Futebol
NÃO É POTE NEM TRINCÃO, MAS ESTÁ A CHAMAR POR MARTÍNEZ: CRAQUE DO SPORTING NA MIRA DA SELEÇÃO
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting continua a ponderar um novo empréstimo para Dário Essugo, desta vez no estrangeiro. Apesar de o jovem médio ter a possibilidade de aproveitar o espaço no plantel leonino depois da saída de Mateus Fernandes para o Southampton, os leões pretendem valorizar o jogador.
Segundo revela o jornal Record, um dos principais objetivos dos verdes e brancos passa por colocar o 'camisola 14' noutra liga, para que além de minutos, acabe por ganhar alguma experiência internacional. Ainda assim, o diário desportivo ainda escreve que, à semelhança de Afonso Moreira, existem emblemas nacionais a sondarem a possibilidade de contar com o jogador para 2024/25.
Tal como avançou o Leonino, em exclusivo, o Sporting só aceita uma saída em definitivo de Essugo por uma proposta milionária, uma vez que Rúben Amorim vê bastante potencial no jogador que, para já, faz parte do leque de opções do meio-campo leonino juntamente com Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança.
Esta época, o 'camisola 14' já foi opção para o técnico leonino por duas oportunidades, frente ao Nacional e ao Farense, contabilizando 16 minutos em campo. Na primeira metade da temporada 2023/24, Dário Essugo – com um valor de mercado de 3,5 milhões de euros – realizou 10 jogos pela equipa principal do Sporting: cinco no Campeonato Nacional, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Em janeiro, o médio foi cedido pelos leões ao Chaves, onde atuou por 14 partidas e deu excelente conta de si, isto apesar de o emblema transmontano ter acabado por descer de divisão. De resto, Moreno, técnico que orientou Essugo nesse período, deixou rasgados elogios ao internacional pelas camadas jovens de Portugal.
Jogador já sabe que não conta para a turma de Rúben Amorim nesta temporada e leões continuam à procura de colocação
|
0Afonso Moreira deverá mesmo ainda sair do Sporting neste mercado de transferências por empréstimo. Os responsáveis leoninos estão a analisar as melhores possibilidades e a verdade é que o jogador deve, à semelhança de Dário Essugo, sair para o estrangeiro em 2024/25.
Ao que parece, a prioridade do Clube de Alvalade para o jogador passa mesmo por arranjar colocação até ao fecho do mercado - que, em Portugal, se dá a 2 de setembro - e, sabendo que o ala não tem espaço na equipa de Rúben Amorim, a decisão a tomar será a de uma nova cedência, mas com moldes um pouco diferentes do ano passado, revela o jornal Record.
A mesma fonte avança que Moreira tem sido sondado por emblemas da primeira divisão o que, assim, daria um maior controlo aos verdes e brancos durante o empréstimo, mas tal só deverá acontecer se existir escassez de outras opções fora do país e essa decisão apenas deverá ser tomada já mesmo em cima do fecho do defeso, uma vez que os leões pretendem valorizar ao máximo os seus ativos.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (2) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Em 2023/24, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – fez, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou assistência.
Estrutura leonina tem vindo a analisar as propostas que chegam a Alvalade pelo futebolista neste mercado
|
0O Al Nassr de Cristiano Ronaldo tentou pescar no Sporting este mercado de transferências. Ao que parece, o emblema do Médio Oriente terá sondado Marcus Edwards e terá tentado aliciar o jogador com promessas de quintuplicar o seu salário caso decidisse mudar-se para a Arábia Saudita.
Ainda assim, segundo revela o jornal A Bola, o emblema onde atua CR7 não terá avançado com uma proposta formal pelo extremo britânico, uma vez que a estrutura leonina deixou claro que o valor desejado para negociar o jogador teria de rondar os 25 milhões de euros. Além disso, a mesma fonte revela que o 'camisola 10' de Rúben Amorim não tinha interesse nesta mudança, até porque continua a querer regressar à Premier League caso saia do Sporting.
De resto, vale lembrar que o Crystal Palace tem sido um dos emblemas a demonstrar maior ambição em concretizar esse desejo de Edwards, visto que também tem vindo a demonstrar interesse neste mercado. No entanto, o clube inglês terá subido a fasquia apenas até aos 15 milhões de euros, valor bastante baixo para as pretensões do Clube de Alvalade.
Marcus Edwards tem contrato até junho de 2026 e a consistência que lhe tem faltado em Alvalade, assim se confirme a continuidade, será fundamental quanto a uma decisão dos dirigentes: renovação ou venda do passe, antes que fique livre para assinar por outro clube.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 20 milhões de euros – participou nos quatro encontros oficiais dos leões. O jogador saiu do banco nas partidas diante do Porto, Rio Ave, Nacional e Farense. No total, o pupilo de Rúben Amorim contabiliza 74 minutos e já soma um golo.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 114 encontros, marcou 22 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Rúben Amorim acredita na margem de progressão do jovem médio internacional sub-21 por Portugal
|
0Dário Essugo vai ser premiado com uma renovação de contrato, sabe o Leonino. Apesar de não ser opção regular nas escolhas iniciais de Rúben Amorim, o médio é um jogador muito apreciado pela equipa técnica do Clube de Alvalade, que acredita que o jogador - que tem contrato até 2027 - ainda vai singrar de Leão ao peito.
De acordo com as informações apuradas pelo nosso Jornal, os responsáveis verdes e brancos ouviram o técnico leonino, que tem bastantes esperanças no internacional jovem português que, neste momento, faz parte do leque de opções do meio-campo leonino juntamente com Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança.
Apesar de a possibilidade de empréstimo ainda não estar totalmente descartada neste momento - com o estrangeiro a figurar-se como uma opção para Essugo -, Amorim não pretende ficar com apenas três jogadores para a posição, o que cria uma oportunidade para o atleta de 19 anos, que é visto como um dos maiores talentos formados na Academia Cristiano Ronaldo nos últimos anos.
Esta época, o 'camisola 14' já foi opção para Rúben Amorim em duas ocasiões, frente ao Nacional (6-1) e Farense (5-0), tendo somado 16 minutos no total. Na primeira metade da temporada 2023/24, Dário Essugo – com um valor de mercado de 3,5 milhões de euros – realizou 10 jogos pela equipa principal do Sporting: cinco no Campeonato Nacional, três na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Em janeiro, o médio foi cedido pelos leões ao Chaves, onde atuou por 14 partidas e deu excelente conta de si, isto apesar de o emblema transmontano ter acabado por descer de divisão. De resto, Moreno, técnico que orientou Essugo nesse período, deixou rasgados elogios ao internacional pelas camadas jovens de Portugal.