
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Pereira, atualmente nos finlandeses do KPV, já passou por vários clubes no Norte da Europa nos últimos 10 anos. O técnico concedeu uma entrevista ao ‘Desporto ao Minuto’, em que abordou o desenvolvimento do futebol nórdico, e os jogadores escandinavos que se têm destacado em Portugal, com destaque para Viktor Gyokeres, estrela do Sporting, que compara a Erling Haaland.
“Se formos ver os jogadores escandinavos de há 10 a 15 anos que andavam na alta roda do futebol, o perfil é muito diferente daquele que é hoje. O Gyokeres é um jogador um pouco mais físico. O Hjulmand é um jogador também ele físico, mas tem uma grande qualidade de passe e receção”, partilhou, sobre o sueco e o dinamarquês do Sporting.
“Tenho as minhas reticências em relação a isso. Joguei contra o Haaland e sigo-o há muito tempo. Acho-o um jogador excepcional. É completo, faz tudo, quer seja em transição, quer seja organização. É dos melhores finalizadores do mundo, certamente. O Gyokeres está, neste momento, a relançar a sua carreira depois de ter saído da Suécia e está a fazê-lo muito bem. Certo é que são dois pontas de lança incríveis que têm apresentado números, que é o mais importante para o treinador. Olhas para eles e vês que são jogadores em quem tu podes confiar”, admitiu.
“Uma das coisas que me tem surpreendido é a qualidade do jogador. O jogador escandinavo tem bastante qualidade. Temos o exemplo do Aursnes, Gyokeres e do Hjulmand. Será um dos mercados a explorar. A grande diferença acaba por ser naquele que é o entendimento no jogo. O jogador português é muito mais culto taticamente, consegue-se adaptar muito mais facilmente”, explicou, sobre o futebol nórdico.
Terminou, expandido sobre o tema anterior: “Temos a tendência para achar que o jogador é muito físico. O jogador português é muito mais físico. Um jogo em Portugal tem muito mais duelos e contacto físico do que qualquer jogo na Escandinávia. A questão que está a ser ultrapassada agora, é que, por exemplo, na Noruega o jogo acabava por ser muito mais vertical, o que o leva a ter mais esticões e muito mais ações de alta intensidade. Antigamente, o jogo era muito baseado na cultura do 'kick and rush' inglês dos anos 90, mas felizmente agora acaba por estar a mudar um bocado. Por outro lado, o futebol sueco e finlandês é mais de posse e isso vai acabar por influenciar aquilo que é o perfil dos jogadores escandinavo”.
Numa sexta-feira recheada de ação, Cristiano Ronaldo e o seu filho mais velho voltam aos campos e, em Inglaterra há duelo complicado para ambos os lados
|
Antes do fim de semana, já esta sexta-feira, há futebol para ver a partir do conforto da sua casa. Cristianinho volta aos relvados ao serviço da equipa de sub-15 de Portugal, em jogo contra o Japão. Já o seu pai, Cristiano Ronaldo, poderá fazer o seu regresso aos relvado pela equipa do Al Nassr, contra o Al Taawoun, depois de ter ficado fora da convocatória da partida frente ao Al Akhdoud.
Ainda no dia de hoje, haverá confronto em terras de sua majestade, quando o Manchester United de Ruben Amorim se deslocar a Stamford Bridge, para defrontar o Chelsea. Também na Premier League, Aston Villa e Tottenham encontram-se, num jogo de futebol que promete ser de espetáculo em Villa Park.
Confira, abaixo, os jogos marcados para esta sexta-feira, dia 16 de maio:
• Portugal - Inglaterra: 13h45,Torneio Internacional Zlatko Markovic Sub-15, Canal 11;
• Al Fateh - Al Hilal: 16h55, Liga Saudita, Sport TV 5;
• Al Nassr - Al Taawoun: 19h00, Liga Saudita, Sport TV 5;
• Famalicão - Casa Pia, 19h00: Liga Portugal, Sport TV 4;
• Rio Ave - Gil Vicente: 19h00, Liga Portugal, Sport TV 3;
• Aston Villa - Tottenham: 19h30, Premier League, DAZN 2;
• Chelsea - Manchester United: 20h15, Premier League, DAZN 1;
• Marítimo - Vizela: 20h30, Liga Portugal 2, Sport TV 2;
• Alverca - Portimonense: 20h30, Liga Portugal 2, Sport TV +;
• União de Leiria - Tondela: 20h30, Liga Portugal 2, Sport TV 1
Aproveite e carregue aqui para conferir todos os jogos do fim de semana.
Mudança do goleador internacional sueco para o clube inglês está a ser colocada em causa devido à intromissão de um internacional pela Eslovénia
|
O Arsenal continua muito empenhado na contratação de Viktor Gyokeres. O clube inglês quer reforçar o setor atacante, no próximo mercado de verão, com um jogador de créditos firmados. Ainda assim, além do goleador do Sporting, os gunners estão também atentos à situação de Benjamin Sesko, avançado do Leipzig.
De acordo com a informação avançada pelo jornal britânico The Independent, os dirigentes do Arsenal estão indecisos sobre o avançado que devem contratar. O nome de Sesko era a prioridade dos londrinos, desde o início da temporada, mas a chegada do diretor desportivo Andrea Berta, no final de março, colocou Gyokeres numa posição de destaque na equação.
A experiência e a capacidade goleadora do internacional sueco são bastante apreciadas pelos responsáveis do Arsenal. Aos 26 anos, o 'camisola 9' tem realizado uma temporada de grande nível, com 52 golos marcados em 50 jogos ao serviço do Sporting. Já na época passada, os 43 remates certeiros, em 50 encontros, também chamaram a atenção dos principais clubes europeus, como os gunners.
Por outro lado, Sesko encaixa no perfil de jovem com potencial de crescimento, que os dirigentes do Arsenal também apreciam. Aos 21 anos, o internacional esloveno destaca-se pelo poderio físico e pela qualidade técnica. Na presente temporada, o avançado já marcou 21 golos em 44 jogos, com a camisola do Leipzig.
No que diz respeito aos valores envolvidos numa eventual transferência, o Arsenal está disposto a desembolsar até 75 milhões de libras (cerca de 89 milhões de euros). E, neste capítulo, Gyokeres - que rejeitou renovar contrato com o Sporting - parece ter vantagem, visto que os gunners poderão garantir a contratação do internacional sueco por um valor a rondar os 70 milhões de euros. Já o Leipzig estará a exigir um valor de aproximadamente 90 milhões de euros para a venda de Sesko.
Equipa verde e branca tem preparado embate frente aos minhotos, no Estádio José Alvalade, naquela que será a última jornada do campeonato
|
O Sporting disputa a última jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio José de Alvalade, com o Vitória de Guimarães. O encontro está marcado para as 18h00 de sábado, 18 de maio, e a equipa de Rui Borges encontra-se em preparações para garantir a conquista do bicampeonato, marco que não acontece na história do Clube há 71 anos. Em preparação, os leões terão atenção às bolas paradas.
Os leões ocuparam o segundo dia de treinos para se focarem nos esquemas táticos defensivos e ofensivos. O antigo técnico dos minhotos tem consciência de que a equipa minhota é forte em situações de bola parada, tendo então decidido orientar a sua equipa para ocupar o segundo de três dias de preparação, para esta vertente. É de relembrar que, no empate (4-4), no duelo da primeira volta no D. Afonso Henriques, um dos quatro golos marcados pelo Vitória de Guimarães surgiu precisamente, através de um livre direto, batido pelo médio Tiago Silva.
O capitão da equipa do Sporting, Morten Hjulmand, vai estar fora no embate com a equipa de Luís Freire, por ter visto o nono amarelo na Luz, frente ao Benfica, na penúltima jornada do campeonato. Rui Borges tem agora a missão de garantir segurança no meio-campo. O técnico leonino voltou a chamar duas peças fundamentais dos B's: João Muniz, central, e Eduardo Felicíssimo, médio. Os dois jogadores da equipa secundária do Sporting podem vir mesmo a integrar a convocatória para o duelo no sábado.
Rui Borges vai ter esta sexta-feira, às 12h30, a penúltima antevisão da temporada, na sala de conferências da Academia Cristiano Ronaldo. O treinador de Mirandela que chegou ao Clube em dezembro do ano passado e restaurou de imediato a confiança dos jogadores e dos adeptos.
A 34.ª jornada do Campeonato Nacional poderá representar para alguns leões o último jogo ao serviço do Clube. A saída mais certa será a do avançado sueco, Viktor Gyokeres. Com 100 partidas com a Çostada verde e branca, o jogador já somou 95 remates certeiros e deverá rumar à Premier League.