
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O dérbi entre Benfica e Sporting é o grande assunto da semana no futebol português. O Leonino já tinha avançado, em Exclusivo, que Frederico Varandas estaria com receio da nomeação de João Pinheiro para a partida. Ficou-se, a saber, há pouco, uma novidade em relação ao árbitro português: apenas dois dias antes do jogo decisivo do campeonato, vai apitar o encontro da Liga Conferência entre Chelsea e Djurgarden.
O árbitro português foi nomeado para a partida referente à segunda mão das meias finais da Liga Conferência. A partida está marcada para a próxima quinta feira, dia 8 de maio, para as 20h00, em Londres. Esta data daria cerca de 48 horas de descanso ao juiz luso, caso seja escolhido para arbitrar o Benfica - Sporting.
Ficaram-se a saber, também, os restantes árbitros que vão auxiliar João Pinheiro na partida da Liga Conferência. Bruno Jesus e Luciano Maia serão os juízes assistente. Luís Godinho será o quarto árbitro, Tiago Martins vai estar no VAR e André Narciso no AVAR.
Apesar de ser uma indicação importante acerca da presença, ou não, de João Pinheiro no Benfica - Sporting, não é definitivo. Já por duas vezes esta temporada o árbitro português arbitrou um encontro das competições europeias a meia da semana, e voltou a apitar na Liga Portuguesa com dois dias de descanso.
Luís Godinho é outro dos candidatos a apitar o dérbi, tendo em conta o histórico recente. No entanto, tal como João Pinheiro, também estará presente no Chelsea - Djurgarden, pelo que não há mais indicações acerca do possível juiz da partida.
Antigo jogador do Sporting fez primeiro golo da reviravolta dos rossoneri e luta pela qualificação para a Liga dos Campeões está ao rubro
|
O Genoa – Milan teve como um dos grandes protagonistas Rafael Leão. O jogador formado no Sporting - que ouviu das boas de Fabio Capello - apontou um dos golos da reviravolta da turma liderada por Sérgio Conceição, que triunfou por 2-1, e continua a alimentar a ambição de marcar presença na próxima edição da Liga dos Campeões.
Ao minuto 76, e já depois do golo de Vitinha (61’) e com o Milan em desvantagem, Rafael Leão aproveitou um ressalto e disparou para o fundo das redes, fazendo o 1-1. Logo de seguida, aos 77’, um auto-golo de Morten Frendrup haveria de ditar o triunfo da turma de Sérgio Conceição em mais uma jornada da Serie A.
No final do encontro, Rafael Leão mostrou-se feliz e traçou os objetivos do Milan até final da temporada: “Tento ajudar a equipa em todos os jogos, quer seja titular ou comece no banco. Estamos todos empenhados, tentamos sempre dar o nosso melhor. Queremos ganhar a Taça de Itália, mas primeiro pensamos no jogo do campeonato contra o Bolonha”.
Todavia, nem tudo foram boas notícias para Rafael Leão. O antigo jogador do Sporting viu o quinto amarelo e falhará o próximo encontro do Milan, algo incompreensível para o histórico jogador do clube italiano, Alessandro Costacurta: "Aquela falta pareceu-me um pouco deliberada. O Milan pode salvar o campeonato contra o Bologna e tem dois grandes objetivos pela frente, considerado aquilo que foi dito no início da época".
Com esta vitória – a 26.ª em 51 partidas na presente temporada –, o Milan passa a somar 57 pontos em 35 encontros (16 vitórias, nove empates e 10 derrotas) e ocupa o nono lugar, estando a seis pontos do quarto lugar, último posto de acesso à Liga dos Campeões, onde está a Juventus, com 63 pontos.
Confira o golo de Rafael Leão no Genoa - Milan:
Jogador que tem no currículo uma passagem pelo Clube de Alvalade foi decisivo no embate entre boavisteiros e o emblema da vila das aves
|
Disputou-se, na última segunda feira, dia 5 de maio, o AVS SAD - Boavista, encontro que fechou a 32ª. jornada da Liga Portugal Betclic. A equipa da cidade do Porto saiu vitoriosa, por 2-1, num jogo em que o grande destaque foi Abdoulay Diaby, jogador que conta com uma passagem pelo Sporting no currículo.
Em primeira instância, destacar a presença do antigos elementos do Sporting em campo. Para além de Diaby, do lado do AVS SAD jogou, por exemplo, Rodrigo Ribeiro, jogador que se encontra emprestado pelos leões ao emblema de Vila das Aves.
A primeira parte decorreu sem grandes oportunidades de parte a parte. Um jogo muito preso e equilibrado, onde até foi o AVS SAD a criar mais perigo perto da baliza do Boavista. Nenhuma das equipas quebrou o nulo, e o jogo seguiu para o descanso empatado.
Na etapa complementar, voltou a ser o AVS SAD a entrar melhor. O emblema de Vila das Aves inaugurou o marcador aos 63', por Nene. Logo a seguir começou a reação do Boavista. Seba Perez chegou ao empate apenas três minutos depois do 1-0, e os boavisteiros estavam de volta ao jogo. Aos 89 minutos, Abdoulay Diaby, assistido por Bozenik, conseguiu marcar a confirmar a reviravolta para os visitantes, que alcançaram assim uma vitória muito importante na luta pela manutenção.
A Liga Portugal Betclic segue, agora, para a 33ª, e penúltima jornada da época, com Sporting e Benfica empatados pontualmente na liderança. O Boavista passa a penúltimo do campeonato, por troca direto com o AVS SAD. Neste momento, quando faltam dois jogos para o fim da temporada, as últimas três equipas (AVS SAD, Boavista e Farense) empatadas com 24 pontos, a cinco do Estrela da Amadora, a primeira equipa acima da linha de água.
Comentador analisou triunfo dos verdes e brancos diante do Gil Vicente e perspetivou dérbi do próximo sábado, frente ao Benfica
|
Bruno Prata considera que Biel é “inócuo”. Num artigo de opinião no jornal Record, o comentador desportivo defendeu que, no encontro frente ao Gil Vicente, a turma de Rui Borges - que já tinha ouvido das boas de Sofia Oliveira - pareceu “impreparada psicologicamente” para lutar pelo título e apontou o dedo ao técnico do Clube de Alvalade.
Bruno Prata sobre Rui Borges: “Inaptidão que pode ser imputada à equipa técnica”
“A manifestação mais marcante foi o desassossego que se apoderou da equipa leonina. Pareceu impreparada psicologicamente para lidar com a obrigação de vencer, inaptidão que pode também ser imputada à equipa técnica”, começou por escrever Bruno Prata, numa clara crítica a Rui Borges.
“Ao contrário da opção desesperada que teve quando mandou entrar o inócuo Biel, Rui Borges tomou a decisão mais sensata ao começar por salvaguardar Hjulmand de um amarelo que o deixasse fora da Luz. Mas a sua equipa nunca esteve aprimorada do ponto de vista emocional. Depois do penálti de St. Juste, teve mesmo longos períodos de jogo atarantado, procurando disfarçar a falta de futebol com cruzamentos estéreis”, considerou Bruno Prata.
Bruno Prata atira-se a Inácio, Debast, Catamo e Pote
Bruno Prata considerou, ainda, que foram vários os pilares do Sporting que realizaram péssimas exibições: “Um dos que mais ‘tremeu’ foi Gonçalo Inácio, que falhou seis das 10 tentativas de passes longos, tendo ainda registado 13 perdas de bola, tantas quantas as somadas por Debast, que foi três vezes driblado. Catamo falhou as cinco tentativas de cruzamento e igual número de dribles. Pior do que isso, perdeu 20 bolas. Pote saiu insatisfeito quando foi substituído num jogo em que não fez um único cruzamento ou remate enquadrado, somando 11 perdas de bola”.
A finalizar, Bruno Prata persptivou o dérbi entre Benfica e Sporting do próximo sábado, que pode coroar o campeão da Liga Portugal Betclic 2024/25: “Rui Borges vai ter à sua disposição, na Luz, aquele que seria, grosso modo, o onze de gala no tempo de Ruben Amorim. Já não há Edwards e continuam a faltar Daniel Bragança e Nuno Santos, mas nenhum deles era titular indiscutível, ao contrário do que acontece com Diomande, Hjulmand, Pote e Morita. Não é garantido que o japonês já tenha o andamento necessário para um jogo de alto ritmo, mas, apesar da exibição tremida frente ao Gil, os indicadores até foram positivos, o que pode fazer com que o técnico arrisque jogar com a melhor dupla disponível”.