Modalidades
Sporting empata com o Benfica num dérbi marcado por várias chances falhadas pelos leões
27 Set 2026 | 18:34
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
26 Jan 2021 | 10:31 |
Esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, Guitta, guarda-redes da equipa de futsal do Sporting CP e da seleção brasileira, concedeu ima entrevista ao site ‘Futsal em Pauta’, na qual abordou os mais variados temas. Entre eles: pandemia, Sporting CP, mundial de futsal e os Futsal Awards.
“Tivemos bastantes treinos pelo Zoom”
“Antes da paralisação, a gente teve um grande aproveitamento nos jogos. Eu, particularmente falando, estava-me sentindo bem confiante, até chegar essa pandemia, aí a gente teve que se cuidar bastante e pensar no que aconteceria depois, principalmente com o corpo e com a mente. Então tentei me policiar o máximo que consegui e pensando positivo para que passasse o mais rápido possível”, começou por dizer ao site brasileiro.
“Tivemos bastantes treinos pelo Zoom, não durante toda a quarentena, mas boa parte dela até entrarem as férias, porque aqui começam em junho, e após dois meses retornamos com os treinos no Zoom e logo em seguida, com as atividades em quadra”, relembrou.
“Quanto aos treinos de goleiro (guarda-redes), senti mais quando a gente voltou à ativa, porque a gente fazia mais treinos em volta da preparação física. Não tinha muito o que se fazer em relação aos treinos de goleiros. Para falar a verdade, até tinha. O Magnus conseguiu fazer isso; assisti algumas postagens dos atletas fazendo quedas. Claro que é bem limitado daquilo que a gente faz em quadra, mas já é alguma coisa”.
Sobre o regresso à competição, Guitta foi claro: “no início foi difícil”.
“A gente teve tempo para voltar devagarzinho, nos readaptando (principalmente nós goleiros), que acho que demorou mais de um mês e meio para retornarem os campeonatos depois das férias. Então não foi tão difícil assim em relação aos jogos. No início foi difícil, por conta do contato com a bola e a técnica, mas deu tudo certo”.
No que toca ao futsal nacional e às circunstâncias com que o mesmo teve de lidar, o guarda-redes dos leões também deu a sua opinião.
“O futsal português está reagindo bem, tiveram decisões corretas, em que prevalecem as disputas e não parem o desporto, porque se parassem ficaria muito difícil para todos nós, se entrássemos de novo em uma pandemia. O pessoal está se cuidando bastante, há poucos casos dentro do futsal, mas eu acho que o pessoal esta consciente para não parar tudo de novo”, realçou.
“Ainda estamos neste período de quarentena, porém mais cientes de como se lida com tudo isso, tanto fora como dentro do desporto, todo mundo já está mais preparado, e pelo menos aqui, a gente não parou desde que começou o campeonato, mas alguns estabelecimentos estão fechados aqui novamente. O desporto não parou (futsal e futebol), ainda bem que a gente permanece na ativa e já se preparando para uma possível Copa do Mundo. Tomara que não cancelem a competição e que diminuam os casos em todo o mundo, para que a Copa seja realizada na data já planejada, entre setembro e outubro”.
"A gente fica na expetativa, procura dar o máximo nos treinos e nos jogos"
Novamente nomeado para os Futsal Awards, para melhor guarda-redes, Guitta comentou como tem reagido após esta nomeação – à sua e à da própria equipa do Sporting CP.
“Estamos trabalhando da mesma forma. Esta indicação é só mais uma confirmação do que a gente vem fazendo diariamente aqui no Sporting CP, assim como foi feito em outros times no Brasil. A gente fica na expetativa, procura dar o máximo nos treinos e nos jogos, para que possamos aparecer bem e para que as pessoas responsáveis pela votação estejam satisfeitas e votem conscientes. Seguimos trabalhando para nos mantermos entre os 10 melhores do mundo”, terminou.
Equipa de Nuno Dias tinha vantagem nas mãos, mas sofreu golo do empate já a dois segundos do final e perde primeiro lugar da Liga
04 Out 2026 | 16:37 |
O Sporting deixou escapar a vitória no último suspiro frente ao Eléctrico, em Ponte de Sor, e acabou por empatar 3-3 na quarta jornada do campeonato nacional de futsal. Os leões tinham a vantagem nas mãos, mas sofreram o golo do empate já a dois segundos do final.
Ainda antes de estar cumprido o primeiro minuto, Wesley rematou ao segundo poste e a bola acabou por embater em Lucas Mestre, que introduziu involuntariamente o esférico na própria baliza. O Eléctrico reagiu de imediato e criou várias situações para chegar ao empate, mas Bernardo Paçó foi evitando o empate.
Depois do descanso, os verdes e brancos conseguiram aumentar a vantagem. Numa boa jogada coletiva, Felipe Rufino apareceu em posição privilegiada e não desperdiçou, fazendo o segundo dos leões. Só que a resposta do Eléctrico foi praticamente imediata: Bruno Maior perdeu a bola e deixou Lucas Mestre isolado perante Paçó, que foi ultrapassado pelo jogador da casa, reduzindo a diferença.
Rufino voltou a aparecer pouco depois para marcar novamente, desta vez na sequência de uma bola parada estudada pela equipa técnica de Nuno Dias. O Sporting ficou novamente com dois golos de vantagem (3-1), mas o Eléctrico recusou-se a baixar os braços e Ferrugem reduziu (3-2).
Nos segundos finais, o Clube de Alvalade não conseguiu segurar a vantagem. Com o guarda-redes avançado, Henrique Vicente combinou com um companheiro e disparou para o fundo das redes, estabelecendo o 3-3 final. O empate deixa o Sporting com 11 pontos em cinco jogos e pode ser apanhado pelo Benfica, com quem empatou na última ronda.
Verdes e brancos acabaram por arrancar uma igualdade do encontro com as águias, fruto do desperdício de várias oportunidades
28 Set 2026 | 14:22 |
Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, recorreu às redes sociais para comentar o empate do Sporting com o Benfica, por 3-3, na 3.ª jornada da fase regular do campeonato nacional de futsal. O adepto leonino saiu em defesa da equipa depois de um dérbi em que os verdes e brancos desperdiçaram várias oportunidades.
Eduardo Garcia: "O triste disto é que ainda vamos ler críticas e fatalismos à equipa"
“O triste disto é que ainda vamos ler críticas e fatalismos à equipa. Apenas de quem não está a ver o jogo ou tem má fé”, escreveu Eduardo Garcia, na rede social X, depois do encontro deste domingo, disputado no Pavilhão João Rocha.
O Sporting entrou melhor e chegou primeiro ao golo, através de Diogo Santos, mas Silvestre Ferreira restabeleceu a igualdade pouco depois. Antes do intervalo, Bruno Pinto ainda teve oportunidade para recolocar os leões na frente, através de uma grande penalidade, mas acertou na trave.
Na segunda parte, o Benfica chegou ao 2-1 por Kutchy, depois de uma perda de bola de Bernardo Paçó, mas a equipa de Nuno Dias respondeu rapidamente. Carlos Monteiro desviou para o 2-2 e Wesley completou a reviravolta, aos 30 minutos, com um forte remate após recuperar a bola no meio-campo.
A vantagem do Sporting voltou, contudo, a desaparecer. Cléber fez o 3-3 após assistência de Kutchy e o marcador não voltou a mexer até ao apito final. Já na reta decisiva, Rocha foi expulso por acumulação de amarelos, obrigando os leões a gerir os últimos momentos em inferioridade.
Com o empate, o Sporting manteve-se invicto na fase regular do campeonato. O dérbi surgiu poucas semanas depois de os verdes e brancos terem derrotado o Benfica por 3-2 na Supertaça, em Vila do Conde, conquistando o primeiro troféu da temporada.
Confira a publicação:
Numa partida a contar para a terceira jornada da Liga Placard, o técnico dos verdes e brancos não se mostrou satisfeito com o resultado alcançado no dérbi
28 Set 2026 | 11:50 |
O Pavilhão João Rocha foi o palco que recebeu o melhor dérbi de futsal do mundo. Sporting e Benfica mediram forças este domingo, numa partida a contar para a terceira jornada da Liga Placard, tendo terminado empatado (3-3). Nuno Dias, treinador dos verdes e brancos, mostrou-se frustrado com o resultado alcançado, uma vez que considera um final amargo o Sporting, tendo em conta a superioridade que diz ter visto no jogo.
Nuno Dias: "Acho que o Benfica sai daqui feliz por ter conseguido empatar"
“Perdemos dois pontos, por aquilo que construímos, o número de oportunidades que tivemos, falhámos golos de baliza aberta, falhámos penalti, falhámos situações de um contra o guarda-redes, mas cinco ou seis, acho que a superioridade foi nossa. Saímos daqui penalizados com o resultado de empate. E acho que o Benfica sai daqui feliz por ter conseguido empatar num jogo em que o Sporting foi melhor e superior", afirmou o treinador dos leões.
Recordando o jogo da Supertaça, o técnico garante que foram partidas muito distintas: “Comparado com a Supertaça, é de um desequilíbrio enorme. O Sporting vence esse jogo, que foi equilibrado. Hoje não. Hoje o Sporting teve muitas oportunidades. O que fica para a história é o resultado e o Sporting perde dois pontos".
Para Nuno Dias, era essencial que o Sporting (1.º classificado) aumentar a distância pontual do rival Benfica (5.º classificado): "Aumentar era o que nós queríamos, mantemos a distância, perdemos dois pontos, podíamos ter aumentado. Se tivéssemos concretizado, se calhar, metade das oportunidades flagrantes que criámos. Acho que foi um resultado mau para o Sporting por aquilo que construiu aqui hoje. Se o equilíbrio entre as equipas é grande? É. Mas hoje saio daqui triste e frustrado. Os meus jogadores mereciam mais do que o que aconteceu no final", concluiu o técnico, em declarações ao Canal 11.
Wesley, jogador dos verdes e brancos, reagiu ao empate afirmando que o equilíbrio entre equipas é habitual nestes encontros: "Estes jogos são sempre assim, decididos nos detalhes. Acho que tivemos muitas oportunidades para fazer golo e matar o jogo. É isso que define as melhores equipas. Se não marcares, eles podem chegar ali uma vez e dificultar-nos".
Sporting empata com o Benfica num dérbi marcado por várias chances falhadas pelos leões
27 Set 2026 | 18:34
Guarda-redes do Sporting lesiona-se na Seleção e sai dos convocados de Portugal
27 Set 2026 | 12:33
Varandas ajoelha-se perante lenda do Sporting: "O seu legado não se mede"
27 Set 2026 | 11:23