
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
No último domingo, dia 27 de abril, o Sporting deslocou-se ao Estádio do Bessa para bater a equipa do Boavista, por 5-0, num confronto a contar para a 31.ª jornada da Liga Betclic 2024/25. Além de uma excelente partida dos comandados de Rui Borges, o jogo ficou marcado pelo alcançar de um registo histórico por parte de Geovany Quenda,
Ao entrar no início da segunda parte, Geovany Quenda tornou-se no mais jovem de sempre a chegar aos 50 jogos de leão ao peito, com apenas 17 anos de idade. Recordemos os nomes que o extremo português ultrapassou na lista de recordistas, todos eles jogadores formados nas academias do Sporting
1. Litos - Até então, Litos era o mais jovem jogador a conseguir este feito. O antigo médio ofensivo do Sporting estreou-se na equipa principal do Clube de Alvalade na temporada 1984/85 e cumpriu os seus primeiros 50 jogos pelos verdes e brancos com apenas 18 anos. No total, Litos representou os leões durante oito épocas, fazendo 193 jogos e 19 golos.
2. Ricardo Quaresma - Formado no Sporting, o “Harry Potter” surgiu na equipa principal do Clube na temporada 2000/01, sangrando-se Campeão Nacional no mesmo ano. Atingiu a marca da meia centena de jogos com 19 anos e um mês e no total da sua passagem pelos leões apontou 10 golos em 74 jogos.
3. Simão Sabrosa - o jovem avançado chegou aos 50 jogos ao serviço do Sporting com 19 anos e três meses. Estreando-se na época 1996/97, Simão realizou ao todo 62 jogos pelo Clube de Alvalade e apontou 12 golos, antes de sair para os espanhóis do Barcelona.
4. Tiago Tomás - “TT” foi lançado no final da temporada 2019/20 por Ruben Amorim e contribuiu com golos decisivos para a conquista da Liga Portugal da época seguinte. O ponta-de-lança atingiu os 50 jogos pelo Sporting com 19 anos e três meses e a representar os verdes e brancos, marcou nove golos num total de 66 jogos.
Após o jogo que garantiu a Geovany Quenda fazer os 50 jogos pelo Clube de Alvalade, o jovem extremo português comentou à Sporting TV o significado de alcançar este feito histórico e também a vitória de goleada frente à formação do Boavista, em declarações que pode ler aqui.
Números do ponta-de-lança do Clube de Alvalade não param de aumentar e a próxima marca a bater pertence ao astro do futebol mundial
|
Ao que parece, Viktor Gyokeres - que está a ser colocado na rota do Manchester United - não se cansa de marcar golos. No jogo do passado domingo, a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting bateu a equipa do Boavista, por 5-0, e o avançado sueco apontou o segundo “poker” da temporada. No total, o número 9 dos leões soma já 52 golos em todas as competições de clubes, nesta época, e está de olho num recorde de Cristiano Ronaldo.
Mas a fome de Gyokeres começou ainda na temporada passada, quando entrou pelas portas de Alvalade em 2023/24, temporada em que apontou 43 tiros certeiros às baliza adversárias. Somando estes registos do goleador leonino, as contas são fáceis de fazer: 95 golos em 98 jogos oficiais de leão ao peito.
Este registo impressionante de Viktor Gyokeres pode apenas ser comparado com o daquele que, para muitos, é o melhor jogador da história, Cristiano Ronaldo. Na sua chegada ao Santiago Bernabéu, o cinco vezes melhor do mundo precisou de apenas 105 partidas para chegar à centena de golos pelo Real Madrid, mas o avançado do Sporting pode roubar o recorde ao português.
Até ao encerramento da sua época desportiva, o Sporting vai ter encontros com o Gil Vicente, Benfica, Vitória de Guimarães e a final da Taça de Portugal, também ela contra o rival encarnado. Isto significa que Viktor Gyokeres tem a oportunidade de chegar à marca dos 100 golos em 103 jogos, batendo a marca de Cristiano Ronaldo por duas partidas e tirando o recorde das mãos da estrela do Al-Nassr.
Viktor Gyokeres chegou ao plantel do Sporting no mercado de verão da temporada 2023/24, sendo contratado ao Coventry por um valor de 20 milhões de euros, atualmente graças aos seus registos impressionantes, o ponta-de-lança sueco está já avaliado em 75 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt e promete dar que falar no abrir da janela de transferências no final desta época.
Boavisteiros são o próximo adversário do Clube de Alvalade, em partida que pode ser decisiva na luta pelo título da Liga Portugal Betclic
|
No próximo domingo, 27 de abril, o Sporting desloca-se ao terreno da formação do Boavista, em jogo a contar para a 31ª jornada da Liga Portugal Betclic 2024/2025. Este jogo tem um papel fundamental na caminhada dos leões, que procuram manter o primeiro lugar, nesta que é a fase final da prova e as decisões importantes aproxima-se.
Estes dois emblemas, são dois dos mais históricos da história do futebol português: Sporting e Boavista já se defrontaram 135 vezes para todas as competições e os registos são favoráveis para os leões, com 70 vitórias. Sendo duas das equipas que mais se enfrentaram em Portugal, é normal que existam alguns jogadores que, na sua carreira, já representaram os verdes e brancos e os axadrezados. Recorde 10 dos jogadores que já representaram ambas as formações, na lista que pode ver abaixo:
Em fim-de-semana de importante deslocação ao Bessa, recorde quais os melhores artilheiros dos leões diante das panteras negras
|
No próximo domingo, às 20h30, o Sporting terá uma deslocação difícil à cidade do Porto, para defrontar a equipa do Boavista, numa partida a contar para a 31ª jornada da Liga Betclic. Recordamos os cinco melhores marcadores dos leões deste confronto histórico do futebol português, numa lista onde estão presentes alguns dos maiores símbolos do clube.
1. Fernando Peyroteo - o primeiro “Violino” desta lista, Peyroteo tem números extraordinários nos seus confrontos frente aos axadrezados. Em apenas sete jogos, o avançado apontou 18 golos à baliza boavisteira, contando com um “poker” e duas partidas com cinco golos ou mais.
2. Rui Jordão - a “Gazela de Benguela” é o segundo nome desta lista. Com 1340 minutos de utilização em 16 partidas contra o Boavista, o antigo ponta-de-lança do Sporting apontou um total de 10 golos, bisando por três vezes contra a equipa da cidade do Porto.
3. Jesus Correia - outro membro dos famosos “5 Violinos” do Sporting, Jesus Correia apontou 10 golos em partidas contra o Boavista, os mesmos que Rui Jordão, mas em apenas 720 minutos, disputados ao longo de 8 jogos, onde por uma vez bisou e por duas, marcou mesmo hattrick.
4. Manuel Vasques - o último membro dos “Violinos” desta lista, Manuel Vasques, defrontou a formação do Boavista por 13 ocasiões. No seu histórico de confrontos frente aos axadrezados, o “Malhoa” apontou 9 golos e também ele marcou um “poker” ao adversário em questão.
5. Manuel Fernandes - o “Leão de Sarilhos” é o jogador que fecha esta lista. Na sua carreira de 12 anos a jogar de leão ao peito, o ponta-de-lança defrontou a equipa do Boavista em 26 ocasiões, e nos seus 2189 minutos de utilização, fez abanar as redes das panteras negras por 8 vezes.