
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda é o novo ‘camisola 7’ do Sporting para a temporada que se aproxima. Assim, o jogador que continuará a fazer parte das escolhas de Rui Borges por mais uma época, antes de rumar ao Chelsea, deixa de usar o número 57 pelos leões. No entanto, a escolha deste místico número dá-se por uma razão especial: a admiração do jovem jogador por Cristiano Ronaldo.
Segundo o jornal A Bola, Cristiano Ronaldo é o ídolo de Quenda e o extremo de 18 anos pretende seguir os passos do astro luso, apontando até para um percurso idêntico ao do compatriota. Tendo em conta que, tal como Ronaldo, Geovany Quenda irá sair do Clube de Alvalade para rumar até à Premier League na próxima temporada.
Sabe-se ainda que Geovany Quenda desvaloriza o peso negativo que o 'número 7' carrega no emblema verde e branco, estando determinado em contrariar essa maldição histórica e, dessa forma, realizar uma grande época de despedida pelo Clube de Alvalade.
Vale a pena recordar que, nos tempos recentes, o novo número nas costas de Geovany Quenda foi utilizado por nomes que não deixam grandes saudades aos adeptos do Sporting, com jogadores como Rafael Camacho, Matheus Pereira, Rúben Ribeiro, Joel Campbell, Shikabala, Jeffrén, Valeri Bojinov ou Marat Izmailov.
Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - fez 54 partidas na temporada 2024/25, nas quais foi utilizado ao longo de 3.660 minutos. O desequilibrador canhoto fez seis assistências para os companheiros de equipa e apontou três golos, naquela que foi a época de estreia na equipa principal do Sporting.
Jogador chegou a ser um dos alvos do Clube de Alvalade, mas a transferência acabou por nunca se concretizar, rumando até ao Alverca
|
Apesar do interesse do Sporting por Chiquinho no mercado de verão do ano passado, o regresso do futebolista a Portugal acabou por acontecer no recém-promovido à Primeira Liga, Alverca. O extremo, proveniente do Wolverhampton, já teve a oportunidade de mostrar o seu valor e estreou-se a marcar pelo novo clube num embate frente ao Mafra, fazendo posteriormente um balanço dos desafios que a equipa irá encontrar e mostra-se ansioso pelo começa da Liga.
Chiquinho: "Estamos a assimilar as ideias do mister Custódio"
"É uma equipa jovem, estamos a assimilar as ideias do mister Custódio. São muito jovens, os reforços. Vai custar um pouco ao início os jogadores entenderem, mas pelo jogo que já tivemos contra o Mafra, conseguimos ter boas saídas e bons golos e é isso que se pede, os jogadores entenderem as ideias do treinador e colocarem-nas em prática dentro de campo", começou por dizer o internacional português sub-21, em declarações ao canal Sport TV.
Custódio Castro: "Este tipo de jogadores vai permitir um plantel homogéneo e versátil"
De seguida, foi a vez de Custódio Castro, técnico do Alverca, de efetuar um balanço das expetativas para a época que se aproxima: “É um desafio enorme que nós queremos, o grande objetivo é a continuidade do clube na 1.ª Liga e é dentro disso que temos trabalhado. Depois da venda do clube, sabíamos que o desafio ia ser enorme, como a formação do plantel. Temos trabalhado arduamente, com jogadores jovens com qualidade e com fome de vencer. Este tipo de jogadores vai permitir ter um plantel homogéneo e versátil”.
Chiquinho, de 25 anos, assinou um contrato válido com o Alverca para as próximas três temporadas. O Wolverhampton fica ainda com a percentagem de uma futura venda. O extremo luso regressa, assim, a Portugal, terminando o seu vínculo com os Wolves, onde chegou em janeiro de 2021, a troco de 3,5 milhões de euros. O jogador nunca se conseguiu afirmar no emblema da Premier League, tendo sido sempre emprestado nas últimas três épocas, inclusive ao Famalicão em 2023.
Apesar de não ter chegado a jogar pela equipa principal do Sporting, Chiquinho esteve 10 temporadas ligado ao Clube de Alvalade - entre 2009 e 2019 – antes de sair em definitivo para o Estoril. O internacional sub-21 destacou-se nos canarinhos e mudou-se para Inglaterra, em 2022, tendo inclusive chegado a alinhar com Francisco Trincão no plantel dos Wolves, antes de o atual ‘camisola 17’ assinar com os verdes e brancos.
Especialista salienta comportamento do dirigente máximo do Clube de Alvalade, numa altura em que a grande novela deste mercado está prestes a terminar
|
Bernardo Ribeiro elogia a tomada de posição de Frederico Varandas na saída de Viktor Gyokeres do Sporting. Numa altura em que o negócio com o Arsenal está preso por detalhes, o especialista assinou um artigo de opinião onde diz que o dirigente máximo dos leões está perto de uma “vitória estrondosa”.
Bernardo Ribeiro: "Novela Gyokeres? Acaba com uma vitória estrondosa de Frederico Varandas"
“A confirmar-se o fecho da transferência de Gyokeres para o Arsenal pelos números que o Record dá hoje, a venda do ponta-de-lança sueco, apesar de novela, acaba com uma vitória estrondosa de Frederico Varandas. Assim de goleada”, afirmou antes de referir que o Presidente do Clube de Alvalade esteve sempre em controlo desta situação.
“As declarações de sábado já deixavam antever como o Presidente do Sporting estava de cadeirinha neste tema, negando ceder à pura chantagem do empresário do jogador e, quem sabe do próprio, sendo que esse esteve sempre muito caladinho”, mencionando Hasan Cetinkaya, que considera ser o “agitador do processo”.
Bernado Ribeiro: "Varandas? Parece ter cumprido o prometido: vende Viktor bem abaixo da cláusula"
De seguida, Bernardo Ribeiro considera que Frederico Varandas defendeu sempre os melhores interesses do Sporting sem ceder a pressões e fê-lo de forma bem sucedida: “Ao receber o valor que sempre exigiu e conseguindo que o agitador do processo abdique da comissão de 10%, o líder leonino defendeu o emblema da melhor forma e ainda assim parece ter cumprido o prometido: vender Viktor bem abaixo da cláusula”.
Em jeito de conclusão, o diretor do jornal Record termina com um lema que considera aplicar-se na perfeição ao Mundo do futebol: “Este pareceu sempre o desfecho mais plausível num processo que chamusca um pouco a passagem do sueco por Alvalade. E sendo pena, não é mais do que sinal dos tempos. ‘Money rules and changes hands, money rules, money demands’”.
Presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol comentou situação que envolve avançado sueco e o Clube de Alvalade
|
Artur Fernandes, Presidente da Associação Nacional de Agentes de Futebol, comentou a polémica em torno de Viktor Gyökeres e do Sporting. O colega de profissão de Jorge Mendes, após já ter abordado a novela uma vez, decidiu voltar a tocar no assunto, fazendo questão de referir que todo este caso era evitável e que os leões são os principais prejudicados.
Artur Fernandes: "Gyökeres ainda não regressou a Alvalade"
"O máximo goleador das duas últimas temporadas da Liga portuguesa mantém o braço-de-ferro com o líder do clube de Alvalade, e mais importância tem quando a época arranca oficialmente no próximo dia 31 com a Supertaça Cândido de Oliveira. A 20 dias do evento, o também melhor marcador da recente Taça das Nações, está a testar os limites do leão, o que não é desde logo, um exercício fácil, enquanto este parece preparar-se com medidas coercivas, pois o sueco ainda não regressou a Alvalade", começa por referir Artur Fernandes em declarações ao jornal 'Record'.
De seguida, Artur Fernandes saiu em defesa do Clube de Alvalade: "O Sporting é o menos culpado e o mais prejudicado com toda esta novela turco-escandinava e o próprio jogador não sai nada valorizado com estas confusões. Tornar público um suposto acordo privado, baixando a cláusula de transferência, só desvaloriza o atleta, tornando a operação mais problemática e delicada".
Artur Fernandes: "Para Gyokeres não será mais que um dano colateral"
"É aquilo a que chamamos 'sair pela porta pequena' e, ainda que a memória do futebol seja efémera, a dos dirigentes e sócios dos leões será eterna. Para Gyokeres e seus assessores, o Sporting não será mais do que um dano colateral, mas na vida nem tudo vale e, por força destes desplantes e atrevimentos, é fundamental o real entendimento por parte de todos do modelo do nosso futebol", acrescenta Artur Fernandes, dizendo que Gyökeres sairá do Sporting da pior forma possível.
Artur Fernandes termina dizendo que há uma solução para evitar este tipo de situações: "A alteração de regras, por exemplo no agenciamento, faria com que estes casos fossem evitáveis ou, no mínimo, de consequências mais controladas e menos nefastas para o presente e o futuro da modalidade e, numa visão mais ampla, para o monitoramento e gestão do desporto nacional".