Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

GUITTA: “ESTA INDICAÇÃO É SÓ MAIS UMA CONFIRMAÇÃO DO QUE A GENTE VEM FAZENDO NO SPORTING CP”

Guarda-redes leonino deu uma entrevista ao portal ‘Futsal em Pauta’ sobre vários temas

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, Guitta, guarda-redes da equipa de futsal do Sporting CP e da seleção brasileira, concedeu ima entrevista ao site ‘Futsal em Pauta’, na qual abordou os mais variados temas. Entre eles: pandemia, Sporting CP, mundial de futsal e os Futsal Awards.


“Tivemos bastantes treinos pelo Zoom”


“Antes da paralisação, a gente teve um grande aproveitamento nos jogos. Eu, particularmente falando, estava-me sentindo bem confiante, até chegar essa pandemia, aí a gente teve que se cuidar bastante e pensar no que aconteceria depois, principalmente com o corpo e com a mente. Então tentei me policiar o máximo que consegui e pensando positivo para que passasse o mais rápido possível”, começou por dizer ao site brasileiro.


“Tivemos bastantes treinos pelo Zoom, não durante toda a quarentena, mas boa parte dela até entrarem as férias, porque aqui começam em junho, e após dois meses retornamos com os treinos no Zoom e logo em seguida, com as atividades em quadra”, relembrou.

“Quanto aos treinos de goleiro (guarda-redes), senti mais quando a gente voltou à ativa, porque a gente fazia mais treinos em volta da preparação física. Não tinha muito o que se fazer em relação aos treinos de goleiros. Para falar a verdade, até tinha. O Magnus conseguiu fazer isso; assisti algumas postagens dos atletas fazendo quedas. Claro que é bem limitado daquilo que a gente faz em quadra, mas já é alguma coisa”.


Sobre o regresso à competição, Guitta foi claro: “no início foi difícil”.

“A gente teve tempo para voltar devagarzinho, nos readaptando (principalmente nós goleiros), que acho que demorou mais de um mês e meio para retornarem os campeonatos depois das férias. Então não foi tão difícil assim em relação aos jogos. No início foi difícil, por conta do contato com a bola e a técnica, mas deu tudo certo”.

No que toca ao futsal nacional e às circunstâncias com que o mesmo teve de lidar, o guarda-redes dos leões também deu a sua opinião.

“O futsal português está reagindo bem, tiveram decisões corretas, em que prevalecem as disputas e não parem o desporto, porque se parassem ficaria muito difícil para todos nós, se entrássemos de novo em uma pandemia. O pessoal está se cuidando bastante, há poucos casos dentro do futsal, mas eu acho que o pessoal esta consciente para não parar tudo de novo”, realçou.

“Ainda estamos neste período de quarentena, porém mais cientes de como se lida com tudo isso, tanto fora como dentro do desporto, todo mundo já está mais preparado, e pelo menos aqui, a gente não parou desde que começou o campeonato, mas alguns estabelecimentos estão fechados aqui novamente. O desporto não parou (futsal e futebol), ainda bem que a gente permanece na ativa e já se preparando para uma possível Copa do Mundo. Tomara que não cancelem a competição e que diminuam os casos em todo o mundo, para que a Copa seja realizada na data já planejada, entre setembro e outubro”.

"A gente fica na expetativa, procura dar o máximo nos treinos e nos jogos"

Novamente nomeado para os Futsal Awards, para melhor guarda-redes, Guitta comentou como tem reagido após esta nomeação – à sua e à da própria equipa do Sporting CP.

“Estamos trabalhando da mesma forma. Esta indicação é só mais uma confirmação do que a gente vem fazendo diariamente aqui no Sporting CP, assim como foi feito em outros times no Brasil.  A gente fica na expetativa, procura dar o máximo nos treinos e nos jogos, para que possamos aparecer bem e para que as pessoas responsáveis pela votação estejam satisfeitas e votem conscientes. Seguimos trabalhando para nos mantermos entre os 10 melhores do mundo”, terminou.


Modalidades

Jogadores do Sporting revoltam-se contra match fixing: Partida 'comprada' gera confusão (vídeo)

Vários atletas do Clube de Alvalade mostraram desagrado com jogo que terá sido facilitado e que está a causar bastante polémica

Craques do futsal do Sporting revoltados com match fixing
Craques do futsal do Sporting revoltados com match fixing

  |

Icon Comentário0

O Irão bateu a França, por 4-1, no último jogo da fase de grupos do Mundial de futsal. O encontro está a gerar bastante revolta no seio da modalidade e a ser acusado de ter sido 'comprado'. Um dos dois golos apontados Salar Aghapour está viral, com vários jogadores do Sporting bastante revoltados com a situação.


"É uma questão de honra. Depois queremos respeito...", escreveu Tomás Paçó. "Vergonha!!! Isto pode-se, não é? Mas eu não posso jogar porque só passei dois anos no Cazaquistão", atirou Taynan. Alex Merlim também partilhou o lance e garantiu ser uma "Vergonha!!".


Ricardo Íñiguez, selecionador da Líbia, admitiu que o encontro em questão será denunciado por match fixing, com o Paraguai também inclinado a impugnar a partida, que terá sido facilitada pela seleção francesa, de modo a ter um caminho teoricamente menos complicado na prova.


Com a derrota por 4-1, a França terminou na segunda posição do grupo F, precisamente atrás do Irão. Isto faz com que enfrente a Tailândia nos oitavos-de-final da prova, ao invés de Marrocos, teoricamente mais forte. O resultado evita, ainda, que os gauleses possam defrontar o Brasil, na ronda seguinte.

A seleção portuguesa qualificou-se com alguma facilidade, terminando na liderança do grupo E, com nove pontos em três jogos. Marrocos (seis), Panamá (três) e Tajiquistão (zero) eram os restantes integrantes. Os comandados de Jorge Braz voltam a entrar em quadra na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, pelas 16h00, diante do Cazaquistão.


Confira o lance em questão:


Modalidades

Ex Sporting é eleito melhor em campo e brinca: "Não digam que estão a comprar o staff da FIFA"

Jogador que esteve várias temporadas no emblema verde e branco explica que prémios não seriam possíveis sem colaboração dos companheiros

Erick, ex Sporting, brinca com prémio de melhor em campo
Erick, ex Sporting, brinca com prémio de melhor em campo

  |

Icon Comentário0

Erick Mendonça foi eleito o melhor jogador em campo nos dois primeiros encontros da Seleção Nacional de futsal frente ao Panamá (10-1) e Tajiquistão (3-2). O antigo jogador do Sporting brincou com a situação e explicou que os prémios não seriam possíveis sem a ajuda dos colegas de equipa.


“Tive oportunidade de dizer aos meus colegas e à malta do ‘staff’ que, quando alguém da nossa equipa ganhar, também não venham dizer que estão a comprar o ‘staff’ da FIFA. Só é possível ter ganhado estes prémios com a ajuda dos meus companheiros, mas vale o que vale. Nem sei ao certo quem vota nisso. Não sou focado nesses troféus, mas não deixa de ser bom, em dois jogos, ganhar as duas vezes, como é óbvio”, expressou.


O jogador diz estar convencido de que a equipa das quinas está melhor agora do que no anterior Mundial: "São Campeonatos do Mundo totalmente distintos. Não tenho dúvidas de que a fase em que nos apresentamos agora, além de ser diferente, é melhor", salientou.


"Estamos mais maduros e temos também carne fresca e irreverente, com outra maneira de estar que nos ajuda também. Estaremos muito mais confortáveis a jogar com Marrocos este ano do que naquele ano”, explicou o internacional português de 29 anos aos jornalistas.

“Sabemos onde queremos chegar e o quão difícil é. Não somos hipócritas, obviamente que somos candidatos. Se somos favoritos ou não, não sabemos, nem queremos saber. Deixamos para os críticos. Estamos focados em nós, é adversário passo a passo”, disse. Portugal e Marrocos defrontam-se no domingo, às 13h30, na Humo Arena, na cidade uzbeque de Tashkent.



Futebol

Sem ex Sporting Raphinha, Paraguai – Brasil choca mundo do futebol e coisas podem não ficar por aqui

Antigo jogador do Clube de Alvalade não participou no desaire da turma orientada por Dorival Júnior

Resultado do Paraguai - Brasil chocou o mundo do futebol, isto sem a participação do ex jogador do Sporting Raphinha
Resultado do Paraguai - Brasil chocou o mundo do futebol, isto sem a participação do ex jogador do Sporting Raphinha

  |

Icon Comentário0

O resultado do Paraguai – Brasil chocou o mundo do futebol, com a canarinha a ser derrotada, por 1-0, com um golo de Diego Gómez (20’). Sem a participação do antigo jogador do Sporting Raphinha, o cenário pode vir ainda a piorar para o conjunto orientado por Dorival Júnior.


Nos últimos seis encontros relativos à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, o Brasil perdeu quatro, empatou um e ganhou outro. Perante estes resultados, a canarinha encontra-se no quinto lugar, com 10 pontos em oito partidas (três vitórias, um empate e quatro derrotas), ainda dentro dos lugares que dão acesso ao grande certame do futebol mundial.


No próximo compromisso internacional, o Brasil irá deslocar-se ao reduto do Chile (11 de novembro, às 01h00) e irá receber o Peru (16 de novembro, às 01h45). A turma de Dorival Júnior está obrigada a ganhar, isto se quiser continuar dentro dos lugares de acesso ao Campeonato do Mundo.


No que diz respeito a Raphinha, o antigo jogador do Sporting conta com 27 internacionalizações pelo Brasil, nas quais apontou sete golos e fez seis assistências. O último jogo pela seleção canarinha data de 7 de julho, frente ao Uruguai, num encontro que ditou a eliminação dos brasileiros da Copa América.

Raphinha representou o Sporting na temporada 2018/19 e no início de 2019/20, tendo rumado ao Rennes, por uma verba a rondar os 20 milhões de euros, no verão de 2020. Com a Listada verde e branca, o internacional pelo Brasil, que recentemente esteve para rumar à Arábia Saudita num negócio por 200 milhões de euros, realizou 41 partidas, marcou nove golos e fez duas assistências, tendo conquistado uma Taça de Portugal (2018/19) e uma Taça da Liga (2018/19).



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Histórico do Sporting ‘descai-se’ sobre o que faltou na seleção nacional: “Era jogo que pedia mais…”
Modalidades

Histórico do Sporting ‘descai-se’ sobre o que faltou na seleção nacional: “Era jogo que pedia mais…”

 

Icon Comentário0
“Já vinha com confiança” - Peça-chave do Sporting comenta triunfo em prova internacional (vídeo)
Modalidades

“Já vinha com confiança” - Peça-chave do Sporting comenta triunfo em prova internacional (vídeo)

 

Icon Comentário0
“É a altura dos portugueses se unirem” – Craque do Sporting apelo ao país devido aos incêndios
Modalidades

“É a altura dos portugueses se unirem” – Craque do Sporting apelo ao país devido aos incêndios

 

Icon Comentário0