
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O empréstimo de Vladan Kovacevic ao Légia Varsóvia contempla uma cláusula que permite ao guarda-redes continuar na Polónia por mais uma temporada. A mesma, sabe-se agora, só poderá ser acionada até domingo, dia 25 de maio, data da final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica.
De acordo com o jornalista Tomasz Włodarczyk, além desta cláusula, há ainda uma segunda que permitirá a Vladan Kovacevic continuar no Légia Varsóvia até ao fim das eliminatórias europeias da próxima temporada desportiva, sensivelmente em meados de agosto.
Numa primeira fase, o clube orientado por Gonçalo Feio não tinha intenções de contar com o guardião na próxima época. No entanto, Kacper Tobiasz, habitual titular, tem fortes possibilidades de ser convocado para a fase final do Europeu de sub-21, que se disputa entre 11 e 28 de junho.
Nesse cenário, a continuidade de Kovacevic ganha força, sobretudo tendo em conta a entrada do Legia na fase de qualificação da Liga Europa, que se inicia a 10 de julho. O guardião bósnio tem vindo a alternar com Tobiasz na baliza do emblema polaco, pelo que a situação ainda está em avaliação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia, o guardião soma nove jogos e 14 golos consentidos.
Quarteto do Clube de Alvalade continua na mira de vários emblemas do futebol europeu e permanência nos leões continua uma incógnita
|
O próximo jogo do Sporting, em Alvalade, pode ser o último no reduto dos leões para vários atletas muito cobiçados no mercado de transferências. Viktor Gyokeres, Francisco Trincão, Morten Hjulmand e Ousmane Diomande estão na mira de vários emblemas europeus e podem abandonar Alvalade no verão.
O assédio tem sido constante e, com a valorização dos jogadores em alta, o Sporting prepara-se para resistir a uma vaga de propostas milionárias. Os leões encontram-se com os mesmos pontos que os encarnados (70), mas estão em vantagem em relação aos seus rivais no confronto direto. O técnico leonino já se encontra a montar o meio-campo para a 34ª volta do campeonato.
Gyokeres é o nome mais sonante, com uma época absolutamente arrasadora: 52 golos e 13 assistências em 50 jogos. Arsenal, Manchester United, Barcelona, Paris Saint German e Bayern Munique seguem de perto o sueco. Ruben Amorim, desde que saiu de Alvalade, continuou atento ao avançado de 26 anos, e ambiciona ainda, resgatar os seus três colegas.
Iván Fresneda, que parecia ter encontrado espaço para jogar com a chegada de Rui Borges, voltou a cair da convocatória e a saída é possível. Jeremiah St. Juste também não deverá continuar, após um episódio polémico em que escondeu limitações físicas ao treinador. Já Biel, contratado por seis milhões ao Bahia, não se impôs e poderá regressar ao Brasil.
Outro caso delicado é o de Hidemasa Morita. O japonês é altamente valorizado mas as constantes lesões têm afetado o seu rendimento. Com o contrato a terminar em 2026 e interesse crescente do Eintracht Frankfurt, o cenário de saída começa a ganhar força. Ricardo Esgaio também deverá fechar o ciclo no clube, estando suspenso para a última jornada, após expulsão do dérbi.
Ex membro do Conselheiro Leonino recorda casos polémicos que têm envolvido clube da Luz e não entende queixas das águias sobre arbitragens
|
Hélder Amaral acredita que o Sporting tem tudo para ser campeão na última jornada da Liga Portugal Betclic frente ao Vitória de Guimarães, de Luís Freire. O ex membro do Conselheiro Leonino não espera facilidades frente à turma vimaranense e atira-se ao Benfica, recordando os casos polémicos que têm envolvido o clube da Luz.
“É sempre bom estar à frente, é sempre bom ter a possibilidade de ser campeão, mas sem euforias. Espero que o Vitória venha jogar o seu jogo e apenas o seu jogo”, referiu em declarações na Rádio Renascença. Por outro lado, o conhecido adepto dos leões não entende as razões de queixa do Benfica sobre as arbitragens.
Os protestos visam dar uma “explicação para o fracasso e para a desilusão que sentem neste momento”. Porém, realça Hélder Amaral, “era bom que o Benfica, que ainda tem uma palavra a dizer, se concentrasse em ganhar dentro de campo, ao contrário do que estão habituados”.
“É de rir que um clube como o Benfica, que está envolvido em tantos processos, se venha queixar”
Assim, segundo o ex-deputado e conhecido sportinguista, “é de rir que um clube como o Benfica, que está envolvido em tantos processos, se venha queixar”. Certo é que o Sporting saiu da Luz com a vantagem na classificação (1-1), apesar da igualdade pontual na tabela classificativa da Liga.
Com o Benfica a jogar à mesma hora frente ao Braga e a precisar de um deslize do Sporting, o ambiente está ao rubro nesta reta final. Mas em Alvalade, o foco está em manter os pés assentes na terra e o título à vista. Rui Borges terá de segurar emocionalmente a equipa num momento em que todos sonham com a conquista do título.
Comentador afeto ao Clube de Alvalade espera que leões ultrapassem Vitória de Guimarães, mas faz pedido ao emblema arsenalista
|
A última jornada da Liga Portugal Betclic promete dois duelos de grandes emoções entre equipas lisboetas e equipas do Minho. Nesse sentido, Rodrigo Roquette sente que está “tudo a dar como garantido que o Benfica ganha em Braga”. No entanto, desafia os arsenalistas a mostrar que não são o “Benfica B ou o Benfica do Norte”.
“Estamos todos a falar da dificuldade do Sporting. Está tudo a dar como garantido que o Benfica ganha em Braga”, comentou Rodrigo Roquette, em declarações no canal V+. O adepto leonino acredita que tal é um “desrespeito” para a turma de Carlos Carvalhal.
"Meus caros amigos de Braga, vocês são acusados de ser o Benfica B ou o Benfica do Norte"
"Isto é um desrespeito total ao Braga, aos jogadores do Braga. Meus caros amigos de Braga, vocês são acusados de ser o Benfica B ou o Benfica do Norte, e portanto, vocês deveriam mostrar perante esse desrespeito e tentar ganhar. O Braga deveria mostrar que é um grande clube”.
Rodrigo Roquette espera que os minhotos criem dificuldades na Pedreira à turma liderada por Bruno Lage. “E mostrar ao Benfica que não é assim”, concluiu Rodrigo Roquette. Em suma, a última jornada do campeonato reserva decisões para muitas lutas na tabela classificativa.
A equipa de Rui Borges já se encontra em preparações para a grande final do Campeonato Português, depois de ter empatado com o Benfica na Luz, 1-1, com golo de Francisco Trincão, aos 4 minutos. Os leões seguem em primeiro lugar na tabela classificativa, com os mesmos pontos que os encarnados, mas encontram-se em vantagem no confronto direto.