
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Geovany Quenda tem sido um dos destaques da época do Sporting. O extremo verde e branco fez, recentemente, história pelo Clube de Alvalade, ao ultrapassar Litos para se tornar no mais novo de sempre a fazer 50 jogos com a Listada verde e branco. O extremo concedeu uma entrevista à Sporting TV, exatamente com o antigo detentor do recorde. Entre outros temas, falou de um jogador que o inspirou na Academia de Alcochete.
Antes, falou acerca da Academia: "Estou sempre a dormir na ala da formação. É bom ouvir os miúdos a falarem de mim. Perguntam-me muito sobre a equipa principal, como é que as pessoas são, como é que falam comigo e que me ajudam. E dizem que um dia querem estar lá", começou por explicar o craque português.
Depois, Chermiti, jogador que foi uma inspiração para Geovany Quenda: "Acho que sim, também estava na academia a residir. Estávamos a ver o Rio Ave-Sporting [Chermiti marcou] na Academia, disse ao Alexandre Brito que um dia poderíamos ser nós a jogar ao pé dos adeptos", revelou o jovem leão.
Mencionou, ainda, a sua geração, e alguns dos sucessos que tiveram a representar o Sporting. Segundo Quenda, destaca-se a "união": "Trabalhamos bem desde os sub-13. Ganhámos o campeonato dos sub-13, dos sub-15. Acho que temos um grupo forte e trabalhamos bem", partilhou.
Por último, depois de falar do "orgulho" de se estrear na equipa principal do Sporting, o jogador revelou as palavras do pai antes do primeiro jogo: "O que me disse foi que não ia ser fácil, que tinha de manter a calma, ser humilde e que chegar e jogar numa equipa campeã não é fácil", contou Geovany Quenda.
Extremo verde e branco concedeu, recentemente, uma entrevista, em que abordou vários temas acerca da sua vida de leão ao peito
|
Geovany Quenda fez, rcentemente, história, ao bater o recorde de Litos, e se tornar o jogador mais novo de sempre a cumprir 50 jogos pelo Sporting, numa altura em que ainda não cumpriu 50 anos. O extremo concedeu uma entrevista ao antigo jogador dos leões, na Sporting TV, e, entre outros temas, falou dos maiores desafios no Clube de Alvalade.
Antes disse, começou por responder às palavras "elogiosas" de Litos: "Agradecer as palavras. Espero que daqui a uns tempos possa ser outro jogador da formação a bater este recorde. Continuem a trabalhar que tudo é possível".
O extremo abordou, de seguida, o sentimento de jogar perante o estádio de Alvalade: "É muito bom sentir o apoio dos sportinguistas e jogar em Alvalade é sempre um orgulho para mim e para a minha família. Só tenho a agradecer às pessoas que me receberam aqui no Sporting", explicou Geovany Quenda.
Respondeu, depois, à questão de Litos acerca do maior desafio que viveu no Sporting: "Tinha de trabalhar mais no ginásio, quando cheguei aqui era um bocadinho fininho", explicou Geovany Quenda, acerca da sua transformação física ao longo da época, depois de se estrear na Supertaça.
Por último, o jovem extremo destacou que foi bem recebido pelo grupo, que o "ajudou" na sua estreia. Falou do "orgulho" acerca de estar na posição em que está e por último, confessou qual o desejo para o fim da temporada: "Só há uma maneira, que é ser campeão".
Capitão verde e branco está em risco para o dérbi com o Benfica, mas o juiz da próxima partida é um sinal positivo em direção a essa participação
|
Morten Hjulmand tem sido um dos tópicos da semana do Sporting. O médio verde e branco está em risco para o dérbi com o Benfica, caso veja mais um cartão amarelo. Muito se tem escrito sobre se o jogador deve, ou não, alinhar contra o Gil Vicente, mas há um dado que pode jogar a favor do dinamarquês: Tiago Martins, juiz do encontro, nunca amarelou o jogador do Clube de Alvalade.
Morten Hjulmand prepara-se para encontrar o árbitro Tiago Martins pela terceira vez na sua estadia com pouco menos de dois anos no Sporting. Ate ao momento, o juiz da Associação de Futebol de Lisboa nunca mostrou qualquer cartão ao dinamarquês.
O primeiro jogo apitado por Tiago Martins, que contou com a participação de Morten Hjulmand, foi o Leiria - Sporting, em 23/24, para a Taça de Portugal. Os leões venceram por 3-0. Tiago Martins mostrou sete cartões nessa partida, mas nenhum deles dirigido a Morten Hjulmand.
Para além desse encontro da prova rainha, Tiago Martins e Morten Hjulmand também se cruzaram na final do Troféu Cinco Violinos (jogo de carater particular), quando o Sporting defrontou o Atheltic Bilbao. O dinamarquês jogou apenas 65 minutos, mas voltou a não ver nenhuma cartolina.
Numa altura em que a participação de Morten Hjulmand no Sporting - Gil Vicente ainda está em aberto, interessa também olhar para os registos de Tiago Martins: o árbitro português é 12º, em 27 juízes, nos cartões mostrados por jogo (4,67). Por outro lado, é o sétimo que menos falta leva até mostrar um cartão (5,29).
Antigo guarda-redes acredita que Clube de Alvalade é favorito na luta pela vitória no Campeonato e fala sobre as últimas jornadas da prova
|
Joaquim Melo considera que o Sporting é favorito à conquista do campeonato. Em declarações em Exclusivo ao nosso Jornal, entre outros temas abordados, o ex guarda-redes acredita que o Clube de Alvalade vai sagrar-se bicampeão nacional, mesmo tendo muitas razões de queixas das decisões de arbitragem.
"Sporting só depende de si"
“Como adepto e Sócio, considero que o Sporting poderá ser favorito. Nesta altura, o Sporting só depende de si e até não precisa de ganhar os três jogos. Basta ganhar dois e empatar com o Benfica. Portanto, poderemos pensar que o Sporting tem mais 1% de favoritismo, mas claro que será muito disputado até ao fim. O Sporting, por exemplo, vai jogar com o Gil Vicente, que é uma equipa que já não luta por nenhum objetivo e está a jogar completamente à vontade. Estas equipas podem tornar-se perigosas. Por outro lado, o Benfica parece-me que tem um calendário um pouco mais complicado, mesmo recebendo o Sporting. Portanto, se tudo correr normalmente, o Sporting poderá conquistar o bicampeonato, esta temporada”, começou por dizer.
"Benfica e o Porto, juntos, têm quase tantos cartões amarelos quanto o Sporting"
Sobre as arbitragens, não tem dúvidas de que o “Sporting tem sido a equipa mais prejudicada”: “Inclusivamente, a maioria dos comentadores considera que o Sporting deveria estar mais longe do Benfica, na liderança do campeonato, do que aquilo que está. Em termos disciplinares, se fizermos um balanço, percebemos que o Benfica e o Porto, juntos, têm quase tantos cartões amarelos quanto o Sporting. Por isso, a equipa do Sporting, no capítulo disciplinar, é sempre muito mais prejudicada. Os árbitros mostram com muita facilidade cartões amarelos aos jogadores do Sporting”.
Questionado sobre a eventual utilização de Morten Hjulmand – que está em risco de falhar o dérbi contra o Benfica – no jogo contra o Gil Vicente, Joaquim Melo realça a importância do médio dinamarquês na equipa leonina: “Hjulmand tem qualidade e experiência suficientes para, se for opção, jogar e tentar, na medida do possível, evitar levar cartão amarelo. É um jogador extremamente importante. Podia jogar Morita, mas está com muita falta de ritmo e não tem capacidade para cumprir 90 minutos. Poderá jogar 45 minutos e, eventualmente, Hjulmand jogar outros 45”.
Relativamente a uma eventual saída de Viktor Gyokeres, no próximo mercado de verão, Joaquim Melo admite uma transferência a troco de um valor abaixo dos 100 milhões de euros: “Não conheço os meandros do acordo entre o Sporting e o Gyokeres. Mas uma coisa é certa: o Gyokeres está focado no Sporting. Eventualmente, Gyokeres poderá sair por uma verba entre os 75 e 80 milhões. É provável que o Sporting deixe, ou tenha de o deixar sair, nessa situação".
Ainda assim, o comentador considera que o Sporting poderá reforçar-se com jogadores de qualidade, a partir do encaixe financeiro conseguido com a venda do goleador sueco: "Claro que, por vontade do Sporting, o Gyokeres nunca sairia. Mas nós sabemos que é muito difícil ‘prender’ um jogador destes e Gyokeres terá provavelmente a última oportunidade para poder fazer um grande contrato. E o Sporting também pode fazer um bom encaixe financeiro. De qualquer maneira, se vender Gyokeres, o Sporting fica com capacidade de poder ir buscar um ou dois jogadores para colmatar a saída”.