Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Víktor Gyokeres foram eleitos pelo Laboratório de Futebol (CIES) para o melhor onze do ano fora das cinco principais Ligas. Os atletas do Sporting são os únicos representantes da Liga Portuguesa, sendo que o luso Ruben Neves também está presente na equipa escolhida.
A equipa é composta por: Kasper Schmeichel (Anderlecht) e Fernando Muslera (Galatasaray); Saud Abdulhamid (Al Hilal), Olivier Boscagli (PSV), Gonçalo Inácio (Sporting), Ferdi Kadioglu (Fenerbahçe) e Sergiño Dest (PSV), Ruben Neves (Al Hilal), Joey Veerman (PSV), Milinkovic-Savic (Al Hilal); Johan Bakayoko (PSV), Víktor Gyokeres (Sporting) e Pedro Gonçalves (Sporting).
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 40 milhões de euros – leva 47 encontros realizados: 31 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 3.433 minutos que disputou, o central marcou quatro golos.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 55 milhões de euros – leva 48 encontros realizados (3.957 minutos), 41 golos e 14 assistências, sendo uma das grandes figuras da turma de Rúben Amorim. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Ao somar os duelos para todas as competições do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – leva já, na presente temporada, 47 encontros, contabilizando um total de 3.420 minutos. Em todos esses jogos, o médio leonino conseguiu 18 finalizações certeiras e fez 17 passes para golo. O jogador português continua a ser uma das peças-chave para Rúben Amorim e um dos favoritos dos adeptos do Clube de Alvalade.
Jogador contratado pelos encarnados teve partida algo feliz e nome do formado no Sporting e cinco vezes Bola de Ouro foi chamado à baila
|
0A Turquia venceu a Islândia, por 3-0, com hat-trick de Kerem Akturkoglu, reforço do Benfica. O extremo teve uma partida algo feliz e a imprensa do país local não perdeu tempo a compará-lo a Cristiano Ronaldo, que venceu a Bola de Ouro em cinco ocasiões.
O extremo encarnado teve um superavit de 2,65. Ou seja, segundo a estatística, o atacante não devia ter marcado, visto ter tido apenas 0,35 xG (golos esperados), mas terminou o encontro com três remates certeiros. A comparação deu-se ao facto de Cristiano Ronaldo ter tido um desempenho parecido (2,66), com a Suíça, em 2022.
"Ele teve um desempenho extraordinário. Pensei que pudesse marcar, mas não esperava que fizesse três golos. Para além de magnífico. Não sei se repararam, mas o Kerem jogou os últimos 10 minutos como avançado. Não tinha o 9 nas costas, mas marcou como um número 9", disse o técnico, Vincenzo Montella.
O turco vem da melhor época da carreira, com 15 golos. Já Cristiano Ronaldo, em 2023/24, realizou 51 partidas ao serviço do Al Nassr: 31 no Campeonato Nacional, nove na Liga dos Campeões Asiática, seis na UAFA Cup, quatro na King’s Cup e uma na Supertaça da Arábia Saudita. Ao todo, nos 4.447 minutos que disputou, o astro do futebol mundial marcou uns impressionantes 50 golos e fez 13 assistências.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, prepara-se para a terceira temporada no Médio Oriente. O Al Nassr prepara-se para o seu primeiro desafio oficial dia 14 de agosto, frente ao Al Taawon, a contar para as meias-finais da Saudi Super Cup.
Craques de Rúben Amorim comentaram os momentos que antecederam o triunfo do emblema verde e branco, não deixando de parte os festejos da vitória
|
0No documentário ‘Lado a Lado’, divulgado na passada terça-feira, dia 10 de setembro pelo Clube de Alvalade, diversos jogadores do Sporting vieram a público comentar os momentos que antecederam os festejos da conquista do título de campeões nacionais, duas jornadas antes do fim da Liga.
“Antes de ir para o jantar tinha dito à Carolina [namorada] em casa: ‘Não estou com grandes esperanças que vá ser hoje’. Foi um jantar tranquilo, das nossas famílias, um momento de união acontecesse o que acontecesse”, começou por dizer Daniel Bragança, médio dos leões.
“A partir do momento em que o Famalicão faz o primeiro golo as coisas acabam por mudar”, acrescentou Francisco Trincão. Paulinho também não ficou calado e adiantou: “Será? Quando acontece o segundo golo, já foi uma festa. Já ninguém olhou para a televisão”.
O plantel de Rúben Amorim relatou ainda, ter aguardado por Franco Israel, que havia sido submetido a uma operação, para então seguir para o Marquês de Pombal: “No dia da celebração fui ao hospital, fui operado e disseram-me que podia ir para casa. Se somos campeões, não há forma de ficar em casa”, rematou o internacional uruguaio.
O capitão dos leões, Morten Hjulmand, também não ficou de lado e disse o que sentiu aquando da vitória do campeonato: “Muitas emoções, todo o tempo e dias que gastámos durante a época para alcançar esse objetivo…”. Sebastián Coates, agora ex Sporting, teve ainda a oportunidade de comentar os festejos: “Sobre a festa no Marquês, foi espetacular”, realçou.
Exibições do internacional português de 24 anos não têm passado despercebidas
|
0O Observatório do Futebol (CIES) elaborou um ranking com os extremos direitos com mais experiência fora das 'Big Five'. O nome de Francisco Trincão, pupilo de Rúben Amorim que completa 25 anos no próximo mês de dezembro, surge na quarta posição da tabela.
A lista tem em conta 63 campeonatos distintos, sendo que o futebolista do Sporting surge atrás de Andreas Skov Olsen (Club Brugge), com 24,6 anos. Nos lugares cimeiros encontram-se ainda os nomes de Johan Bakayoko (PSV) e Baris Yilmaz (Galatasaray). Gabriel Pec (LA Galaxy) é o quinto classificado.
Recentemente, o Observatório do Futebol também publicou um estudo sobre os defesas centrais mais jovens, mas com mais minutos jogados fora das cinco principais ligas europeias. Gonçalo Inácio estava no topo da lista. Ousmane Diomande e Zeno Debast integravam o top-5.
Em 2023/24, Francisco Trincão foi uma das peças importantes de Rúben Amorim para a conquista do 24.º campeonato nacional da história do Sporting. O 'camisola 17' realizou um total de 48 jogos (2.999 minutos): 31 no Campeonato Nacional (1.695), oito na Liga Europa (532), seis na Taça de Portugal (502) e três na Taça da Liga (270) - nos quais acabou por marcar dez golos e fazer nove assistências. Em 2024/25, foi titular nos primeiros dois jogos da época (Porto e Rio Ave).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão – avaliado em 20 milhões de euros – leva 102 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 23 golos e 13 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Veja a lista do CIES: