabou por pesar na decisão, mas reconhece agora que a carreira poderia ter seguido outro rumo: "A Roma e o Deportivo da Corunha, que estava num grande momento, também queriam contratar-me, mas escolhi o Real Madrid, devido à sua história e grandeza. Passado tanto tempo, está claro que a minha escolha foi um erro, mas, naquele momento, estava convencido da minha decisão", contou ao jornal 'As'.


Fabri chegou a Espanha depois de ganhar destaque no Brasil e de ter sido chamado por Zagallo para a Copa América de 1997, onde partilhou balneário com nomes como Ronaldo, Rivaldo, Romário, Bebeto, Mauro Silva, Cafú e Roberto Carlos. As expetativas eram elevadas, mas a realidade foi bem diferente daquela que imaginava.

Sem espaço na equipa, acabou por passar por vários clubes por empréstimo. Flamengo, Santos, Valladolid, Sporting e Grêmio fizeram parte desse percurso, tendo sido em Alvalade que viveu uma das experiências mais produtivas: disputou 30 encontros pelos leões, marcou quatro golos e fez seis assistências.


A ligação ao Real Madrid - onde está Yan Diomande, que poderia ter sido reforço do Clube de Alvalade - terminou em 2003, quando foi transferido para o Atlético de Madrid por 3 milhões de euros. A passagem pelos rivais também não resultou como esperado e Fabri continuou a carreira no Atlético Mineiro, São Paulo, Paulista, Figueirense e Santo André, antes de se retirar em 2009.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


João Quadros diz que há um jogador do Sporting "com dois tijolos" nos pés
Futebol

João Quadros diz que há um jogador do Sporting "com dois tijolos" nos pés

20 Set 2026 | 13:20

Icon Comentário0
Trindade Barros pede saída do Presidente do Sporting: "Varandas não presta e cheira mal"
Futebol

Trindade Barros pede saída do Presidente do Sporting: "Varandas não presta e cheira mal"

20 Set 2026 | 12:48

Icon Comentário0
Especialista italiano diz que Sérgio Conceição é o escolhido caso Rui Borges saia do Sporting
Futebol

Especialista italiano diz que Sérgio Conceição é o escolhido caso Rui Borges saia do Sporting

20 Set 2026 | 12:02

Icon Comentário0