
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting venceu, na última partida que disputou, o Estrela da Amadora, por convincentes 3-0. Nessa partida, houve direito a golo de Geovany Quenda, algo que agradou muito aos adeptos leoninos. Tito Arantes Fontes não escapou a essa onde, e fez questão de assinalar esse momento.
O antigo Presidente do Grupo Stromp, e figura muito ligada à vida dos leões, assinou o seu habitual texto de opinião no Jornal Sporting, onde destacou o golo marcado por Geovany Quenda, e lembrou Roberto Martínez, selecionador nacional que ainda não estreou o extremo na equipa das Quinas, mesmo depois de confirmada a venda ao Chelsea por mais de 50 milhões de euros.
"O modo como recebeu no lado direito da grande área o passe de Gyokeres (mais uma assistência!) é superlativo e define a classe do jogador…", começou por escrever Tito Arantes Fontes acerca do gesto técnico de Geovany Quenda no golo apontado aos 81 minutos da partida frente ao Estrela da Amadora.
O antigo Presidente do Grupo Stromp prosseguiu: "Depois foi dar continuidade à maravilha que estava a ser por si desenhada naquele momento, aproximando-se da linha final, flectindo ligeiramente para o interior e aplicando uma sapatada com o pé esquerdo, de fino recorte técnico, para encaixar a bola, num remate em arco, de ângulo quase impossível, no fundo das redes".
Terminou, com críticas ao selecionador nacional: "Um golo soberbo, todo ele só possível num jogador verdadeiramente predestinado para grandes feitos e uma fantástica carreira! Estava feita a maravilha do final da tarde… com 'dedicatória' e tudo para o Sr. Martínez! Se é que este pela enésima vez conseguiu perceber…", escreveu Tito Arantes Fontes acerca do momento assinado por Geovany Quenda no jogo do Sporting.
Treinador do emblema verde e branco chegou ao Clube de Alvalade no decorrer da temporada; Apesar de remota, a possibilidade de não continuar existe
|
João Gião não tem presença assegurada na equipa B do Sporting na próxima temporada desportiva de 2025/26, sabe o Leonino. Apesar de os jovens leões estarem de momento em posição de subida à segunda divisão, a não promoção do Clube de Alvalade pode alterar os planos dos verdes e brancos.
Ao que o nosso Jornal apurou, os leões pretendem continuar a contar com o treinador de 38 anos, mas o cenário pode mudar até ao final da presente época. Apesar de remota, a possibilidade de não continuar existe, ainda que o emblema leonino esteja inclinado a continuar com o técnico, sendo que a decisão ainda não está tomada.
João Pereira rumou aos turcos do Alanyaspor a meio da temporada - e tem tido vida difícil - e deixou vago cargo de treinador da equipa B. Já João Gião procurava dar um passo em frente na carreira ao assumir um cargo de treinador principal, depois de um percurso como adjunto em clubes como Sacavenense, Atlético, Pinhalnovense, Melaka United (Malásia), Académica, Bordéus (França) e Grasshoppers (Suíça).
João Gião é uma cara conhecida de alguns elementos da estrutura do Sporting. Foi adjunto de César Peixoto no Paços de Ferreira e no Moreirense, mas antes trabalhou com Flávio Costa, diretor de scouting dos leões, no Benfica. Cruzou-se também com Ricardo Correia, responsável pelo departamento de coordenação do scouting do futebol de formação, nos suíços do Lausanne.
Atualmente, o Sporting B disputa a fase de subida à Segunda Liga e está em segundo lugar, com 17 pontos somados. O próximo jogo da equipa está marcado para este domingo, dia 4 de maio, pelas 17h00, frente ao Varzim. João Gião soma duas vitórias em cinco partidas disputadas.
Promessa do futebol mundial fez questão de assinalar nas redes sociais primeiro golo apontado ao serviço do emblema verde e branco
|
Paulo Iago, jovem promessa que chegou ao Sporting no início da temporada proveniente do Real Madrid, assinalou o seu primeiro golo de Leão ao peito, marcado de grande penalidade pela equipa de sub-23, na Liga Revelação, na vitória frente ao Estrela da Amadora por 2-1.
"Muito feliz por marcar o meu primeiro golo pelo Sporting e pela vitória da equipa! Seguimos lutando por mais! O melhor está para vir", escreveu o jovem prodígio de 18 anos nas redes sociais, que fez assim o gosto ao pé ao fim de oito partidas ao serviço dos leões.
Chegado ao Sporting em setembro de 2024, Paulo Iago ultrapassou alguns problemas físicos e esteve mais de três meses ausente dos relvados devido a problemas físicos. O jogador promissor parece estar agora de regresso à sua melhor forma física.
O jogador estava na cantera do Real Madrid desde 2014, onde acabou por assinalar mais 200 golos nos vários escalões do emblema espanhol. Por esta altura, no seu país, o jogador é intitulado como uma das grandes promessas do futebol e foi, inclusive, comparado a Lamine Yamal, estrela do Barcelona.
A turma de sub-23 - orientada por Filipe Neto - terminou a presente temporada desportiva de 2024/25 no sétimo e penúltimo lugar desta fase com 17 pontos somados. O Torreense ficou na primeira posição com 30, seguido do Famalicão que somou 27 pontos.
Veja a publicação de Paulo Iago:
Adversário do emblema verde e branco falou sobre próximo encontro frente aos pupilos de Rui Borges e diz ter 'antídoto' para impedir sueco de brilhar
|
César Peixoto - técnico que admitiu que quer que Benfica vença a Liga portuguesa - fez a antevisão ao duelo frente ao Sporting. O treinador do Gil Vicente abordou a recente forma de Viktor Gyokeres e diz ter um 'antídoto' para travar o ponta de lança do Clube de Alvalade.
O treinador do Gil Vicente não deixou de elogiar a capacidade de Viktor Gyokeres, parecendo claro que já vai pensando na melhor forma de parar o avançado sueco dos leões. César Peixoto foi confrontado com esta questão e refere que só o trabalho de toda a equipa pode impedir o sueco de brilhar.
"Tem que ser um trabalho coletivo. Se for individual, um para um, é difícil. Ele está na melhor fase desde que chegou ao Sporting", explicou César Peixoto. De resto, o treinador do Gil Vicente também abordou a presença de Morten Hjulmand na partida, explicando que acredita que o capitão jogue pelos leões, e deixando ainda uma bicada: "Jogador de equipa grande está mais protegido. É possível ver um amarelo, mas duvido. Faz parte do futebol português".
Para esta partida frente ao emblema verde e branco, os 'galos', que no jogo da primeira volta impuseram o 'nulo' ao Sporting, de João Pereira, no Estádio Cidade de Barcelos, têm em dúvida, devido a problemas físicos, os defesas Rúben Fernandes e Sandro Cruz.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 4 de maio, frente ao Gil Vicente. O encontro, a contar para a 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma minhota, tem pontapé de saída marcado para as 20h30, no Estádio José Alvalade.