Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geny Catamo garante que o Sporting vai corrigir os erros cometidos diante do Porto a final da Taça de Portugal e na Supertaça Cândido de Oliveira. Em entrevista à ‘Betano Mag’, o extremo dos leões perspetivou o clássico do próximo sábado, às 20h30, no Estádio José Alvalade, e referiu, ainda, que o objetivo dos verdes e brancos passa pela conquista do bicampeonato.
"O que sentimos nas duas finais [Taça de Portugal e Supertaça] é que poderíamos e devíamos ter ganhado. Foram pequenos erros e vamos ajustar isso para podermos conquistar os 3 pontos na Liga”, começou por referir Geny Catamo.
"Para o grupo, o objetivo é sempre o mesmo: ser campeão, bicampeão, e ganharmos as taças todas que conseguirmos", atirou o extremo da turma de Rúben Amorim, que traçou também objetivos a nível individual.
"Ultrapassar o meu nível da época passada. Gosto de atingir mais, sou muito ambicioso e quero superar cada etapa. Posso dizer que já o ‘cheirei’, já estive no banco [contra o Ajax, em setembro de 2021]. Senti arrepios porque esse era realmente o meu sonho. Acredito que esta época vou ter essa oportunidade e espero que o míster também me ajude a realizar esse sonho", afirmou Geny Catamo.
"Pelo sentimento de fazer dois golos, o primeiro logo no primeiro minuto e depois no último. Seja contra o Benfica ou não, foi isso que me deu mais motivação e ansiedade por ter feito esses dois golos e de ter dado a vitória. Golo do título? Todos dizem isso, inclusive eu. Entrámos com essa mentalidade, que, se ganhássemos, éramos campeões. Depois de ganharmos, fizemos uma grande festa”, lembrou o atleta do Sporting.
“O míster disse-nos depois que agora só dependia de nós. Foi aí que realmente percebi que tinha sido o jogo do título. Foi uma mistura de sentimentos, tudo em conjunto. Por tudo o que tinha passado nas épocas anteriores e o que estava a viver naquele momento", finalizou Geny Catamo.
Confira as delarações de Geny Catamo sobre o Sporting - Porto:
Lateral-direito pode mesmo vir a deixar Alvalade ainda este verão e rumar ao Minho, fechando o ciclo nos leões
|
0Rúben Amorim parece ter 'desistido' da sua aposta em Ricardo Esgaio e, numa altura em que o lateral-direito perdeu espaço no Sporting, suscitou a atenção do Braga, que pretende voltar a contar com os serviços do jogador para a temporada 2024/25, uma vez que o seu ciclo em Alvalade parece estar fechado.
Segundo escreve o jornal A Bola, na sua edição desta quinta-feira, dia 29 de agosto, o negócio parece ter pernas para andar, visto que esta operação pode mesmo beneficiar o bom entendimento entre os dois emblemas que, ainda este defeso, entraram em confronto devido à venda de Paulinho ao Toluca. A mesma fonte revela que deverão existir novidades no decorrer das próximas horas.
No entanto, tal como o Leonino noticiou, em Exclusivo, caso não existam opções para colocar o 'camisola 47' neste mercado de transferências, o Sporting já colocou em cima da mesa a possibilidade de rescindir com o jogador, uma vez que, fora esta hipótese, ainda não tinham surgido propostas que interessassem.
Em 2023/24, Ricardo Esgaio – avaliado 3 milhões de euros – realizou 47 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.540 minutos em que esteve em campo, o ala, que tem contrato até junho de 2026, dos leões fez quatro assistências.
O lateral voltou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas. Com a Listada verde e branca, Ricardo Esgaio realizou 173 partidas, marcou um golo, fez 19 assistências e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), duas Taças de Portugal (2014/15, 2020/21) e uma Taça da Liga (2021/22).
Situação do extremo dos verdes e brancos tem vindo a ser estudada pelos responsáveis leoninos
|
0O Sporting tem vindo a tentar colocar Afonso Moreira neste mercado de transferências e, ao que parece, está cada vez mais perto de o conseguir. O extremo dos leões pode vir a ser emprestado ainda este verão ao Basileia, da Suíça, mas há mais.
De resto, o jornal A Bola escreve, ainda, que o negócio pelo jogador de 19 anos dos verdes e brancos pode fazer-se com uma cedência com opção de compra que pode ser exercida no final de 2024/25, se o emblema optar por adquirir o passe do mesmo em definitivo.
O jogador tem sido sondado por emblemas da primeira divisão portuguesa o que, assim, daria um maior controlo aos verdes e brancos durante o empréstimo, mas tal só deverá acontecer se existir escassez de outras opções fora do país e essa decisão apenas deverá ser tomada já mesmo em cima do fecho do defeso, uma vez que os leões pretendem valorizar ao máximo os seus ativos.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (2) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Em 2023/24, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – fez, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou assistência.
Antigo jogador dos verdes e brancos defende que o jovem prodígio não deve ser opção inicial no clássico
|
0Litos, histórico jogador do Sporting, considera que Nuno Santos deve ser titular na receção dos leões ao Porto. No entender do antigo futebolista, apesar do excelente início de temporada de Quenda, o ala português e Geny Catamo dão mais garantias a Rúben Amorim.
“Sim [Nuno Santos a titular frente ao Porto]. Por aquilo que representa nesta equipa e pelo facto de o Catamo voltar a uma posição em que é mais eficaz e a combinar muito bem com o Trincão”, começa por afirmar Litos.
“Isso não retira nada daquilo que foi positivo do Quenda, que compreende perfeitamente que são jogadores mais fortes em termos físicos, é um jogo diferente, contra um adversário fortíssimo e em que o Rúben Amorim vai precisar de jogadores mais experientes, mais fortes, mais intensos e, na minha opinião, o Nuno Santos e o Catamo irão fazer as laterais”, argumenta o histórico jogador do Sporting.
“Tive a felicidade de ter tido esta experiência em 84/85, também com 17 anos, e fui entrando aos poucos. O Quenda teve a felicidade, de um momento para o outro, de estar a ser titular logo no início de época e acho que isso é uma coisa fantástica, que não vai esquecer, mas vai compreender perfeitamente que está a fazer parte de um plantel em que a qualidade é enorme, este patamar de exigência da qualidade aumentou e agora torna-se mais difícil e ele teve mérito”, continua Litos.
“Tem de compreender [Quenda] que o futuro dele vai passar, nos próximos tempos, pelo Sporting e é um jogador que, mesmo não jogando de início, é sempre chamado depois a entrar, é um jogador que com as características que tem criará grandes problemas aos adversários”, finalizou Litos.